A nossa colaboradora Kátia Becho, em artigo passado sobre as “legítimas Havaianas”, disse que ao dobrar uma esquina em Paris ela encontrou o Brasil.
Aconteceu o mesmo com Samuel de Oliveira.
Meu marido conta para todos os amigos, e isso faz sempre um grande sucesso, que quando me conheceu ousei dizer que Santos Dumont é o “pai da aviação”. Mais tarde descobri que meu marido não é o único nesta gozação. Encontro sempre comentários humorísticos, em sites ingleses ou franceses, sobre o fato dos brasileiros terem transformado Santos Dumont em inventor do avião.
E não é que Samuel, ao dobrar uma esquina em Paris, deu de cara com esta placa comemorativa. Ele não me disse o endereço, mas acho que se trata do número 9 da rua Washington, onde Santos Dumont, o pai da aviação, pousou seu dirigível.
Atualização:
Carolina Soeiro enviou esta foto. Deve ser o mesmo imóvel e ele se encontra na avenida Champs Elysées. Pensar que nosso Santos Dumont desceu com seu dirigível nesta avenida!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
89 Comentários
maria helena cabral de melo
gente.. realmente esta foto que está ai de santos dumont fica na champs elisee mesmo… eu caminhando pelo lado direito de quem vai ao arco do triunfo me deparei com esta linda surpresa, tanto que tirei foto da casa e nao esqueci mais….
Samuel
Maurício,
Eu conheço esse Jacques … estou reformando uma casa e, Jacques vai pintar a casa, então a gente troca o gesso; Jacques vai instalar um ar condicionado, a gente renova a instalação elétrica; e ele consome todo o nosso dindin. Agora, duros feito uns cocos, essa é nova (rs).
Mas, a Suely deu a dica: façamos cocada (rs rs rs).
Frio de 8 graus à noite é suportável; aqui em minha cidade chegou a fazer 7,5 à noite na semana passada. Agasalho, ceroulas, luvas, gorro e cachecol. Rs rs rs. Nem dá para se movimentar direito.
Fui a Paris, a primeira vez, no final de março; início da primavera, mas estava bem frio (chegou a fazer 1 grau na parte da manhã); o nariz congelava e até doía. Mas, havia menos filas em todos os lugares.
Tudo anotado, vou por aqui planejando um novo sonho. Viajar é sempre realizar um sonho.
Onde será o salão do automóvel? Parece bem interessante.
Abs.
Ah, e viva Santos Dumont! Rs rs rs. Ele é o papai mais charmoso da aviação.
Cassio
Poxa é piada os irmãos Wright terem status de “pais da aviação”. Se catapultado até uma pedra voa!!! Talvez “pais do voo lançado” fosse mais adequado!
Ao contrário dos Wright, Dumont fez tudo ficar visivel ao público, fez questão de não patentear, e o modelo que ele criou é o que mais se aproxima dos modelos subsequentes.
Dumont++
Lenna
Esta placa de Santos Dumont fica na Avenue Champs-Élysées, na casa onde ele residiu. Fui a um espetáculo no Lido( que fica ao lado) e dei de cara com ela. Então a fotografei!
Walter Leite
Adorei essa matéria. Gostei muitos de todos os comentários, principalmente da THEREZA que fala dos encontros e jantares com ilustre de Paris em sua casa. Estive recentemente na cidade de Petrópolis – RJ e lá tive o prazer de conhecer a casa “A ENCANTADA” de Santos Dumont e fiz algumas fotos e até postei no blog http://www.vaconferir.com , veja – http://www.vaconferir.com/2011/07/viajando-por-petropolis-rj_31.html
josé rodrigues
Samuel
Fui em outubtro aproveitando o feriado do dia 12 e é ótimo.
Tudo aberto, a cidade não tão lotada e o frio é totalmente suportável desde que você se agasalhe.
Aliás a temperatura variou bastante, no dia do desembarque sol e calor de 26 graus, dali a dois dias frio de 8 graus as 9 da noite.
Fui dois anos na mesma semana e peguei chuva em apenas uma noite.
Então fica a dica.
Vi a placa e reconheci a figura, dá muito orgulho mesmo, também tirei fotos com ele e morava muito bem.
Maurício Christovão
Suely: O problema de comprar e fazer uma reforma numa casa é o Jacques, um francês muito folgado, que não vai embora muito fácil não… É assim: Jacques você trocou a caixa d’água, porque não colocar uma bomba mais potente? Jacques você mexeu no muro, que tal colocar um portão automático? E por aí foi… Mas estamos felizes, e a casa ficou bem legal. Usamos os cocos para quebrar o cofrinho…
Polêmica na aviação: E para os irmãos Blériot, nada??? E Leonardo da Vinci???
Loulou
É, Lina … Está sobrando pai pra esse invento!
Amélia
Descendo a partir do Arco do Triunfo sentido Place da la Concorde, vemos no nº 104 esta placa sobre o endereço parisiense de Santos Dumont e na próxima esquina, a Maison Cartier. Eram vizinhos e parece que celebravam esta amizade!!! Sou muito orgulhosa de termos este brasileiro ilustre, que lutou pelo seu sonho e nos trouxe tanta honra!
Suely
Maurício
Duros feitos uns cocos é muito bom,que bom que o ano que vem vai dar pra fazer uma cocada,rsrs…