Lendo um artigo da Condé Nast Traveler intitulado A French Beauty Secret You Have to Try me dei conta que nunca falei para vocês sobre a famosa argila verde francesa.
Quanto aqui cheguei, nos longínquos anos 1980, sofria com uma acne insistente. Nada de muito grave, mas era obrigada a fazer limpezas de pele com frequência e tomar medicamentos que tinham efeitos colaterais.
Tive a sorte de encontrar uma farmacêutica gentil que me falou da Argile Verte. A primeira que comprei era pura, em forma de pó, vendida em saquinhos plásticos.
Comecei a usar, dia sim dia não. Misturava uma colher de argila com água para obter a consistência de pasta e passava somente nos lugares onde a acne agia. Uma vez a pasta seca, eu removia com água morna.
O resultado foi rápido, impressionante e definitivo. Guardei um carinho especial pela argila verde e de tempos e tempos faço uma máscara no rosto para limpar a pele.
A argila verde possui uma ação de absorção das toxinas, uma ação bactericida e cicatrizante. Ela é utilizada para tratamentos de feridas, queimaduras, acne. Ela ajuda a reparação de cicatrizes feias. E dizem que ela torna os dentes mais brancos sem os efeitos nefastos – no futuro – dos tratamentos atuais.
Tenho amigos que fazem uso interno da argila no combate à úlceras, gripes e amigdalite.
Um dos laboratórios mais conhecidos é o Argilex e a argila, hoje, é vendida em pó ou em tubos e compressas, já preparada.
Argilex vende também argilas de outras cores, mas estas eu nunca experimentei. Cada cor é para um tipo de pelo, a rosa é para peles mais secas.
Estes produtos são vendidos nas farmácias e nas parafarmácias. Eu compro em uma parafarmácia pertinho das Galeries Lafayette. Leia aqui.
E se o assunto te interessa, leia o artigo da Condé Nast no link acima. A autora é fã da argila e dá a receita de várias preparações misturando a argila em pó com óleos essenciais. O artigo propõe banhos de argila, máscara para o cabelo, pasta para os dentes…
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
24 Comentários
Amanda Menger
Ah, O Boticário tem uma linha chamada argiloterapia, com shampoo, condicionador, máscara facial e esfoliante para o corpo. Já usei a máscara e o esfoliante e são ótimos. Mas em termos de custo/benefício, vale a pena comprar a argila em pó e misturar com água.
Amanda Menger
As argilas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. Uso há anos a verde e recomendo.
Rodrigo Lavalle
Amanda, obrigado pela informação.
Abraços.
Clara
Oi Lina! Tudo bem??
Adorei essa dica!! Tb sofro de uma acne resistente e já fiz de tudo! To indo pra Paris dia 22 e a primeira coisa que vou fazer é comprar essa argila.
E tenho uma coincidência de BH. Comentei com uma amiga que tinha acabado de comprar seu livro e a minha amiga é a Luciana, sua sobrinha!!! Olha q mundo pequeno!!!! Beijos
Rebeca
Gente! Que tudo, eu sofrendo com um Acne aqui que nem La Roche Posay tá conseguindo resolver, me indicaram uma vez, mas não dei muita bola, acho que vou tentar.
Aline e Rodrigo, sobre óculos seria muito legal mesmo, não tenho previsão de retorno a Paris, mas passei por algumas óticas com armações incríveis, não comprei nada pois estava “quebrada” já….rs, mas lembro de duas, uma ótica imensa na Champs-Élysées e uma loja tipo boutique no Saint-Germain que infelizmente não me atentei ao nome, tenho quase certeza que é na Rue Bonaparte entre a Rue Jacob e o Boulevard Saint-Germain.
Thais
Parece que vocês leram meus pensamentos!!
Ontem mesmo estava pesquisando algum produto para amenizar as manchas da acne e da Queratose pilar.
Já testei de tudo nessa vida e nada resolveu, espero que a argila ajude.
Merci
Rejane brina
Eu hoje vendo argila local, sou de Criciúma-SC
hj comercializo 7 cores, verde, amarela, roxa, cinza,preta,vermelha e branca, nosso Brasil é rico em argila a extração é feita tbem local, não precisam ir a Paris para procurar esse produto. SDS Rejane Brina
Rose
Beijos e muitos “obrigados” à querida Conexão Paris,que sempre nos faz felizes com suas ótimas informações sôbre a cidade-luz!
A argila verde é um tesouro para a pele, eu encontrava máscara dessa argila aqui no Brasil, pela marca St. Yves e agora não existe mais em lugar algum!Agora sei onde encontra-la na minha próxima viagem ,na Primavera francesa. Rose
Muriê
nossa que dica maravilhosa, estou indo amanhã comprar minha argila verde também…
aliás será que alguém tem uma dica boa de onde fazer limpeza de pele em Paris?
Cristiane Pereira
Adorei a dica e com certeza vou adquirir numa próxima ida à Paris!!!