Na França eles são chamados de “confidente”. No Brasil, de “conversadeira”. São aqueles sofás de 2 lugares em forma de “S” onde as pessoas se assentam uma virada para a outra.
Confidente ou conversadeira
Ele foi criado na França do século 19, durante o Segundo Império, com o intuito de aproximar os interlocutores e facilitar as conversas e, mais especificamente, a troca de confidências, daí o nome “confidente”. Para surpresa geral, o novo sofá foi um sucesso na corte do então Imperador Napoleão III.
Versão contemporânea do “confidente”
Empolgados com esse sucesso, os artesãos da época desenvolveram o conceito um pouco mais e, a partir do “confidente”, criaram um sofá de 3 lugares em forma de hélice. Seu nome? O “indiscreto”! Aquele que se mete na conversa particular de duas pessoas.
O “indiscreto” nos apartamentos de Napoleão III, no Louvre.
O “indiscreto” também foi bem popular durante o Segundo Império e podia ser encontrada nas várias residências de Napoleão III, inclusive no Château de Compiègne.
Aqui entre nós, imagino que o sucesso do “indiscreto” tenha mais a ver com sua forma curvilínea, sensual e elegante do que propriamente pela sua praticidade e funcionalidade.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França. Lá você encontra a visita guiada ao Louvre com a guia Zildinha Figueiredo, clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
0 Comentários