Por Zildinha, guia do Conexão Paris para visitas guiadas aos museus e passeios por Paris
Não poderia ser diferente. Luís XIV, conhecido como Rei Sol pela atenção meticulosa que teve com a própria imagem, não deixaria de fora o cuidado com suas madeixas.
A história das perucas de Luís XIV tem início na sua juventude e o monarca detalhista não inicia o uso das perucas por acaso. Com apenas 19 anos, o jovem Rei francês sofreu uma grave febre tifoide. Na tentativa de salvar o monarca, os médicos utilizaram em altas doses um medicamento tóxico. Ele sobreviveu, mas o tratamento provocará uma calvície precoce no vaidoso Louis XIV.
Preocupado com sua imagem, Luís XIV criou para si e para a corte um novo estilo de cabelo: a peruca longa. As perucas já existiam, mas partir deste momento elas se tornaram moda e hábito entre os nobres.
Perfeccionista e completamente obcecado por detalhes, o Rei Sol estimula a fabricação de diversos tipos de peruca. Umas feitas com cabelos humanos e outras com crinas de cavalos, perucas variadas estavam sempre à disposição do Rei.
A peruca tornou-se um símbolo de beleza. Meninos, meninas, adultos, idosos a usavam. Peruca não era mais um acessório para esconder a calvície e sim um hábito elegante. Todos imitavam o Rei. Os falsos cabelos tornaram-se um padrão de beleza que superou a beleza dos cabelos naturais.
Conta a história que Luís XIV, apesar de utilizar as perucas, ainda deixava alguns poucos cachos de seus cabelos encaracolados aparentes, frente às orelhas. Com o tempo esses também se foram e restou-lhe apenas as madeixas artificiais.
Ao invés de revelar uma patologia e uma fragilidade real, a peruca tornou-se um símbolo absoluto, uma distinção social e um hábito da nobreza. A peruca era uma demonstração de força e influência, mais que um estilo, tornou-se uma marca da monarquia.
E assim foi criado um acessório de luxo no século XVII.
O Rei Sol tinha a sua disposição uma centena de perucas de formas variadas. Mas as mais representativas do poder real eram as perucas longas encaracoladas e altas. São estas que simbolizavam o prestígio da nobreza européia.
Como todos os outros símbolos da realeza, a peruca também foi um dos alvos da Revolução Francesa. Por volta de 1789, com a guilhotina, os revolucionários deceparam muitas cabeças que portavam perucas. Irados com os exageros do Rei Luís XVI, os revolucionários puseram fim neste padrão de beleza inaugurado pelo Rei Sol.
E foi assim que este acessório caiu em desuso.
Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris e descubra as visitas guiadas aos museus e os passeios a pé pelos bairros de Paris propostos pela Zildinha, clique aqui e aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Claudia Vieira
Onde encontrar Perucas em Paris ?
Perucas féminines
Rodrigo Lavalle
Claudia, veja na loja Maison de la Chevelure: 77 rue de Vaugirard, 75006. Clique aqui e acesse so site.
Denise Meneses
eiii Zildinha! Adorei sua explicação nesse texto bastante claro. Ilustrou ainda mais a aula de história da arte que você nos proporcionou ao vivo no Versalhes. Adorei te conhecer e aprendi muito com você sobre arte e costumes parisienses atuais e do passado. Obrigada Zildinha, pelo carinho que você teve comigo e com toda minha familia. Bjão meu,do papai , da mamae, Marco Tulio e Tatiana. Até a proxima.
Cezar
Onde comprar perucas no estilo do século XVIII em Paris?
Rodrigo Lavalle
Cezar, pesquisei mas não consegui descobrir um loja que venda perucas nesse estilo aqui em Paris.
Abraços.
Andressa Predebon
O Rei Sol foi Louis XIV, o qual inaugurou a moda das perucas. O rei que foi guilhotinado durante a revolução foi Louis XVI, mas este não era tão vaidoso quanto a sua esposa Maria Antonieta e o seu antecessor Louis XIV. Esses foram os principais símbolos do luxo da realeza, cujos excessos ao longo dos anos, juntos à crise econômica da época, resultaram na Revolução Francesa.
edson
muito interessante !gostei .