Ele é o mais turístico de todos. Acho mesmo que talvez seja o maior representante dos programas sentiers battus (1). Já tinha vivido a experiência, mas fora de situações puramente turísticas. Uma vez, para festejar o casamento de uma amiga francesa e outra, para um encontro de antigos colegas do liceu do meu marido. Mas, nestas duas vezes os barcos tinham sido privatizados. Pois um dia eu disse a mim mesma que deveria testar o verdadeiro programa, os famosos passeios de barco pelo rio Sena.
O passo mais importante é a escolha do barco. Existem várias companhias, barcos e mais barcos. Aqueles com holofotes, que iluminam as margens do rio, foram eliminados da minha escolha. Queria ver a cidade com a iluminação própria de cada monumento e de cada ponte. Os franceses são mestres nesta arte. Os horrorosos e poderosos holofotes esmagam a sutileza de uma iluminação planejada com carinho. Por isto escolhi um barco discreto, todo de vidro e com o interior mergulhado em uma penumbra confortável.
A música era agradável e longe de ser vulgar. O jantar foi correto, com coquilles saint jacques de entrada, um peixe como prato principal, queijo, o saint marcellin (que foi artigo recente aqui no blog) e como sobremesa, peras caramelizadas com sorvete de doce de leite. O vinho, correto e farto. Farto até demais.
Mas para falar a verdade, nada disso teve muita importância. Quando o cruzeiro começou, não conseguia desviar minha atenção do espetáculo das pontes e do desfile das margens do Sena.
Após o jantar, noivos (bem franceses), foram convidados a abrirem a pista de dança, seguidos por jovens japoneses, hiper fashions e sorridentes. Um ambiente agradável, com franceses festejando seus casamentos e turistas bem vestidos. No final do passeio, enquanto muitos ainda dançavam e os marinheiros ancoravam o barco aos pés da torre Eiffel, tive a certeza que este programa não tem erro.
Bateaux Parisiens (www.bateauxparisiens.com): Port de la Bourdonnais 75007 Paris.
(1) sentiers battus é uma expressão francesa que quer dizer caminhos convencionais
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
409 Comentários
conexaoparis
Marcelo
A companhia cujo link coloquei no artigo acima.
jorge fortunato
Lina
Já fiz passeios pelo Sena de dia e de noite e gostei muito. Para quem gosta de passear de barco existe um passeio do tipo HIP-on Hip-off, aqueles que vc sobe e desce quantas vezes quiser. É divertido, mas só para quem tá com muito tempo para passear, parar visitar a região, voltar ao barco etc.
Colocando tudo na ponta do lápis o jantar com passeio tá bem em conta.
Marcelo
Boa noite, qual ‘e a companhia que vc usou? estarei no fim do ano em Paris e gostei desse barco das fotos. Obrigado, Marcelo
conexaoparis
Juliana
Compre com antecedência. Os lugares esgotam logo.
Acabei encontrando as informações no site deles
http://www.paris-exception.com/index.cfm?event=product&RID=893
Juliana
Olá, gostaria muito de uma ajuda, estou tentando comprar tickets para o cruzeiro noturno no Sena mas no site oficial vou até o passo fianl para comprar mas não mostra qual o horário do embarque e nem o local de embarque. Será que eu comsigo comprar na hora, ou é melhor já comprar pela net e será que alguem que comprou pela net sabe me informar agum detalhe a mais como horário pois o site oficial tem muito pouca informação.
Muito obrigada
Juliana
conexaoparis
Renato
Claro que pode passar reveillon nestes barcos.
http://www.bateauxparisiens.com/FR/offres-croisieres-seine-paris/croisiere-diner-restaurant-seine/croisiere-saint-valentin-restaurant-paris.html
Fred
Este passeio realmente é imperdível e inesquecível. Saudades…
EYMARD
Beth
huummm, como diria vc mesma: pra la de interessante!!!! Vale conferir. A atmosfera “balzaquiana” deve ajudar a compor o ambiente e a comida tradicional ‘e bastante elogiada.
Beth
Eymard
Eu estou numa de procurar andar mais pela Paris que está animada hole. Meio que influenciada pelo meu “tio” ando procurando lugares lá perto do Les Halles. Dá uma olhada no Scope no Pharamond. Alí atrás da igreja, direção da Montorgueil e Tiquetonne. Bem interessante!
Abs.
Beth
Renato
Passar o Reveillon num desses barcos deve ser inesquecível. Mas não esqueça que vai estar muito frio! LINA já colocou alguns posts sobre o assunto, procura nos links mais antigos.
Boa sorte!