A nossa colaboradora Kátia Becho, em artigo passado sobre as “legítimas Havaianas”, disse que ao dobrar uma esquina em Paris ela encontrou o Brasil.
Aconteceu o mesmo com Samuel de Oliveira.
Meu marido conta para todos os amigos, e isso faz sempre um grande sucesso, que quando me conheceu ousei dizer que Santos Dumont é o “pai da aviação”. Mais tarde descobri que meu marido não é o único nesta gozação. Encontro sempre comentários humorísticos, em sites ingleses ou franceses, sobre o fato dos brasileiros terem transformado Santos Dumont em inventor do avião.
E não é que Samuel, ao dobrar uma esquina em Paris, deu de cara com esta placa comemorativa. Ele não me disse o endereço, mas acho que se trata do número 9 da rua Washington, onde Santos Dumont, o pai da aviação, pousou seu dirigível.
Atualização:
Carolina Soeiro enviou esta foto. Deve ser o mesmo imóvel e ele se encontra na avenida Champs Elysées. Pensar que nosso Santos Dumont desceu com seu dirigível nesta avenida!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
89 Comentários
Denise
Passei hoje pela placa da foto na Av. Champs Elysees … Ela fica em frente à loja da Louis Vuitton!!!!!!!!
Beth
LuciaC
Na propriedade do meu Dr. Bisavô em Barbacena, havia vários “planos de voos” do ASD…Muito interessante! Quando criança eu adorava ficar olhando as invenções do jovem. O material foi posteriormente doado para o Observatório Nacional.
Dr Biso acompanhava ASD nas peripécias parisienses…
Maurício Christovão
Mais um “causo” do mineiro Alberto: Ele assinava Santos=Dumont, para dizer que sua origem brasileira era tão importante quanto a francesa.
Ana Carolina
Lina, é na Champs Elysee mesmo!!! eu tbm me deparei com esta placa lá… rsrs
Sueli OVB
Jane Curiosa,
Tivemos nossos comentários com a indicação do link liberados. Fomos beber na mesma fonte.
Mais una vez, obrigada, Lucia C, por suas informações e histórias tão enriquecedoras.
Nada melhor que um Dr. Papai!
LuciaC
Incentivos que incentivaram… Sorry!
o gostei que gostaram foi proposital!
Mauricio Christovao,
isso mesmo, Louis Cartier e ASD eram amigos e vizinhos!
Cansado de vê- ló amarrar seu relógio com um lenço ao pulso…
LuciaC
Ui! Leia-se in loco s’il vous plait!
Sueli OVB e Jane Curiosa,
a vida de ASD e’ muito interessante e controversa. Ate’ em sua hora de despedida no Guaruja’.
Seu pai, engenheiro formado em Paris, era o Rei do Cafe do Brasil! Sua fazenda em Ribeirao Preto SP. era a maior e mais produtiva da America Latina! Seus avos por parte de pai eram franceses, o avo era ourives . Descobriram o Brasil através das pedras preciosas.
ASD era um ” prince cheri” muito talentoso. Sua fortuna e também os incentivos e conselhos de seu pai que o incentivaram aos estudos nada ortodoxos e as descobertas. entrou por uma porta, saiu pela outra! Quem quiser que conte outra!!
Bem, obrigada! Gostei que gostaram!
LuciaC
Descupem, de quando em vez, devido a alguma bobagem de minha autoria, não consigo ler o que escrevo neste tabletinho.
Dirceu, pelo que entendi, e’ de Santos Dumont, antiga Palmira.
Trocaram o nome da cidade em homenagem.
Eu também quero ver as fotos, Dirceu!
Obrigada!
LuciaC
O que acontece e’ que o tempo de ferias escolares da infância e adolescência era aproveitado entre Petropolis e Caxambu e Dr.Papai era exímio contador de estórias. Aprendia-se en loco sobre a história do Brasil na bela cidade Imperial que ainda não conseguiram descaracterizar completamente.
Beth, ASD nasceu na fazenda Cabangu’, em Palmira. A cidade do queijo do reino redondo, o da latinha verrmelha. Fica grudado em Barbacena. Zona da Mata. Nas Minas Gerais. Não fosse Dr. Papai também nascido na região.
Beth
LuciaC
Adorei a estória da Encantada.
Priminha mora ali perto, quase nas margens do Piabanha…
Risos e abs.