Por Patrícia
Essa viagem superou todas as minhas expectativas. Mas antes de partir, me desapeguei de muitas fantasias para poder viver a Provence do jeito que ela é e não como pensava que fosse.
Nosso objetivo era conhecer Valensole e seus campos de lavanda, Moustiers Sainte-Marie e Gorges du Verdon em apenas um final de semana. Muitas dúvidas existiam sobre as “visitas” aos campos de lavandas e girassóis. Já havia separado endereços que disponibilizavam o “tour” pelas plantações mas, para minha surpresa, os campos de lavanda ficam na estrada.
Foi fácil conhecer tudo: bastou parar o carro e aproveitar o espetáculo das cores, dos aromas e o som das abelhas.
Próxima parada, Moustiers Sainte-Marie, uma cidade pitoresca com uma natureza especial. É uma típica cidade do interior da França com pequenos restaurantes, lojinhas de presentes e turistas para todos os lados. Da igreja, no alto da colina, você curte um lindo visual do lago Saint-Croix. Imperdível!
Após Saint Marie, fomos em direção ao Canyon du Verdon.
Confesso que fiquei amedrontada, pois a estrada é estreita, na beira de um penahasco e os carros não andam tão devagar quanto deveriam. O passeio foi ótimo mas cansativo. O percurso até ao ponto mais alto demorou 1 hora. Mas valeu, pois lá de cima curtimos uma bela paisagem. Lindo o Rio Verdon passando no meio da cadeia de montanhas!
De lá fomos pernoitar em Valensole e no dia seguinte partimos para o lago Saint-Croix.
Alugamos um barco elétrico para um passeio de uma hora. Quando entrei no Canyon e me deparei com aquelas montanhas e as águas cor de esmeralda pensei: “Obrigada universo!” Impossível descrever. O lugar é muito mais bonito do que as fotos e este dia ficará para sempre em minha memória como um dos dias mais lindos da minha vida.
No caminho de volta, nos deparamos com um campo de girassóis para completar a beleza da viagem.
A única coisa que mudaria seria o local escolhido para passar a noite. O nosso Gîte em Valensole foi ótimo mas distante do lago. A melhor cidade para se hospedar seria Moustiers Sainte-Marie.
Participaram dessa viagem, Patrícia, Ricardo, Milena e Jardel.
Como ir de Paris até Moustiers Saint-Marie
Como a região é muito montanhosa a grande maioria das cidades por lá não possuem estação de trem. O mais indicado é alugar um carro em Aix-en-Provence ou Marseille e aproveitar o belo passeio pela região.
- Trem: a viagem de Paris até Aix-en-Provence tem cerca de 3h40 de duração e Paris até Marseille cerca de 3h20. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Avião. A viagem de avião até Marseille dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Carro: a viagem até Moustiers dura cerca de 8h20, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: é possivel ir de ônibus até Aix-en-Provence e Marseille, esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Aix ou Marseille têm cerca de 12h. Consulte valores, horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
No site da cidade de Moustiers Saint Marie é possivel conferir as opções de transportes, coordenadas geográficas e horários de ônibus e trem local (entre Marseille e Monosque), para organizar a sua visita com mais precisão, clique aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
120 Comentários
Patricia
Oi Carmem
Fiz o comentário para a Adriane que tem as mesmas dúvidas que você. Esses passeios que dependemos da ajuda da natureza (rs), são sempre uma incógnita, por isso, para não correr muitos riscos, escolhi o mês de julho. Tive a oportunidade de conversar com um francês de Aix-en-Provence e com uma brasileira que morou dois anos nessa região. Quando os questionei sobre o melhor mês, eles falaram: Vá em julho, pois não tem como errar. Mas, acredito que no final de maio, junho, julho e alguns dias de agosto, você possa curtir esse visual fantástico.
Sei que a Provence é linda, mesmo sem Lavanda, mas elas dão um toque super!!!
Patricia
Oi Suely
Desejo que volte da Provence cheia de boas energias
como eu voltei! Depois escreve um poquinho sobre a sua viagem.
Patricia
Adriane
Antes da viagem, pesquisei bastante sobre a Provence . Em todos os sites , blogs e livros que pesquisei, citavam que os melhores meses para encontrar os campos de lavanda lindos seria junho, julho e agosto, porém, a cada ano pode mudar um pouquinho, pois o verão pode demorar um pouco mais a chegar. Em agosto, já acontece a colheita logo, muitos campos já estão limpinhos, sem plantinhas!!! Por tudo isso, escolhi o mês de julho. Os campos são ainda mais lindos ao vivo e o aroma da lavanda (na verdade dizem que é lavandin), é marcante.
A Lina escreveu um post sobre a Provence e deu muitas dicas. Aqui no conexãoparis, vai encontrar muitas respostas para vc planejar sua viagem.
Adriana Pessoa
Maravilha de fotos, de lugar!
Já fui a Provence, faz tempo, mas preciso voltar!
Muita coisa ficou sem ser vista! Amei seu roteiro porque amo lugares com água, rios, mares, lagos….
É onde me sinto melhor.
Bjs.
Alessandra
Adoriei o texto e as fotos estão lindas, deu pra reviver toda a viagem que fiz a Provence no final de junho, lugares românticos sem fim. Eu e meu marido alugamos um carro e em 5 dias deu pra conhecer quase tudo. Quando fizemos esse roteiro do post foi um dos dias mais lindos. Os campos de lavanda de Valensole eram os que estavam mais floridos, Moustiers Sainte-Marie foi eleita a minha cidade preferida e as águas do Gorges du Verdon são indescritíveis. vou deixar aqui uma dica de um lugar que encontramos por acaso depois que estivemos em Arles, chama-se Château d`Estoublon, era domingo e estava acontecendo um brunch nos jardins do Château. Eles tbém tem um loja linda de vinhos, azeite e muiiitas delícias. Foi um dos pontos altos da viagem.
Adriane
Qual o período em que podemos ver os campos de lavanda do jeito que aparecem na foto?
Suely
Patrícia
Viagem maravilhosa. Seu relato vai me ajudar bastante, obrigada! Bjs
Carmen Nistal
Esse será meu próximo roteiro…amei as dicas e gostaria de saber qual a melhor data para se ver os campos de lavanda em flor. Maio ou Junho? obrigada por mais essa dica.
eymard
Bela viagem. Fotos maravilhosas. Gostei do modo como voce iniciou a viagem. Desapegando das fantasias e expectativas. Esse um ótimo segredo. Chegar “vazio”. Deixar que os olhos sejam realmente a janela da alma e manter-se alerta, como os caçadores.
Maíra Teixeira
Que lindo!