Como caracterizar a beleza das grandes cidades turísticas?
O que seria do Rio de Janeiro sem a natureza que a circunda? Todo a beleza desta cidade se encontra nas montanhas que a delimitam e que a subjugam. Rio é tributário da sua topografia grandiosa. Assim como o Rio, a beleza de Sidney e São Francisco se encontra nas suas baías e nas suas maravilhosas vistas panorâmicas.
A beleza de Veneza se relaciona também com sua topografia. Mas aqui assistimos a decomposição do belo e sua lenta decadência. Sua beleza é trágica e está sublimada pelo perigo de submersão.
Paris, ao contrário, possui uma beleza imposta. Ela é o resultado da busca de harmonia. Os homens que a construíram calcularam meticulosamente suas avenidas, suas praças e seus monumentos. Paris é bela graças aos seus conceptores, arquitetos e artistas. Graças à suas perspectivas, às suas pontes, aos prédios que margeiam o Sena. Paris é como Barcelona, Viena e Saint Petesbourg. Elas devem tudo à genialidade dos seus arquitetos.
Existe uma outra forma de beleza, vertical e mineral. Hong Kong e Manhattan são belas em função da densidade urbana e o arranha-céu faz parte da essência destas cidades. A beleza aqui está relacionada com aglomeração, aglutinação e compressão da densidade.
Até agora falamos da beleza das metrópoles famosas, dos panoramos grandiosos e das vistas inesquecíveis. Deveríamos procurá-la também na escala micro, lá onde ela se esconde. A beleza de uma ruela de um bairro desconhecido, de uma pequena praça de uma cidade perdida nas montanhas, de uma escultura na fachada de uma igreja antiga, na visão de uma pequena cidade do interior da Córsega.
Deveríamos procurá-la sempre, para não perdermos o prazer do inesperado.
Artigo inspirado no texto de Edwin Heathcote publicado no Financial Time e intitulado Building the ideal city.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
Maurício Christovão
Fábio Menezes: A Baía de Guanabara já perdeu 30% da sua área do tempo de Estácio de Sá para cá… Mesmo assim, as montanhas e o mar têm muita força na definição da paisagem da cidade.
Fabio Menezes
O Rio de Janeiro é uma das cidades mais modificadas do mundo. A destruição do morro do Castelo dentre outros, aterro em São Cristóvão e do Flamengo etc. etc..
Rute Carvalho
Olá Boa noite,
Sei que o que comentarei não tem muita relação com o post, mas é que gostaria de saber se vocês do Conexão Paris podem me ajudar… ficarei poucos dias em Paris com meu noivo e não estou conseguindo ingressos para a Torre Eiffel dia 19/09/2014 a tarde(pois chego no vôo de 11:00), como temos pouco tempo, não gostaria de enfrentar 2 horas de fila. O que posso fazer??
Grata.
Rodrigo Lavalle
Rute, tente comprar os ingressos pelo site todos os dias, várias vezes por dia. Novos lotes vão sendo colocados à venda aleatoriamente.
Caso você não consiga a empresa Paris City Vision oferece passeios que incluem a visita à Torre: http://www.pariscityvision.com/pt/paris/lugares-marcantes-de-paris/torre-eiffel.
Abraços.
Ana Luiza
Belo texto. Não dizem que a beleza está nos olhos de quem vê!
Maurício Christovão
A primeira vez em que estive em Paris, depois de uma semana cheguei à conclusão de que tudo que havia na cidade era produto do trabalho e engenho do homem. Em Paris não há um litoral recortado e com belas praias, nem belas montanhas, mas o pessoal está trabalhando há séculos para fazer uma cidade bonita e agradável. Mudam o regime, cortam a cabeça do rei, arranjam outro rei, proclamam a República, atravessam guerras, o escambau, mas o objetivo das administrações era contínuo: embelezar a cidade e torná-la agradável e funcional para seus habitantes. De vez em quando dão uma bola fora, como a Tour Montparnasse, mas pelo menos serve de observatório para ver o resto da cidade. A maioria das grandes cidades européias também é bonita e agradável, e com poucas belezas naturais, mas Paris ganha no conjunto com vários corpos de vantagem.
Alcilene M. de Sousa
Bom dia, CP . Paris,toujours.