Nas minhas primeiras férias francesas, em julho 1986, fiquei surpresa com o ritual de verão “cartão postal” dos meus amigos. De tempos em tempos, a tarefa principal era encontrar um café com varanda agradável e ao lado da pression gelada, a pilha de cartões postais enviados aos amigos, colegas de trabalho e família.
Para vocês terem uma idéia da importância do cartão postal naquela época, mesmo com os emails, SMS e cyber-cartões, mesmo diante de uma queda de 70% da venda dos cartões, os franceses ainda colocam no correio, hoje, 600 milhões de unidades ou seja 10 cartões por ano e por habitante.
No Brasil, o cartão postal nunca fez parte dos rituais de verão da minha família e permaneci impermeável à esta prática. Mas presenciei durante todos estes anos cenas de choros e caras amarradas dos netos diante da tarefa obrigatória: o cartão postal para os avós. Presenciei também o prazer de respeitar este gesto tradicional, o prazer em escolher com carinho uma carte postale fora do comum e sobretudo, presenciei o prazer em receber um belo cartão com palavras carinhosas.
Neste verão, nas minhas férias ilhadas na Córsega, convivi alguns dias com adolescentes-geeks suiços, netos de um vizinho parisiense. Qual não foi a minha surpresa ao vê-los, entre a praia e os cursos de esporte de verão, respeitaram com aplicação o envio de cartões postais – reais e não virtuais – aos amigos suiços e parentes franceses.
Desejo muitos anos de vida aos pontos de venda de fotos da torre Eiffel e de pôr do sol no Mediterrâneo e me pergunto se no Brasil ainda enviamos cartões postais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
42 Comentários
Débora
Qual o meio mais rápido e seguro para que uma carta simples remetida em Paris chegue no Brasil?
Marcela Biehl
Olá
As informações postadas dia 03/06/2014 estão valendo?
Merci
Rodrigo Lavalle
Marcela, sim.
Roberto
Colecionei cartões postais por muitos anos
mas hoje minha coleção não existe mais.
Bons tempos onde trocava com pessoas de toda parte, Se alguém quiser trocar cartões postais comigo segue meu endereço. Beto . Rua Pedro Voss, 494 Rio Branco cep. 88350-760 Brusque- SC.
Camila
Uma pergunta boba: onde comprar selos em Paris, para enviar os cartões postais ao Brasil? E qual o selo correto para este envio? Muito boba a pergunta??
Rodrigo Lavalle
Camila, você pode comprar selos nos ‘tabacs’ que são os cafés que vendem cigarros ou nas agências dos correios (La Poste) espalhadas por Paris. Existe uma agência dentro do Louvre.
Abraços.
Milton de Oliveira
Coleciono cartões postais e tenho preferência quando tem algo escrito no verso, pois fico imaginando o que motivou aquela pessoa a escrever e enviá-lo.
Se alguém desejar colaborar com minha coleção, aceito doação ou podemos trocar.
Aline
Muito obrigada Lina, vou perguntar assim que chegar no hotel!!! E com certeza vou enviar vários… hehehe