Olá pessoal.
Me chamo Amélia Laitselart, moro em Paris desde de 2009.
Quando cheguei aqui decidi aprender o idoma em casa com a ajuda do meu marido que é francês.
No começo, acreditei que seria fácil devido a semelhança entre as duas línguas. Até que consegui me virar bem no francês oral. Escrever é uma outra história. Por isso procurei uma escola para aprender a gramática. Passei por algumas e não gostei de nenhuma. Finalmente escolhi a mais reputada delas, a Sorbonne, e estou adorando.
Faço o Curso de Línguas e Civilização Francesa, no prédio do boulevard Raspail, e estou satisfeita com o método e a competência dos professores. Hoje, quando escuto pessoas dizendo que os cursos da Sorbonne são ótimos, concordo plenamente. Sem contar o reconhecimento internacional do diploma.
Em 2012 e 2013 eu fiz o curso noturno, adaptado para aqueles que trabalham durante o dia. São cursos elaborados para alunos que não possuem tempo livre para revisarem em casa. Os professores privilegiam atividades em classe. São três aulas por semana de 2 horas.
O incoveniente do curso da noite é que o diploma nao tem o mesmo peso que o do curso diurno.
Este ano me inscrevi novamente, mas desta vez no curso clássico diurno. Meu objetivo é melhorar o francês escrito e participar do laboratório de fonética. Difícil aprender a pronúncia correta dos “e”, “é”, “an”, “in”.
No curso clássico os estudantes são mais jovem e os professores exigem bem mais. Temos duas horas de aula por dia, de segunda a sexta. E uma hora de fonética a cada quinze dias.
No último mês do curso os estudantes são avaliados com exame escrito e oral. E, duas semanas mais tarde, participamos de uma linda cerimônia de entrega de diplomas no grande anfiteatro da Sorbonne.
Veja abaixo os cursos que a Sorbonne oferece.
Por semestre:
. curso completo – 20 horas por semana (fonética e o curso de civilização). Preço: entre -1820 euros.
. curso classico – 12 horas por semana (fonética em labolatorio). Preço: 1550 euros.
. curso intensivo – 25 horas por semana (fonética em laboratorio e o curso de civilização). Preço: entre – 2980 euros.
. curso da noite – 6 horas por semana (opção curso de civilização). Preço: 870 euros.
Por dois meses:
. curso de inverno – 1550 euros.
. curso de primavera – 1550 euros.
Sorbonne: 214 boulevard Raspail, 75014 Paris ([email protected] / www.ccfs-sorbonne.fr)
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
118 Comentários
Natercia Cristina da Silva
Eu sempre quis aprender francês. Quando eu puder vou fazer o curso completo. Ter aulas de fonética é excelente. Tem aquele “u” de avenue, que eu tenho dificuldade de pronunciar. Eu já estudei na Aliança Francesa, quando era adolescente. Adoro o idioma francês. Mas você está certa falar é uma coisa, escrever é outra. Acho o máximo poder estudar na Sortons. Parabéns!
Fátima caldas
O post veio a calhar, informações pertinentemente deixou claro, pode- se dizer tudo. ( à parte , deixem os erros de grafia de outros pra lá) . Agradeço. Fátima
Adriana
Tenho as mesmas dúvidas da Ilana. Se alguém ajudar, agradeço.
Rodrigo Lavalle
Adriana, a Sorbonne tem um serviço de recepção que ajuda seus estudantes a encontrar uma moradia. Pesquise nesse página do site da instituição: http://www.ccfs-sorbonne.fr/Housing.html.
Você pode fazer a inscrição através do site: http://www.ccfs-sorbonne.fr/-Inscription-.html?lang=en.
Abraços.
Sonia Quaresma
Amélia. Agradeço muito as informações! É provável que quem não sabe quase nada de francês possa se inscrever num dos cursos mencionados e conseguir acompanhar? Qual deles é o mais básico? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Sônia, nessa página http://www.ccfs-sorbonne.fr/spip.php?page=recherche&recherche=adv você consegue pesquisar os cursos que a Sorbonne oferece. No quadro à direita, em “Pedagogical constraints”, você pode escolher o nível A0 (para quem não sabe nada) ou o nível A1 (iniciantes) e assim por diante.
Abraços.
Sonia Quaresma
Céus! Paula Junqueira!!! Agradeça a indicação e não seja chata!!!! Mas já que abriu a discussão vamos lá: não e são não são acentuados, possuem uma notação léxica (~til) que indica a nasalização do “a”.
fatima
Excelente post. Achei desnecessario as “correções” sugeridas por uma outra leitora, até porque, exageros “machadianos” a parte, quando se tecla em Ipod, etc. nem sempre sai o que a gente escreve acentos , z, s, quase tudo é automaticamente trocado …
Paula Junqueira
Olá, adorei seu texto. Mas, por favor, revise-o antes de publicá-lo:
– O correto é “idioma”, e não “idoma”.
– Corrija a palavra “civilisação”, o correto é “civilização”.
– A palavra “diúrno” não tem acento
– A palavra “sao” tem acento.
– No trecho “não possuem tempo livre” o correto seria dizer “não têm tempo livre”, pois “possuir” é ter posse de, ter como propriedade, não é possível possuir “tempo”.
– A palavra “não” tem acento.
– Há erros no uso da vírgula também…
Adoro a língua portuguesa e acredito que devemos prestigiá-la antes de aprender uma língua estrangeira.
Gisele
O curso de verão intensivo é também muito bom para quem não pode acompanhar um curso regular.
Já cursei dois níveis e recomendo!
helena nardini
Gostaria de fazer o curso noturno. Gostei das informações, porém há o quesito : moradia. Se vc tiver informações p/ me dar, acharia muito bom. Obrigada e SUCESSO ..
Rodrigo Lavalle
Helena, a Sorbonne tem um serviço de recepção que ajuda seus estudantes a encontrar uma moradia. Pesquise nesse página do site da instituição: http://www.ccfs-sorbonne.fr/Housing.html.
Abraços.
ilana cantergi de cantergi
Gostaria mto de cursar francês na sorbonne, ja fui 3x a paris e sei me virar bem na cidade. Porem, nao tenho ideia da onde ficar neste tempo nem como contratar o curso. Pode me dar uma ajuda e dicas? Desde ja agradeço.
Rodrigo Lavalle
Ilana, a Sorbonne tem um serviço de recepção que ajuda seus estudantes a encontrar uma moradia. Pesquise nesse página do site da instituição: http://www.ccfs-sorbonne.fr/Housing.html.
Você pode fazer a inscrição através do site: http://www.ccfs-sorbonne.fr/-Inscription-.html?lang=en.
Abraços.