O Rio Sena, que corta Paris ao meio, forma duas ilhas, que ficam no centro da cidade: a Île de la Cité e Île Saint-Louis.

A Île de la Cité é o coração histórico de Paris, é onde a pequena cidade de Lutecia nasceu. Não à toa, é aqui que se encontram os principais monumentos medievais da cidade: a Sainte Chapelle, a catedral Notre Dame e a Conciergerie.

O interior da Conciergerie

O interior da Conciergerie

A Notre Dame dispensa apresentações. Além de conhecer o interior da catedral, não deixe de subir no alto da torres. Além da linda vista da cidade, você poderá ver de perto as famosas e monstruosas gárgulas, as esculturas que fazem parte do sistema de escoamento de água da construção. E, claro, os imensos sinos!

A catedral de Notre Dame, que fica na Île de la Cité, vista da margem esquerda do rio (rive gauche).

A catedral de Notre Dame, que fica na Île de la Cité, vista da margem esquerda do rio (rive gauche). Foto de Panoramas no Flickr.

A Sainte Chapelle e a Conciergerie ficam dentro do atual Palácio de Justiça do Estado Francês e são resquícios do primeiro palácio real da cidade, residência dos reis antes de o Louvre ocupar este lugar.

Os lindos vitrais da Sainte Chapelle

Os lindos vitrais da Sainte Chapelle

Conciergerie foi utilizada como prisão – tendo Maria Antoineta como sua mais famosa prisioneira. A coitada saiu daí diretamente para a guilhotina que estava armada na atual praça da Concordia.

Reconstituição da cela de Maria Antonieta, na Conciergerie

Reconstituição da cela de Maria Antonieta, na Conciergerie

Você ainda vai encontrar na Île de la Cité a famosa Pont Neuf. Apesar do nome (ponte nova, em francês), trata-se da ponte mais antiga da cidade. A ponte liga as duas margens do Sena, tendo ao meio a  Île de la Cité.

A Pont Neuf e o Square du Vert Galant, na Île de la Cité, vistos da Pont des Arts.

A Pont Neuf e o Square du Vert Galant, na Île de la Cité, vistos da Pont des Arts.

A pontinha da ilha forma um pequena jardim, chamado Square du Vert Galant, que fica no nível do rio Sena. Desça até lá e faça um gostoso piquenique vendo o movimento dos barcos no rio.

Piquenique no Square du Vert Galant, na Île de la Cité

Piquenique no Square du Vert Galant, na Île de la Cité

Indo em direção a outra ponta da ilha, quando chegar atrás da Notre Dame, peque a ponte Saint Louis que liga as duas ilhas. Nos finais de semana, essa simpática ponte de transforma em um enorme palco a céu aberto, com apresentação de músicos e artistas de rua.

Ao contrário da Île de la Cité, a ilha Saint Louis é residencial. Não há monumentos como na Île da la Cité: o silêncio (várias ruas são exclusivas para pedestres) é o seu maior charme, além da elegância das construções com suas belas fachadas.

Ruas calmas e belas fachadas residenciais da Île Saint-Louis.

Ruas calmas e belas fachadas residenciais da Île Saint-Louis. Foto de (vincent desjardins) no Flickr.

Seguindo pelo Quai Boubon repare as mansões do século XVII. Em uma delas viveu Camille Claudel. Admire o Hotel de Nevers no número 25 e a Maison do Centauro no 45. No Quai de Béthune outras belas fachadas como o Hotel de Richelieu no número 16.

Após um passeio pelas margens do Sena, pegue a rua central que se chama Saint Louis en Île para tomar um sorvete Berthillon que está no número 31 desta rua.

A soverteria Berthillon, na Île Saint-Louis.

A soverteria Berthillon, na Île Saint-Louis. Foto de (rinse) no Flickr.

Imperdível!

Compre ingressos para as torres da Notre Dame, Conciergerie e Sainte Chapelle na lojinha do Conexão Paris e evite filas nos locais.

Conheça os apartamentos para alugar na Île Saint-Louis da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.