Por Zildinha, guia do Conexão Paris para visitas guiadas aos museus e passeios por Paris
Não poderia ser diferente. Luís XIV, conhecido como Rei Sol pela atenção meticulosa que teve com a própria imagem, não deixaria de fora o cuidado com suas madeixas.
A história das perucas de Luís XIV tem início na sua juventude e o monarca detalhista não inicia o uso das perucas por acaso. Com apenas 19 anos, o jovem Rei francês sofreu uma grave febre tifoide. Na tentativa de salvar o monarca, os médicos utilizaram em altas doses um medicamento tóxico. Ele sobreviveu, mas o tratamento provocará uma calvície precoce no vaidoso Louis XIV.
Preocupado com sua imagem, Luís XIV criou para si e para a corte um novo estilo de cabelo: a peruca longa. As perucas já existiam, mas partir deste momento elas se tornaram moda e hábito entre os nobres.
Perfeccionista e completamente obcecado por detalhes, o Rei Sol estimula a fabricação de diversos tipos de peruca. Umas feitas com cabelos humanos e outras com crinas de cavalos, perucas variadas estavam sempre à disposição do Rei.
A peruca tornou-se um símbolo de beleza. Meninos, meninas, adultos, idosos a usavam. Peruca não era mais um acessório para esconder a calvície e sim um hábito elegante. Todos imitavam o Rei. Os falsos cabelos tornaram-se um padrão de beleza que superou a beleza dos cabelos naturais.
Conta a história que Luís XIV, apesar de utilizar as perucas, ainda deixava alguns poucos cachos de seus cabelos encaracolados aparentes, frente às orelhas. Com o tempo esses também se foram e restou-lhe apenas as madeixas artificiais.
Ao invés de revelar uma patologia e uma fragilidade real, a peruca tornou-se um símbolo absoluto, uma distinção social e um hábito da nobreza. A peruca era uma demonstração de força e influência, mais que um estilo, tornou-se uma marca da monarquia.
E assim foi criado um acessório de luxo no século XVII.
O Rei Sol tinha a sua disposição uma centena de perucas de formas variadas. Mas as mais representativas do poder real eram as perucas longas encaracoladas e altas. São estas que simbolizavam o prestígio da nobreza européia.
Como todos os outros símbolos da realeza, a peruca também foi um dos alvos da Revolução Francesa. Por volta de 1789, com a guilhotina, os revolucionários deceparam muitas cabeças que portavam perucas. Irados com os exageros do Rei Luís XVI, os revolucionários puseram fim neste padrão de beleza inaugurado pelo Rei Sol.
E foi assim que este acessório caiu em desuso.
Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris e descubra as visitas guiadas aos museus e os passeios a pé pelos bairros de Paris propostos pela Zildinha, clique aqui e aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Marco Túlio
Adorei este artigo! Parabéns! Adoro estudar a História! Fizemos o passeio a Versalhes com a Zildinha e foi sensacional! Vimos estes detalhes das perucas em várias obras de arte em Versalhes! Um passeio sensacional e maravilhoso!
Uma aula de história inesquecível!
Muito obrigado, Zildinha! Parabéns pelo seu trabalho!
zildinha
Os gastos na corte de Louis XIV eram enormes, ele constroi Versalhes para distrair a corte, sao festas todos os dias mas é Louis XVI quem vai pagar a conta. Imaginem que no reinado de Louis XIV dois mil nobres moravam em Versalhes. O povo foi tomando consciência da desigualdade e uma hora explode.
Roberto Benevides
Na corte de Louis XIV tudo era superlativo. O maior dos reis absolutistas, era chamado de “Roi Solei” pois se comparava a Apolo, o deus sol. Mas foram as extravagancias e os gastos excêntricos de Marie Antoinette que provocaram a revolta da população que estava na miséria. A frase supostamente atribuída a ela “Se não pão que comam brioches” tornou-se célebre.
Mauricio Christovão
A etiqueta mandava tirar a peruca para ser guilhotinado…
Raphael
O rei em questão é Louis XVI e não XIV…
Zildinha
Roberto,
A revolução francesa foi na monarquia de Louis XVI e Maria Antonieta, mas os exageros da corte sempre existiram, principalmente no reinado de Louis XIV (rei absolutista)
Zildinha
Ola Vera, eles usavam sim perucas. A moda das perucas vai até a revolução francesa. Um parêntese (nenhum foi guilhotinado com peruca, ao contrário, os cabelos tinham que estar acima da nuca).
Fabiana Amaral
A Revolução Francesa começou em 1789, Luis XIV morreu em 1715. O estopim da Revolução foi durante o reinado de Luís XVI.
Roberto Benevides
A revolta pelos exageros da corte foi com Louis XVI e Marie Antoinete e não Louis IX
Vera Jordão
Texto delicioso! Adoro história, Paris, rei Sol….! Uma dúvida, porém: os revolucionários, como Robespierre, Danton, etc, não usavam eles mesmos perucas?