Durante a revolução francesa, os sinos da catedral Notre Dame foram fundidos. O único sobrevivente é o famoso sino Emmanuel.
Com grande entusiasmo a catedral inaugura um conjunto idêntico ao existente nos séculos passados. Sábado, dia 23 de março às 17 horas, os oito sinos novos tocarão pela primeira vez. Se você estiver em Paris, programe-se para estar nas imediações da Notre Dame neste horário. Você escutará a reprodução do som das épocas anteriores à revolução.
Os sinos tocarão forte e alto, em Grand Solennel, com intervenções do coro das crianças.
Você pode comprar ingressos para visitar as torres da Notre Dame aqui no conexão Paris, em nossa lojinha. Evite filas no local.
Foto: Le Monde.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
27 Comentários
Lenna Ranghetti
É Nilza! A marcação é sobre os Pitaqueiros…Rsrsrs
Cristiane Pereira
Essa história dos sinos é linda, e a “inauguração” deve ter sido uma emoção só!
Nilza Freire
Lenna, você tinha mesmo razão! Voltei para reler o post…
Mônica SA
Cláudia Oiticica e Lenna
Muito obrigada pela atenção.
Cláudia Oiticica
Mônica,
na maioria das vezes, consigo ver no Youtube. Fui dar uma checada, mas ainda não estava lá.
Tem um outro Des Racines et des Ailes sobre Notre Dame, mas não é o da comemoração dos 850 anos. Daqui um tempinho dê uma checada, que, certamente, vai estar lá.
Quanto à TV5, eles vivem repetindo milhares de programas, mas infelizmente, não fazem o mesmo com o Des Racines. Uma pena!
Este é o link da chamada do programa.
http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/programmes/p-80-s2-z73-lg0-DES-RACINES-DES-AILES.htm?prg_id=502762&
Lenna Ranghetti
Monica, se acompanhares a programação da TV5 Monde, vais ver que eles repetem a programação, tanto durante a semana como tempos depois.
O programa sobre o sinos foi, realmente, maravilhoso!
Mônica
Cláudia Oiticica
Eu não assisti ao programa. Entrei no site da TV5, mas o programa não está disponível. Teria algum site onde eu poderia encontrar o programa?
Cláudia Oiticica
Maravilha! Semana passada o Des Racines et des Ailes, foi todo dedicado à Notre Dame. Mostrou todo o processo de produção dos sinos na Normandia, e o transporte até Paris, com direito a uma entrada triunfal pelo Champs Élysées.
Nilza Freire
Adorei o post! Não fico tão triste de não estar no dia inaugural, eu acho que já vale muito poder estar lá em qualquer data deste ano para “admirar” a Notre Dame com seus sinos em seus 850 anos de existência. Isso sim não perco de jeito nenhum!
Dia 23 deve ser um espetáculo e tanto, espero que tenha algum modo de ver algum trechinho na mídia…
Lenna Ranghetti
Que lástima, mesmo, não estar lá! É um acontecimento único a inauguração desses sinos acompanhados pelo histórico Emmanuel!!!