Momentos incríveis

Por Penélope

Sempre acreditei que a gente tem que encontrar alegria nos pequenos momentos surpreendentes que a vida nos oferece. Seja um gesto de gentileza espontânea de um estranho, um reflexo bonito em uma poça de água no meio da rua ou um casal simpático que se esquece de tudo e começa a se beijar apaixonadamente impedindo o trafego dos pedestres.

Acontece que, em Paris, estes momentos estão mais propensos a acontecer, justamente porque a beleza da cidade nos faz ficar mais atentos ao que se passa ao nosso redor. E desejamos, o tempo todo, olhar estes milagres do cotidiano acontecerem e guardás-lo com cuidado na memória para os tempos em que os milagres parecem não acontecer.

Ontem um destes momentos aconteceu comigo e queria compartilhar com vocês. Eu estava fazendo as unhas enquanto esperava o ciclo da máquina de lavar terminar e, de repente, começa a tocar Le tourbillon de la vie  no rádio. Muito apropriado para a minha filosofia de vida.

Publicidade

Veja Também

Evento Noite dos Museus: lista dos museus abertos gratuitamente em Paris

Béjart e o bolero de Ravel nos jardins de Versailles

Noite Européia dos Museus: 17 de maio

19 pitacos, participe desta conversa

  1. Penélope disse:

    Obrigada, Eymard!

  2. eymard disse:

    O blog no Globo! Muito legal a matéria, Penélope. Parabéns e cada dia mais sucesso e mais chansons para os nossos ouvidos.
    Quem quiser ler:
    http://ela.oglobo.globo.com/blogs/paris/posts/2012/05/30/todos-os-sons-da-franca-447713.asp

  3. Eduarda disse:

    Penélope,
    Seus posts são sempre um presente!

  4. Tania Baião disse:

    Momentos que ainda por cima são compartilhados conosco!
    Obrigada, Penélope! Animou meu sábado!

  5. Tania Sciacco disse:

    Penelope, foi delícia escutar esta música e assim começar a manhã de sábado que sempre amo! Gostei muito do que você escreveu, li como se eu tivesse escrito, penso assim.
    Beijos e bom final de semana

  6. Eymard disse:

    Sexta feira sem Penélope?? Nem pensar.

  7. Mauricio Christovão disse:

    Penelope, a pescadora de pérolas…Merci!!!

  8. Alcilene M de Sousa disse:

    Obrigada,Penelope,valeu.um abraço;

  9. Suely disse:

    É impressionante como a música mexe com a gente.
    Bjs

  10. Penélope disse:

    Andrea,
    Adoro estes momentos. Ontem mesmo, andando na rua, um menino muito jovem tropeçou em mim, virou e disse: “Pardon, Madame, je suis vraiment désolé”. Foi tão fofo que eu tive vontade de levá-lo pra casa.

  11. Penélope disse:

    Alcilene,
    Teoricamente, a música se chama Le tourbillon de la vie, mas já vi ser chamada de Le tourbillon também várias vezes.

  12. Alcilene M de Sousa disse:

    O Jorge Fortunato citou um filme que desconhecia,fui atras na Livraria Cultura ja reservei .Filme em Paris sec XX,amei.Obrigada pela dica,um abraço.

  13. jorge fortunato disse:

    Penélope
    Essa canção é um sopro de felicidade. Assisti Jules et Jim em 1991, num ciclo de filmes do Truffaut, e nunca mais esqueci essa música. São as nossas idas e vindas, encontros, desencontros e reencontros. Gosto do trecho: “l’alcool fait oublier le temps!” Une coupe de champagne para todos! Bon Week-end

  14. Ana Beatriz disse:

    Essa música é linda!!moro em Paris e realmente, certos momentos por aqui se tornam facilmente inesquecíveis!!!

  15. Ilma Madureira disse:

    Também acredito em “momentos mágicos”. Lembranças que ficam guardadas e por vezes em momentos certos retornam. Muito bom!

  16. Alcilene M de Sousa disse:

    Bonjour,Lina.Gostaria de saber se o nome da musica é Le tourbillon ou Le tourbillon de la vie.,procurei o CD de Jeane Moreau na livraria Cultura e consta le tourbillon(por fone a moça me informou).Gostei da musica.

  17. Claudia Burigo disse:

    Penélope, gosto dessas sincronias da vida. Acredito até que as atraímos. Por isso escutamos as músicas certas nos momentos certos. A primeira vez que fui à Paris, na minha primeira viagem de metro encontrei um homem tocando ao violino La Vie En Rose. Música francesa mais que emblemática, ao menos para nós estrangeiros. Foi um momento mágico. Minha primeira viagem de metro com trilha sonora.

  18. Andrea santoro disse:

    Penélope,
    Eu penso como vc! Existem momentos preciosos que procuro guardar com muito carinho em minha memória. As vezes tao simples como uma linda musica vinda do radio (como a que vc mencionou. Linda, linda! Jules&Jim….) ou um casal de velhinhos andando de mãos dadas, e assim por diante. Lembranças que alimentam nossa alma nos dias de pouca luz!
    Grande beijo e parabéns!

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.