Os franceses tem uma contagem do ano diferente da nossa. O início do ano escolar e o início da temporada cultural é no mês de setembro. O ano escolar termina no final de junho, julho e agosto as grandes férias de verão e setembro tudo recomeça.

O grande evento do ano cultural 2008/2009 será a exposição do artista Jeff Koons no castelo de Versailles.

koonsle.jpg

Jeff Koons, americano, 53 anos, enfant terrible da arte contemporânea, papa do neo-pop, vai expor suas obras nos aposentos de Versailles, castelo considerado como o chef d’oeuvre da arte barroca. Na foto acima o famoso cachorro balão de Koons no Palazzo Grassi em Veneza.

koonslevw1.jpg

Rabbit, o coelho imenso de Koons flutuando na Broadway, em New York, na festa de Thanksgiving 2008.

Desde agora grandes discussões em torno desta exposição. Aqueles que são contra consideram que a presença deste artista contemporâneo no centro de um conjunto arquitetônico e artístico de grande homogeneidade será um erro. A turma a favor considera que a barroca Versailles e as obras de Koons tem alguns ponto em comum como o gigantismo, o exagero, o lado brilhante, a importância dada ao aspecto visual. Louis XIV, o roi soleil, gostava de festas divertidas, de bailes a fantasia, das exageradas decorações barrocas. Talvez ele fosse adorar Jeff Koons.

ser2versailles.jpg

foto: Sérgio T. Gonçalves

Fico imaginando as obras de Koons suspensas, entre os lustres, na Galerie des Glaces do castelo. Será que eu vou gostar?

Castelo de Versailles – do dia 19 de setembro 2008 até 14 de dezembro/2008.

www.jeffkoons.com

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris