Fotos de Charles Devoyer
Às vezes estamos apressados ou distraídos e perdemos o principal. Nosso olhar se contenta com o todo, pronto, visto, tarefa cumprida.
Seguimos nosso caminho e assim perdemos o essencial escondido no detalhe.
Observem a Notre Dame de Paris de todos os ângulos. Admirem as duas torres da fachada principal e a rosácea de vitrais em equilíbrio entre elas. A repartição da fachada entre quadrados e círculos puros inspirou belo texto ao grande arquiteto Le Corbusier. Para ele a harmonia da fachada se encontra neste movimento entre quadrados, representativos de espaço limitado, e círculos, rerpresentativo do ilimitado.
Contornem o monumento pelo outro lado do Sena e serão surpreendidos pelos arcos e pela flexa. Reparem as estátuas dos apóstolos colocadas no teto da Catedral. Eles estão lá, protetores e guerreiros. Fabricados em cobre eles adquirem uma cor verde forte. Eles sobem em direção à flexa para protegê-la.
No alto da flexa se encontra um galo e dentro dele três relíquias: a da coroa de espinhos de Cristo, de Saint Denis e de Sainte Geneviève.
Este conjunto – flexa, galo e seus guardiões – representa o para-raio espiritual de Paris.
Sigam até a ponte Archêveché para verem as costas da Notre Dame. Deste ponto verão muito bem a flexa e seus guardas.
Estas fotos lindas de Charles Devoyer foram tiradas durante um passeio noturno por Paris de bicicleta organizado por Fernanda Hinke. Meia noite em Paris é o momento ideal para vocês admirarem, no silêncio, os detalhes iluminados da Notre Dame de Paris.
Ah! Último detalhe. Na frente da Notre Dame se encontra, no solo, o marco zero das rodovias francesas. A lenda conta que quem pisa neste marco voltará sempre para Paris. Tentem!
Conheça a proposta da Fernanda e seu tour de bike por Paris à noite clicando aqui.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
27 Comentários
Evangelina Sugimoto
Estive em Paris em Fevereiro .
A cidade estava mais tranquila e , a cada dia me sentava de um lado da Notre Dame para admirar os detalhes.Às costas da Dama , indo para a Îlle Saint-Louis , sentei-me por quase uma hora no fiozinho de sol do inverno e pude observar coisas que até então não havia notado , dentre os comentários que você faz neste post. Gostei de saber o que há dentro do galo. Tudo muito simbólico , até psicanaliticamente, não é ?
No mês passado , assistindo um programa de viagem aqui no Brasil , a anfitriã , ao passar pela arquibancada da comemoração dos 850 anos da Notre Dame fez o comentário incrédulo : “Mas quem é que fica sentado ali só olhando para a Notre Dame ?” Fiquei suspensa entre duas considerações : 1- A louca aqui. ; 2- Esta apresentadora realmente não está preparada para curtir Paris. Obrigada. Passei a amar mais a Dama.
Tânia Ziert Baião
O grande prazer de estar em Paris, sem pressa e sem compromisso, é exatamente esse: perder-se nos detalhes arquitetônicos. Tem assunto para várias vidas. Amei o post e as fotos.
Staël
É ver Notre Dame com outros olhos agora!! Lindas fotos!!!
Milena
Ahhhh… Quero fotos nossas postadas também, gente! *brincadeirinha*
Pra quem está ainda considerando a idéia… FAÇAM esse passeio de bike, ver essa catedral e todas as outras coisas maravilhosas de Paris a noite, é sensacional!
Fernanda Hinke
Guilerme,
O passeio de bike noturno acontece de Marco a Novembro. Quando voce vem para Paris? Me escreve um e-mail que te passo todas as informacoes.
Abracos,
Fernanda
FernandaMCM
Não sei se é coincidência, mas como se não bastasse pisar eu fotografei meus pés e do meu marido em 2010 e esse ano voltamos novamente à Paris!
Raphinadas Blog
Adorei esse post! Muito interessante ler sobre o que se pensa de nossos lugares preferidos. Abraços.
Ana Belli
O último detalhe deste post é realmente verdade! Eu pisei e fotografei este marco quando eu estava procurando os pontos do livro “O Código Da Vinci” e, toda vez que vou à Europa, sempre passo por Paris. Amo esta cidade de paixão!!!
Mas eu tenho uma dúvida: até quando vai ficar aquela “arquibancada” na frente da Catedral? Já está lá há um tempão e, não sei vocês, mas acho que isso tira toda a beleza da catedral para quem chega: ao olhar de frente não dá mais para tirar as fotos de cima dos canteirinhos, dos jardins, enfim… Todos os turistas ficam “meio que empilhados” na frente da Catedral. O que acham?
Maria das Graças
Lindas fotos!
A Square Jean XXIII é um ótimo lugar para observação da catedral e para descansar vendo os barcos passarem.
Guilherme
esse passeio acontece no inverno?