Os franceses gastam em média 2.260 dólares por ano para se alimentarem, contra 1.990 para um americano e 1.340 para um japonês. Eles gastam mais porque a qualidade dos produtos é um item essencial. Comer neste país não é uma necessidade fisiológia, é um imenso prazer.

Logo que cheguei aqui, percebi que uma adaptação à cultura  do novo país deveria passar obrigatoriamente pela escolha correta do seu açougue, da sua peixaria e do seu fromager. Se você convida amigos para jantar, esqueça os super mercados e faça suas compras no comércio de alimentação tradicional. A qualidade dos produtos destes comerciantes é extraordinária. Vejam nestas fotos do Sérgio T. Gonçalves o cuidado com a decoração da vitrine e a escolha de carnes já temperadas. Porco recheado com damascos, porco com pera, coelho recheado com carne de vitelo moida, cebolas, salsa, maçã e nozes.

Nas peixarias, melhor comprar peixes selvagens que peixes de fazendas marítimas. Os selvagens são mais saborosos. Os frutos do mar, as lagostas, os caranguejos são vendidos vivos.

Aí estão escargots do mar vivos, pescados no Atlântico norte. Importante saber a origem.

É por tudo isto que Sarkozy vai entrar em 2009 com um pedido para que a França seja o primeiro país a ter sua gastronomia reconhecida como patrimônio mundial. O presidente considera que a cozinha francesa merecia obter este famoso título da Unesco.

Este pedido tem causado muita discussão na mídia, sobretudo entre os blogueiros gastronômicos. Se o coq au vin se tornar patrimônio mundial, porque não a pizza e eu acrescento, porque não a farofa.

Estas fotos foram tiradas na rue des Martyrs, uma rua deliciosa do 9 ème arrondissement de Paris, que sobe em direção ao Sacre Coeur de Montmartre. É uma rua de comércio alimentar, com produtos de primeiríssima qualidade.

Quando o leitor Sérgio tirou estas fotos ele não poderia saber que estava tirando fotos dos meus comerciantes. Moro atrás da Ópera e faço minhas compras exatamente nesta rua.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.