Os franceses tem uma contagem do ano diferente da nossa. O início do ano escolar e o início da temporada cultural é no mês de setembro. O ano escolar termina no final de junho, julho e agosto as grandes férias de verão e setembro tudo recomeça.

O grande evento do ano cultural 2008/2009 será a exposição do artista Jeff Koons no castelo de Versailles.

koonsle.jpg

Jeff Koons, americano, 53 anos, enfant terrible da arte contemporânea, papa do neo-pop, vai expor suas obras nos aposentos de Versailles, castelo considerado como o chef d’oeuvre da arte barroca. Na foto acima o famoso cachorro balão de Koons no Palazzo Grassi em Veneza.

koonslevw1.jpg

Rabbit, o coelho imenso de Koons flutuando na Broadway, em New York, na festa de Thanksgiving 2008.

Desde agora grandes discussões em torno desta exposição. Aqueles que são contra consideram que a presença deste artista contemporâneo no centro de um conjunto arquitetônico e artístico de grande homogeneidade será um erro. A turma a favor considera que a barroca Versailles e as obras de Koons tem alguns ponto em comum como o gigantismo, o exagero, o lado brilhante, a importância dada ao aspecto visual. Louis XIV, o roi soleil, gostava de festas divertidas, de bailes a fantasia, das exageradas decorações barrocas. Talvez ele fosse adorar Jeff Koons.

ser2versailles.jpg

foto: Sérgio T. Gonçalves

Fico imaginando as obras de Koons suspensas, entre os lustres, na Galerie des Glaces do castelo. Será que eu vou gostar?

Castelo de Versailles – do dia 19 de setembro 2008 até 14 de dezembro/2008.

www.jeffkoons.com