Desde hoje está sendo testado, no aeroporto Charles de Gaulle, o scanner corporal. Somente os passageiros voluntários dos voos com destino aos Estados Unidos passarão pelo scanner.
A Ligue des Droits de l’Homme se inquieta e pede vigilância no emprego deste scanner. Os responsáveis franceses respondem que a imagem do rosto e da parte genital da pessoa não será nítida.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Isabel
Também concordo que é melhor ser visto através do scanner do que ser apalpado… É o preço da segurança que pagamos hoje em dia…
Aproveito para perguntar algo nada a ver com o post, mas que estou bem em dúvida: visto de turista para um período de 3 meses em Paris, + 2 semanas viajando pela Europa. Alguém me diz se é necessário? No site do Consulado Francês eles dizem que é necessário p/ um período maior do que 3 meses NA FRANÇA. Alguém já passou um período como este, e precisou de visto??? Merci!!
Eymard
Esses sistemas causam sempre muita polêmica. Hoje estamos excessivamente expostos a fatores invasivos. Por exemplo, muitos prédios exigem leitor ótico ou impressão digital para liberar a entrada; câmeras espalhadas desde a calçada, elevador, corredores, salas; revistas e agora os modelos mais modernos de “scaner” corporal.
Pessoalmente, pesando as duas situações: segurança x invasão de privacidade, e sendo muito pragmático diante do quadro mais geral de exposição e insegurança, não me sinto invadido.
Vi essa mesma discussão acontecer na imprensa na Espanha e grandes juristas e constitucionalistas locais dizerem que era inconstitucional, etc…
Sinal dos nossos tempos.
conexaoparis
Claudia
O WordPress sofreu um bug. Imagino. O Conexão ficou fora do ar muito tempo e os comentários desapareceram.
Wander
é melhor ser escaneado do que ser apalpado. Como diz o Hugo é a realidade de nossos dias e temos que conviver com isso.
Olívia Vidal
Concordo com Hugo quando diz que essa é a realidade dos dias atuais. Acho desconfortável? Claro! Mas acho pior o que passei em Berlin indo pra Paris. Fui revistada por uma mulher (menos mal) mas sob os olhares maldosos dos seguranças masculinos. Amulher foi educada, fez o trabalho dela, mesmo tendo que me tocar, o que me irritou foi jeito de olhar dos outros seguranças.
Quando se trata de segurança nas alturas, eu prefiro passar por esses desconfortos do que imaginar que alguma arma ou bomba possa ter passado despercebida e estar dividindo o mesmo voo que o meu.
Elvira
Ai que vergonha !!!
Bjs.
Elvira
HUGO
Muito inconveniente, mas ainda é melhor do que explodir junto com o avião.
Vamos nos lembrar do recente caso nos EUA,quando um passageiro embarcou em Estocolmo com uma bomba sob a roupa – exatamente junto à virilha. O avião só não explodiu porque o dispositivo de disparo não funcionou corretamente e a explosão foi suave, e apenas queimou o próprio terrorista.
Infelizmente, essa é a realidade dos dias atuais.
eidia
Difícil saber se é bom ou não. Se vale a pena ou não ser escaneado. Só sei, que vale bastante a pena, é ficarmos tranquilos a 10.000 metros de altitude em cima do oceano em plena noite. Isso é um caso a pensar.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Cláudia Oiticica
Pois é, Lina. Não tinha conseguido acessar o Conexão antes e ontem à noite deixei um comentário que vi postado e hoje desapareceu.
Abraços.
Eu também já tinho lido sobre isso. Conheço estórias de pessoas que tiveram que ficar completamente despidas para fiscalização em aeroportos porque desconfiaram, sem razão,de alguma suposta irregularidade. Bem pior.
Luiza
Eu vi essa matéria em um jornal, mas acho um absurdo esse tipo de scanner, pois é possivel ver tudo! Uma falta de privacidade total
bjs
luiza
http://www.oguiadeparis.blogspot.com