Por Fernanda Hinke, apaixonada por street art e pelos roteiros que revelam os segredos de Belleville e Ménilmontant
Se você passear pelas áreas hipsters de Paris, os bairros Belleville e Ménilmontant, e tiver os olhos bem abertos, verá nos muros as colagens do artista francês Philippe Hérard.
Street art. Philippe Hérard
O artista mora em Belleville e desde 2009 cola nos muros do bairro seus personagens chamados Gugusses. Gugusse é uma gíria francesa usada para designar o personagem cômico dos circos, o pallhaço. Mais tarde a palavra adotou o sentido de pessoa ingênua.
Os Gugusses de Philippe interpretam as questões sociais e chamam a atenção para as dores e os sofrimentos da sociedade contemporânea.
Como na arte parietal, quando os homens descreviam o vivido desenhando nas paredes das cavernas, Philippe aproveita das saliências, buracos, curvas, enfim, da geografia do muro para criar seus desenhos.
Seus personagens ingênuos e frágeis estão no centro de situações absurdas, obscuras e desconfortáveis.
O artista não nomeia suas obras deixando o expectador livre para interpretar como quiser. Mas certos ícones nos conduzem onde o artista deseja chegar.
Street art. Philippe Hérard
Ele trabalha por séries, cada uma seu ícone. As bóias representariam a crise dos refugiados?
O planeta coberto de jornais, o mundo globalizado e a dificuldade de absorver tanta informação?
Street art. Philippe Hérard
E nesta última série, a representação dos sem abrigo, daqueles que dormem sobre camadas de papelão?
A técnica utilizada é a colagem com água, cola e farinha. Em seguida ele incrementa o desenho com pinceladas de tintas e símbolos feitos com carvão.
A arte urbana é efêmera e essa é a essência desta forma de expressão. Algumas das obras de Philippe podem ser encontradas em galerias parisienses.
O artista participa do evento Portes Ouvertes des Ateliers de Belleville. Durante quatro dias os artistas de Belleville abrem as portas dos seus ateliers para o público. Quando: dias 13, 14, 15 e 16 de maio. Entrada gratuita. Mais infos: ateliers-artistes-belleville.fr/les-portes-ouvertes
Site do artista: phherard.wix.com/philippeherard
Clique aqui para descobrir o roteiro de street art pelas ruas de Belleville proposto pela Fernanda Hinke. Ela também faz vários passeios de bicicleta por Paris, clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Cristina e Sofia Balestrin
Passear com Fernanda por Beleville foi uma deliciosa experiência, além de emprestar seu olhar sensível e delicado, aprender com sua trajetória de vida torna o programa ainda mais especial.
Obrigada, Fernanda!
Bel
Maravilhosa reportagem, parabéns!