O Louvre se prepara para restaurar a Vitória de Samotrácia considerada, após a Monalisa, uma obra must. Ela data de 190 AC e foi descoberta na ilha de Samothrace em 1863 por Champoiseau, vice consul francês.
Seu mármore branco amarelou e o barco sob seus pés, talhado na pedra azulada de Rhodes, perdeu a cor original.
A Vitória está instalada no alto da escada Daru, um dos principais circuitos de visita do museu e é admirada por 8,8 milhões de visitantes por ano.
A restauração vai custar 3 milhões de euros. Rolls Royce poderia participar da lista dos mecenas, visto a semelhança entre a tampa dos seus radiadores e a escultura, mas parece que até agora a empresa não se pronunciou. Por enquanto, a empreitada conta com a ajuda financeira de NTV, Fimalac e Bank of America Merril Lynch Art.
A restauração começa em 2013 e dura 6 meses. O peso da Vitória é equivalente ao peso de um imóvel de cinco andares e o Louvre procura ainda uma solução para não privar os visitantes de uma das suas obras preferidas. O ideal seria uma restauração acessível ao público.
Artigo publicado pelo Jornal Le Figaro.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
20 Comentários
Sil
Beth e José, eu pensei em algo assim mesmo. Uma sala envidraçada, os restauradores trabalhando e os visitantes dando uma olhada de longe. E um painel, ou uma página web explicando as opções do restauro, os métodos, etapas etc., se vai voltar ao aspecto original (que ninguém viu…) ou não. Nilza, eu não creio ser possível deixá-la na escada e restaurar nas horas vagas, por questões técnicas, de climatização, secagem de materiais etc.
De qualquer modo, o restauro dessa maravilha é uma boa notícia.
Beth Lima
Pensei a mesma coisa que o José Rodrigues.
Talvez, se fosse colocada num outro ambiente mais amplo, com todos os cuidados necessários à restauração, os trabalhos dos peritos poderiam ser acompanhados através de paredes de vidro. Dessa forma, todos poderiam admirá-la e conhecer um pouco desse importante trabalho.
Seria uma pena que as pessoas que nunca visitaram o museu, fossem privadas de sua contemplação.
Marcos
É mesmo de tirar o fôlego!
Uma restauração à vista do público seria formidável!
Vale lembrar que no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, há uma das últimas moldagens feitas a partir da escultura original.
José Rodrigues
Acompanho todos os comentários.
Uma das minhas peças favoritas do museu pelos motivos indicados.
Poderiam colocar uma estrutura de vidro em volta permitindo acompanhar o restauro permitindo aprender como ele será realizado.
Já vi que terei que voltar ao museu para ver seu aspecto original se é que ele pode ser recuperado mesmo.
Nilza Freire
A Victoire para mim, além de ser de uma beleza indescritível, eh também um importante atrativo no Louvre, já que podemos admira-la assim que subimos os primeiros degraus da escadaria. Por isso, nao seria justo oculta-la durante a restauração, apenas o trabalho poderia ser realizado em horários de nao funcionamento, majoritariamente, de forma a permitir que os visitantes continuem a contempla-la
Sil
Seria mesmo muito bacana que o público pudesse acompanhar as obras de restauro. Seria pedagógico também.
jane
Não seria justo afastá-la de nossos olhos. Uma das coisas mais bela vista no Museu. Espero retornar a Paris em breve e quero revê-la.
Ládea
Eu não sei traduzir em palavras o que esta obra me passa. Fico em êxtase quando a vejo. Na minha opinião é uma das mais belas peças do Museu.Acho que o público poderia acompanhar esta restauração.
eymard
Para mim a obra de maior impacto. Seja por ela própria (quanto mais nos aproximamos, mais percebemos a sutileza do trabalho; a roupa colada na pele; a força e a leveza…enfim!), seja pela posição que ocupa no museu (ao final do primeiro lance da escadaria. O que permite ve-la por baixo; ve-la em aproximaçao; ve-la de perto e se afastando…). Espero que mantenham aberta ao publico no período da restauração. Seria interessante também acompanhar trabalhos de restauraçao de uma obra como essa.
Adriana Pessoa
Seria o ideal que ela ficasse, mesmo sendo restaurada, aos olhos do público.
Apreciá-la poderosa no alto da escadaria é certamente uma das mais lindas visões que se pode ter na vida.