Ele é o mais turístico de todos. Acho mesmo que talvez seja o maior representante dos programas sentiers battus (1). Já tinha vivido a experiência, mas fora de situações puramente turísticas. Uma vez, para festejar o casamento de uma amiga francesa e outra, para um encontro de antigos colegas do liceu do meu marido. Mas, nestas duas vezes os barcos tinham sido privatizados. Pois um dia eu disse a mim mesma que deveria testar o verdadeiro programa, os famosos passeios de barco pelo rio Sena.
O passo mais importante é a escolha do barco. Existem várias companhias, barcos e mais barcos. Aqueles com holofotes, que iluminam as margens do rio, foram eliminados da minha escolha. Queria ver a cidade com a iluminação própria de cada monumento e de cada ponte. Os franceses são mestres nesta arte. Os horrorosos e poderosos holofotes esmagam a sutileza de uma iluminação planejada com carinho. Por isto escolhi um barco discreto, todo de vidro e com o interior mergulhado em uma penumbra confortável.
A música era agradável e longe de ser vulgar. O jantar foi correto, com coquilles saint jacques de entrada, um peixe como prato principal, queijo, o saint marcellin (que foi artigo recente aqui no blog) e como sobremesa, peras caramelizadas com sorvete de doce de leite. O vinho, correto e farto. Farto até demais.
Mas para falar a verdade, nada disso teve muita importância. Quando o cruzeiro começou, não conseguia desviar minha atenção do espetáculo das pontes e do desfile das margens do Sena.
Após o jantar, noivos (bem franceses), foram convidados a abrirem a pista de dança, seguidos por jovens japoneses, hiper fashions e sorridentes. Um ambiente agradável, com franceses festejando seus casamentos e turistas bem vestidos. No final do passeio, enquanto muitos ainda dançavam e os marinheiros ancoravam o barco aos pés da torre Eiffel, tive a certeza que este programa não tem erro.
Bateaux Parisiens (www.bateauxparisiens.com): Port de la Bourdonnais 75007 Paris.
(1) sentiers battus é uma expressão francesa que quer dizer caminhos convencionais
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
409 Comentários
A C SANCHEZ
Eu de novo,
LINA, o restaurante do museu de L ‘homme vai estar aberto em abril?, pergunto porque no seu guia diz que ficaria aberto até o final de 2009. Entendi que depois entraria em reforma, como o museu.Gostaríamos muito de jantar por lá pela vista da Torre que você diz ser uma das melhores!!!!!!
obrigado.
ANTONIO CARLOS
A C SANCHEZ
Oi Lina,
Estaremos em Paris de 20 a 26 de abril e queremos fazer o jantar no Bateaux, dá para reservar quando chegarmos lá ou é melhor reservar antes pela internet?. Da mesma forma no Moulin rouge. O que vc acha?
Mais uma vez obrigado.
ah!!!!esse blog está cada vez melhor graças a vc e todos os participantes assíduos e grandes conhecedores de Paris!!!
conexaoparis
Monica
Não é esta companhia que faz isto. A empresa do barco/ônibus se chama Batobus. Procure, utilizando ferramenta de busca do blog e a palavra batobus, artigo que escrevi a respeito. Ele está na categoria Transportes….
Monica
Estou amando esse blog.Iremos a Paris , pela 1º vez em agosto.Soube hj por uns amigos sobre esse passeio ao rio Sena.Eles me informaram que durante o dia voce pode pegar esses barcos e ir soltando nos pontos turísticos e voltando ao mesmo, seguindo o trajeto,sem ter que pagar várias passagens?Voce sabe me informar?
conexaoparis
Michelli
Calça e camisa social já quebram o galho.
Melhor táxi. A estação não fica ao lado.
Michelli
Olá, Lina!
Estava lendo os posts sobre o passeio de barco e gostaria de saber se terno é uma exigência para os homens (como você disse que havia vários homens de terno) ou se calça e camisa social já bastariam para não se sentir tão deslocado. Outra coisa: onde pára o barco? próximo a uma estação de metrô ou sempre teremos que pegar um taxi?
Obs.: mas uma vez, adoro seu blog!
Muito obrigada.
Michelli
Adriana
Eu e meu marido fizemos um passeio noturno de barco que foi realmente maravilhoso. Porém, levamos um susto quando o cruzeiro acabou e desembarcamos: fazia muito frio e garoava, o porto estava bem escuro e deserto e já era bem tarde. As pessoas que saíram do barco foram indo embora e não tivemos outra opção senão entrar em um dos taxis que estavam lá esperando. Porém ele nos cobrou uma fortuna para nos levar ao hotel que ficava ao lado do porto. Ele disse que tinha ficado esperando até tarde e independente da distância do hotel cobraria a mesma coisa. Com medo de caminhar a noite e com frio, acabamos arcando com o prejuízo. Não deixem de prever o retorno ao hotel, OK?
conexaoparis
Ofelia
Quando você escolhe um passeio eles dão o nome do barco, não. Procure no site da empresa, estou sem saber.
ofelia
Lina,será que o passeio das 18:30 tb é no Diamant?Neste horário o programa é de 1:30hs.Receio que fique muito corrido,embora tenha uma boa diferença de preço Vou reservar para outubro.
Obrigada por mais essa dica.
conexaoparis
Bruno
Esta empresa oferece também somente passeios sem jantar.