Com o TGV – Trem de alta velocidade – a cidade de Strasbourg, a capital da Alsácia, está a 2.20h de Paris. Saindo cedo e voltando tarde você tem tempo suficiente para conhecer uma das mais bonitas cidades do interior da França. Foi o que fez o leitor Luiz Gonzaga. Ele me deu a dica deste artigo nos enviando suas fotos.

A viagem começa bem, o ponto final do TGV é a bela estação ferroviária de Strasbourg.

Você pode conhecer a cidade a pé, de barco, de bicicleta – na frente da estação existe um ponto Velib para alugar bicicletas – e de bonde.

O centro histórico da cidade é classificado pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Strasbourg é a terra do vinho branco e da chucrute.

Esta foto do Luiz, mostrando as  torres medievais que serviam para a defesa da cidade, parece um quadro de Veermer.

Não percam uma visita da catedral. Uma coincidência curiosa, recebi no mesmo dia as fotos de Luiz Gonzaga e um texto sobre Strasbourg de L. F. Verissimo, enviado por Sérgio T. Gonçalves. Veríssimo descreve esta catedral imensa, muito maior que a de Paris, com sua flecha vertiginosa.

E descreve também este relógio que se encontra no interior da catedral. Ele indica as horas, os dias da semana, os meses e anos, o tempo solar, as fases da lua . Todos os dias, às 12.30 horas, o relógio oferece um espetáculo com bonecos dos 12 apóstolos desfilando diante de Cristo.

Uma excelente razão para visitar Strasbourg nesta época do ano é a sua Feira de Natal, chamada Christkindelsmarik. Tenho amigos que visitam esta feira todos os anos, dizem que é a feira mais bonita da França. Mais de duzentos pinheiros decorados, muitas animações, concertos na praça, danças, degustação de produtos locais e uma série de atividades para crianças.

Acho que uma ida e volta a Strasbourg seria uma boa opção para festejar o natal. Sobretudo para aqueles que viajam com crianças.

Esta última foto que não pertence a Luiz Gonzaga.

Christkindelsmarik – Place Broglie em torno da catedral – todos os dias de 29 de novembro até 31 de dezembro – sextas e sábados até 21 horas – 24 e 31 de dezembro até 18 horas.

Para o preço da viagem de trem consultem:

www.voyages-sncf.com

Site oficial do mercado de natal

www.noel-strasbourg.com


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.