Foto: Banho Turco de Ingres
Acabei de ler o resultado de uma pesquisa sobre a prática do banho dos europeus.
Vamos lá:
– 84% dos franceses tomam um banho todo dia. Em seguida temos: 83% para os espanhóis, 69% para os austríacos, 64% para os alemães, 60% para os italianos e 57% para os belgas…
Grande surpresa, não? Desde datas imemoriais escuto comentários sobre a falta de higiene dos franceses. Eles são os mais limpos da Europa.
A porcentagem da população francesa que não toma banho todo dia é baixa (16%). A mesma pesquisa no Brasil, qual seria o resultado? Penso nas pessoas classificadas na categoria de SDF (sem domicílio fixo) ou aqueles que vivem em situações de extrema miséria.
Uma amiga brasileira, que conhece bem o Japão, me contou que os japoneses consideram nossa higiene precária.Um fato que os choca é o hábito de termos sapateiras no mesmo espaço onde penduramos vestidos. E o uso dos mesmos sapatos para ambientes externos e internos, é, para o japoneses, um grande problema de higiene.
De todas as maneiras a questão central não é o banho ou se tiramos o sapato na porta da entrada. Ela está mais relacionada com olfato do que qualquer outra variável. E esta questão envolve toda a organização da sociedade. Claro que tomar banho e deixar os sapatos do lado de fora é melhor do que o contrário. Mas quando entramos em contado com o estrangeiro, não são estas variáveis que contam na nossa apreciação. É o olfato. Uma vez fiquei ao lado de japoneses no RER do aeroporto para Paris. O cheiro de peixe podre era tão forte que aos poucos todos mudaram de lugar. Eles deveriam ter na malas produtos da culinária japonesa e estavam tranquilos, lendo, banhados pelos odores e lembranças da infância.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
95 Comentários
Erika
Sou descendente de franceses, e casada com uma descendente de alemães. Ele costuma folgar em mim por causa dos franceses e o pouco banho! Quando vejo uma pesquisa assim, eu que folgo nele. Já estamos juntos há 30 anos, acredito que somos cheirosos e limpinhos, né? Ou nos acostumamos com os nossos odores? Hheehe Já dormi sem banho!!! 🙂 Quem, não?
Shirley Alexandra
Fui a Paris em outubro. No trajeto de trem Veneza – Paris tivemos como cia dois franceses. Nunca vi cheiro mais desagradável em toda minha vida. Precisei borrifar perfume na cabine por diversas vezes para aguentar a viagem. Obviamente a minha cama era a última, assim não viam a ação. Mas com certeza sentiram.
Lilian
Estatísticas!!! argh!
Lembrem-se que inverno europeu dura muito e é intenso, portanto banhos são dispensáveis…. quanto à higiene íntima certamente existe, quem se habilita fazer uma estatística????
Moshe
Bicarbonato de sódio neles!
Maurício Christovão
Na minha primeira vez em Paris, numa confeitaria na Rue de Mouffetard, a atendente, com a mesma mão que pegou o dinheiro, me entregou uma tartelette deliciosa. O único sinal de preocupação com a higiene era um minúsculo pedaço de papel de pão por debaixo da tal tortinha. Mesmo assim, não vejo grandes motivos para preocupação, pois não me consta que os franceses estejam em extinção…
Solange Florencio
Nao consegui abrir o link da pesquisa. Achei uma outra pesquisa de 2012 onde 20% dos franceses tomam banho todos os dias.
Em 2 anos mudou-se tanto assim?
Por isso queria ver o link da pesquisa, mas quando a gente clica a pagina fica em branco.
Rodrigo Lavalle
Solange, o artigo acima é antigo, de 2010, talvez por isso o link não funcione mais. A pesquisa de 2012 que você achou é mais atualizada.
Abraços.
Carla Bianchi
Não importa que eles tomem banho se continuam cheirando forte haha Então vamos criar uma porcentagem sobre: Quantos franceses usam sabonete no banho e depois desodorante?
haha E comparar com o Brasil é sacanagem, temos que comparar economias e educações similares, com o nível de educação dos franceses seria comparável a classe média brasileira que com toda certeza seria 100% de banho, 100% de sabonete e 100% de desodorante!
Mas brincadeiras a parte, a França pode “cheirar estranho” no verão, mas no inverno as pessoas não cheiram e se vestem tão bem que é como “Perfume para os olhos”
Celi Gomes
Pode até ser que a maioria dos franceses tomem banho diariamente, mas todas as pessoas mal-cheirosos que encontrei em viagens foi em Paris ou em aviões a caminho da cidade luz. No caso das viagens aéares eles nem eram franceses – um parecia ser alemão e outra era africana e tinham um cheiro insuportável de CC. Por sorte pude mudar de assento no vôo…
Nady Ferreira Fialho
Morei na França por um ano,quando fui disseram-me que teria problemas com os banhos, tomo pelo menos dois por dia. Mas fui feliz,hospedei-me em uma casa que tinha uma sala de banhos das mais bonitas que já vi em minha vida e podia escolher como tomar meu precioso banho. Os outros tresmoradores, franceses de uma mesma família também eram adeptos de um bom banho. Graças a Deus não tive nenhum problema com meu olfato por lá. So estive em lugares limpos e a única ressalva é pelos cachorros que estão com os franceses por toda parte. Mas isso também já está acontecendo por aqui.
Dillemba
Lina, Rodrigo, fiquei estressadíssima com os pitacos da Silvana e da Cristina. Por favor digam que não é verdade que eles não lavam as mãos após ir ao banheiro. Se não, como poderei novamente fazer uma refeição em restaurante? Ou quem sabe vocês fazem um post sobre os restaurantes em que a higiene da cozinha seja comprovada.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, adote o lema “o que os olhos não vêem o coração não sente”. Já vi o barman do bar que eu frequento ir ao banheiro, passar pela pia e não lavar a mão, voltar para atrás do balcão, encher a mão de gelo picado e colocar no copo do freguês. Nessa sequência rápida e sem cortes.
Abraços.