Mais uma dica para a lista de presentes de Paris. Os sabonetes Fragonard, fabricados pelo famoso parfumeur francês cuja usina se encontra em Grasse, perto de Cannes, Nice e Aix-en-Provence.
A usina pode ser visitada. Os turistas seguem as fases da produção de perfumes, sabonetes e presentes perfumados. Em Paris, a marca possui um pequeno museu ao lado da Opera Garnier (9 rue Scribe 75009 Paris). Devo confessar que nunca o visitei. Existem várias lojas Fragonard em Paris, uma delas dentro do Louvre.
Carrousel du Louvre 99 rue de Rivoli.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
52 Comentários
Marcello Brito
Volto a insistir na tecla porque é importante no momento essa reflexão: a cultura ocidental deve muito aos arabes.
Para a recuperação de toda a nossa tradição helenica e grega e para a normatização de certos costumes tão ocidentais foi primordial a invasão da espanha pelos mouros no sec 7 ou 8.
Ontem por acaso eu lia que foram os mouros em córdoba que introduziram a divisão das refeições em entrada, prato principal e sobremesa.
Foram eles que fizeram essa separação.
Antes tudo era servido ao mesmo tempo e sem distinção ou valoração. eles estabeleceram pratos de suave paladar na entrada, carnes e pratos de tempero forte como prato principal e pratos doces e frutas como sobremesa.
Como a tecnica avançada da elaboração do vidro também foi introduzida na europa pelos mouros, eles por uma questão de higiene e tb de estetica, aposentaram os copos de prata, estanho ou outro metal que eram usuais nas cortes ocidentais e inauguraram o habito do copo de vidro e com diferentes formatos para variadas bebidas. O sucesso como se sabe desses costumes então exóticos foi estrondoso e mudou para sempre a nossa mesa.
E por falar em perfume, o mais famoso deles todos o chanel n 5 tem uma estória triste por tras de todo o sucesso que mistura paixão, intriga, nazismo e delação. Conto mais adiante…bjs…
Eymard
Mirelle Siqueira,
fiquei curioso sobre essa história do “sabonete” e fui pesquisar. A matéria abaixo é da superinteressante (revista abril). Na verdade os franceses não inventaram propriamente o sabonete. Eles inventaram o “nome”. Veja que interessante:
Os inventores do sabão foram os fenícios; mais tarde, os espanhóis acrescentaram óleo de oliva, para dar um cheiro mais suave ao sabão; o nome sabonete foi dado pelos franceses.
O sabão foi inventado pelo fenícios, seiscentos anos antes de Cristo. Eles ferviam água com banha de cabra e cinzas de madeira, obtendo um sabão pastoso. O sabão sólido só apareceu no século VII, quando os árabes descobriram o processo de saponificação – mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica, que depois de fervida endurece. Os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar ao sabão um cheiro mais suave. Nos séculos XV e XVI, enfim várias cidades européias tornaram-se centros produtores de sabão – entre elas, Marselha, na França, e Savona, na Itália. Foi da cidade de Savona que os franceses tiraram a palavra Savon, sabão, e o diminutivo Savonnette, sabonete.
MIRELLE SIQUEIRA
Vocês sabiam que foram os franceses que inventaram o sabonete? Contraditorio né?
http://www.13anosdepois.blogspot.com
suely
Lina e Katia Matos
Ótimas sugestões para presentes,obrigada.bjs
Luiza
Bom pro dia dos namorados!!!! que ja esta chegando
bjs
http://www.oguiadeparis.blogspot.com
Ana
Adorei o blog!
Voltarei.
KATIA MATOS
Em outubro estava em Paris e uma amiga me levou a uma loja Fragonard em San German; tudo é maravilhoso, os perfumes em suas embalagens especiais pra conservar melhor, não são em vidros e sim em garrafas de aluminio, são enebriantes e envolventes…. comprei tambem uns acessórios pra casa e um porta-niquel pra mim, tudo lindo e ótimo preço; vale pela qualidade e beleza.
NADIA B
Ótima dica para presente… adoro sabonetes e outros produtos perfumados.
Claudia W.
Estive em Grasse em outubro passado e visitei a fábrica da Fragonard.
Gostei muito e Grasse é uma gracinha.
Mas o melhor foi o perfume de flor de laranjeira da Fragonard.
Neste calor infernal do Brasil não dá para usar qualquer perfume e este foi o meu eleito este ano. Recomendo.
Ah! E o preço é excelente!!!
(Observem os produtos bordados nas lojas da Fragonard em Paris – dá vontade de comprar tudo, mas os preços são salgados)
eidia
Será que alguem já percebeu, como eu, que os sabonetes franceses tem perfumes deliciosos, mas ao contrário dos perfumes, que fixam que são uma maravilha, assim que eles são molhados o cheiro some como por milagre. Já fiz experiência com vários, inclusive com alguns bem famosos e caros. Os nossos sabonetes deixam um cheirinho super gostoso .
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com