Não percam a exposição de Yayoi Kusama (somente até o dia 9 de janeiro) no Centre Pompidou.
Pintora, escultura, escritora, Kusama é uma artista proteiforme. Seu trabalho possui uma marca forte, os dots ou pois ou bolinhas. Quando criança ela viveu uma alucinação que a marcou para sempre. Sentada na sala de jantar na casa de seus pais, de repente as pequenas flores vermelhas da toalha se multiplicaram no teto, nas paredes, no chão, no seu corpo.
Artista nômade, Kusama viveu os anos 1960 em New York e foi uma das líderes do movimento artístico dessa época.
Acima uma das obras fortes da exposição.
Esta obra eu a denominei “pausa encantamento”: os visitantes caminham dentro de um espaço invadido por focos luminosos refletidos pelos espelhos. A perda do controle espacial é surpreendente.
Consultem o site oficial de Kusama. Cliquem aqui.
Consultem também o site do Centre Pompidou aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
Henrique
Olha eu estive em maio em Madrid e vi essa exposição no museo da reina sofia. Muito legal. Tb vi as esferada inhotim. Vale super a pena mesmo. Super dica. parabéns.
Rodrigo Lavalle
Coincidência ou não a coleção de outono-inverno 2011/2012 do Marc Jacobs é toda baseada nos pois!
Jane Curiosa
Que coisa mais linda!
Belíssima representação do inconsciente ou o elogio da loucura…que o bem diga a doutora Nise da Silveira.
Minha teoria é de que as “bolinhas’sejam a representação de sementes,que se espalham pelo mundo e a fazem(no caso,a artista,Kusama) germinar em cada ser que as vê.
Jorge Fortunato e Marcos:
Espetacular a longevidade criativa da artista,não?
Adriana Pessoa
As bolas prateadas flutuantes de Yayoi Kusama em Inhotim é o que mais gosto de apreciar por lá!
conexaoparis
Adriana
Bem lembrado. Elas estiveram também no jardin des Tuileries.
Nilza Freire
Que lindo, gente, altamente psicodelica essa exposicao, eu iria amar estar em Paris para ver isso! Mas minha mae sente frio, aqui em casa as viagens sao votadas, e eu fui voto vencido… ABS!
Marcos
Marc Jacobs é fã de carteirinha da Yayoi Kusama e há rumores de que a próxima parceria artística da Louis Vuitton seria com a japonesa. No Inhotim, em MG, há uma obra da artista, “Narcissus Garden”: 500 esferas de aço inoxidável repousam sobre o espelho d’água do Centro Educativo Burle Marx. Complementando a informação do Jorge, Kusama vive em um hospital psiquiátrico em Tóquio desde 1977, por escolha própria, segundo consta.
jorge fortunato
Há alguns meses saiu no Caderno ELA do Jornal O Globo, matéria sobre essa artista japonesa. Atualmente Kusama vive internada em uma clínica, mas continua produzindo. Seu trabalho é relamente impactante. boa pedida para o dia 1º de janeiro depois da ressaca da festa. Bom começar o ano com Arte.
Vil Muniz
O trabalho de Yayoi é bastante inusitado, mas deve valer muito a pena poder apreciar essa arte!!!!
beijocas Lina!
eymard
Dica realmente imperdível para quem estiver em Paris neste período. Bacana demais as fotos da exposiçao: o espaço bolinha e o espaço “encantamento”.
parisiense
Excelente dica :)))
A expo vale realmente uma passada.