O Museu Picasso, reaberto na região do Marais depois de 5 anos de obras, possui um imenso acervo de obras do pintor que merece ser visto.
O Museu Picasso reabriu oficialmente suas portas no dia 25 de outubro de 2014 depois de quase 5 anos de reformas, brigas, embargos e dificuldades. O prédio onde ele funciona, o Hôtel Salé, foi construído entre 1656 et 1659 por Pierre Aubert, um coletor da gabelle, um imposto antigo sobre o sal. Daí vem o nome do prédio: “salé” significa salgado em francês.
A primeira versão do museu foi inaugurada em 1985 e, também naquela época, foram necessários 6 anos para transformar o prédio original em um local adequado para abrigar e exibir as obras de arte, além de receber grandes grupos de visitantes.
O novo museu
O museu atual é bem grande em área e em acervo, é preciso ter paciência. São mais de 5.000 obras cobrindo todas as fases de Picasso, além de milhares de peças de arquivo: esboços, documentos e registros fotográficos do pintor e de sua atividade artística. Tudo isso foi passado ao estado francês pelos herdeiros de Picasso nos anos 70 como dação.
O subsolo tem um tom didático e foca nos ateliers de Picasso e no seu processo criativo. Não deixem de ver a série de fotos mostrando a evolução da pintura do quadro Guernica e a desconstrução que Picasso fez na figura do touro.
A partir do térreo e até o segundo andar o percurso é cronológico e podemos ver a evolução das fases e do estilo do pintor. Várias obras iniciais ainda seguiam o contexto das artes da época e outras apresentam influências de diversos pintores famosos.
No terceiro e último andar ficam as obras de grandes mestres da pintura que faziam parte de coleção particular de Picasso. São quadros de Cézanne, Gauguin, Matisse, Renoir, Braque, Modigliani, Miró, etc e desenhos de Degas, Chirico e Giacometti. Algumas obras do próprio Picasso estão também expostas aqui, como forma de comparação.
No museu há também um café que, apesar de pequeno, possui um terraço super agradável que se debruça sobre o pátio de entrada do museu. O ideal é ir em um dia de sol.
Eu visitei o museu em um domingo do mês de fevereiro e fiquei por volta de 35 minutos na fila. O aconselhável é comprar o ingresso com antecedência, clique aqui. Em determinados dias, mesmo já tendo ingresso, a fila para entrar pode demorar 1 hora.
Informações práticas
Musée National Picasso: 5 rue de Thorigny, 75003. Metrô Saint Sébastien – Froissart, linha 8.
Horários: aberto de terça a sexta de 11:00 as 18:00 e sábado e domingo de 09:30 a 18:00.
Preço: 14€. Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário ao Museu Picasso.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
32 Comentários
Majo Malamut
Olá, estou indo com uma amiga para Paris e chegaremos no dia 01 de janeiro de 2017. Vcs poderiam informar quais museus são gratuitos no primeiro domingo do mês?
Rodrigo Lavalle
Majo, dia 1° de janeiro é feriado, a maioria dos museus estará fechada. Alguns que estarão abertos e são gratuitos no 1° domingo do mês: Centro Pompidou (https://www.conexaoparis.com.br/2016/06/03/o-centro-pompidou-em-paris), Quai Branly (https://www.conexaoparis.com.br/2016/08/10/o-museu-do-quai-branly) e Orsay (https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/05/uma-visita-guiada-ao-musee-dorsay-em-paris).
Pianetti
Após cinco visitas a Paris e encontrara a porta do Museu fechada, desta vez não perderei a chance. Comprei meu ticket pelo site e estarei na porta minutos antes de abrir. A postagem está espetacular, didática, objetiva e extremamente útil. Agradeço a disponibilidade em ajudar.
Fabiana Ramalho
Visitei o museu com minha filha de 6 anos perto do Natal/2014. Tivemos sorte naquele dia, pq o museu abriu mais cedo por causa das festas de fim de ano, então não pegamos fila.
Qdo saímos, já havia bastante gente esperando! Adoramos o passeio, tanto os quadros qto o prédio são lindos… 😉
Bárbara Castro
Os menores de 25 residentes na UE têm que aguardar nas filas ou podem entrar diretamente no museu?
Rodrigo Lavalle
Bárbara, alguns museus têm uma entrada específica para quem já tem ingresso ou não precisa de ingresso. Quando chegar ao local se informe com os seguranças.
Abraços.
Rodrigo
Olá Rodrigo. Sabe dizer se o Museu Picasso tem engrada gratuita nos primeiros domingos do mês? De agosto, em especial. Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, sim.
Abraços.
Eduardo
Antes falaram que ele seria reaberto em setembro de 2014, justamente quando fui a Paris.. fiquei triste por terem adiado a reabertura… mais agora irei novamente em dezembro e dessa vez vou poder visitá-lo.
Fernanda
Ótimo post! Agora estou numa dúvida tremenda… Rsrs
Voltarei à Paris em maio (minha segunda vez) e tenho apenas 4 dias… Estou montando o roteiro e infelizmente tenho que me decidir entre o museu Rodin e o Picasso… Já havia me decidido pelo Rodin, mas esse post me fez repensar a decisão… E agora?!?! Hahahahaha…
Rodrigo Lavalle
Fernanda, difícil, hein? O Museu Rodin tem jardins belíssimos!
Abraços.
Mauricio Christovão
Muito interessante!!! Paris tem sempre uma novidade…Irei com certeza!!!
Ina Melo
Eu o visitei em 1986. Na próxima viagem voltarei. Precisamos de ir muitas e muitas vezes…..
Zileni
Oi Rodrigo! Obrigada pelo texto e pela dica quanto às filas. Já estive lá antes da reforma. Em abril próximo, irei lá novamente. Vc lembra se o “Paris Museum Pass” dá direito ao Museu Picasso ? Grata pela atenção constante com seus leitores.
Rodrigo Lavalle
Zileni, o Museu Picasso não está listado no site do Museum Pass.
Abraços.