Ele é o mais turístico de todos. Acho mesmo que talvez seja o maior representante dos programas sentiers battus (1). Já tinha vivido a experiência, mas fora de situações puramente turísticas. Uma vez, para festejar o casamento de uma amiga francesa e outra, para um encontro de antigos colegas do liceu do meu marido. Mas, nestas duas vezes os barcos tinham sido privatizados. Pois um dia eu disse a mim mesma que deveria testar o verdadeiro programa, os famosos passeios de barco pelo rio Sena.
O passo mais importante é a escolha do barco. Existem várias companhias, barcos e mais barcos. Aqueles com holofotes, que iluminam as margens do rio, foram eliminados da minha escolha. Queria ver a cidade com a iluminação própria de cada monumento e de cada ponte. Os franceses são mestres nesta arte. Os horrorosos e poderosos holofotes esmagam a sutileza de uma iluminação planejada com carinho. Por isto escolhi um barco discreto, todo de vidro e com o interior mergulhado em uma penumbra confortável.
A música era agradável e longe de ser vulgar. O jantar foi correto, com coquilles saint jacques de entrada, um peixe como prato principal, queijo, o saint marcellin (que foi artigo recente aqui no blog) e como sobremesa, peras caramelizadas com sorvete de doce de leite. O vinho, correto e farto. Farto até demais.
Mas para falar a verdade, nada disso teve muita importância. Quando o cruzeiro começou, não conseguia desviar minha atenção do espetáculo das pontes e do desfile das margens do Sena.
Após o jantar, noivos (bem franceses), foram convidados a abrirem a pista de dança, seguidos por jovens japoneses, hiper fashions e sorridentes. Um ambiente agradável, com franceses festejando seus casamentos e turistas bem vestidos. No final do passeio, enquanto muitos ainda dançavam e os marinheiros ancoravam o barco aos pés da torre Eiffel, tive a certeza que este programa não tem erro.
Bateaux Parisiens (www.bateauxparisiens.com): Port de la Bourdonnais 75007 Paris.
(1) sentiers battus é uma expressão francesa que quer dizer caminhos convencionais
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
409 Comentários
Beth
Eymard
Acho que a KATIA também ficou no seu amado Bel-Ami…
Estou de acordo com a excelente escolha, pois é um dos locais que nossos amigos aqui do Leblon costumam ficar, quase em cima do Le Petit Zinc…
Eu pessoalmente não fico lá de jeito nenhum, pois era a área de ação da solteirice de meu marido, risos. Ele ficava no Criystal, quase em frente do falecido Bilboquet, hoje La Société… Ciumeiras simpáticas a parte, é um ponto para lá de agradável para “estacionar” em Paris…
Hoje nós ficamos no 8éme (área da minha infância, risos), mas vamos levar Netinha para conhecer o “pedaço”, risos. Com direito a uma paradinha no Flore e jantar na vizinhança… E não vou esquecer do seu KGB!
Abraços divertidos
Renato
Lina
E sobre passar o Reveillon nestes barcos, o que acha?
Acha que ainda consigo alguma reserva?
Não achei nada a respeito no site que indicou
Obrigado
EYMARD
Katia Matos,
eu ja havia relatado para a Lina que igualmente ficamos no Bel-Ami e foi maravilhoso. Deixei la no post um depoimento para futuros interessados. O lugar ‘e imbativel! Por sinal foi la que encontramos um casal de brasileiros que havia feito exatamente esse programa do jantar descrito pela Lina e tinham elogiado muito. Fizemos o passeio de Barco, mas ja faz tempo. Apesar de muito bonito, ‘e passeio para uma vez! Ta bom.
KATIA MATOS
Oi Lina,
Acabei de chegar de Paris e qundo sai do Brasil a agencia me ofereceu o passeio de barco com jantar o que dispensei pelo valor absurdo cobrado, mas, em Paris, andando a noite quando avistamos os barcos nos atrevemos e compramos aqueles passeios que não inclui jantar, só passando pelos pontos principais e foi uma maravilha, ia me arrepender se não tivesse feito.
Mas dica mesmo que todos deviam saber é fazer o seu roteiro, ou melhor os roteiros que vc sugere no seu guia, são quatro roteiros que como vc mesmo diz podem ser feitos em 4 dias ou o tempo que quiser.
Eu só consegui fazer “um”, pois dos cinco dias que fiquei em Paris, fiz um roteiro em dois dias. Motivo pra voltar e fazer os outros tres, ah ah ah.
Tb quero registrar a tua indicação de Hotel, aceitei o que vc sugere aqui no blog e fiquei no Bel Ami , aaaaamei, só vou ficar nele agora, desde o lugar que é perfeito, o hotel muito bom em todos os sentidos ( cafe da manhâ, funcionarios, etc.. ).
Só tenho a te agradecer,
Boas festas
Mônica
Lina,
Em cada post, em cada linha, percebemos o cuidado e a imensa generosidade de compartilhar conosco suas experiências. Por isto agradeço por pensar em nós, viajantes e amantes de Paris, quando escreve.
Obrigada mil vezes.
conexaoparis
Crhis
Gostei da dica da Beth.
conexaoparis
Nadia
Moradores de rua. Paris está cheia de miseráveis vindos do mundo todo. Atrás do Printemps, nos dias feriados e nos domingos, eles se instalam neste lugar.. Por um lado morro de pena, sobretudo no frio.
conexaoparis
Paula
O barco é o Diamant.
conexaoparis
Alexandre
Na categoria mais cara, não me lembro mais o seu nome, as mesas estão na frente do barco. Aí a vista é mais bonita. Em seguida, na intermediárias, as mesas estão coladas nas paredes laterais do barco. E a mais barata, as mesas estão no centro do barco. Como ele é todo de vidro a vista é bonita de todos os lugares.
Beth
Chris
Passeio no Sena lembra filmes inesquecíveis.
Porque não uma produção tipo Audrey Hepburn? Pretinho básico e casaquinho, mais um olhar enigmático. Não esqueça do lenço…
Bjs.