Evandro Barreto
Na próxima vez que eu pisar em Paris serei a mesma outra pessoa. Meus novos passos percorrerão antigos caminhos, mas o pó que se levantará será diverso, como diversa será a tradução do que hei de ver e pressentir à minha volta. Envelhecemos, a cidade e eu, talvez mais eu do que ela. Ainda assim, o encanto da descoberta iniciada há tantos anos não cessará de se realimentar de detalhes nunca antes percebidos, de ruelas nunca antes exploradas, de sabores nunca antes experimentados, de mutações ostensivas ou sutis na paisagem urbana, de tensões e seduções acrescentadas a rostos e gestos.
Na próxima vez, observarei que a mademoiselle atrás do balcão continua eterna, no entanto seus olhos brilham um pouco menos e o sorriso ficou mais sábio. Verei pelas ruas menos baguettes sob os braços e mais smart-phones juntos às faces, identificarei generosas promessas de palanque desidratadas em práticas sem glória de um poder despido de alternativas. Mas nada do que veio ou que se foi contaminará a emoção fruída nas galerias e nos museus, nas salas de espetáculos e nas vitrines, na apresentação de um prato requintado, no raio de sol que se esgueira entre nuvens pesadas, num jeito de andar, na rebeldia estudada de uma mecha de cabelos.
Na próxima vez, pensarei que pode ser a última e estarei à altura, porque viver não se adia E viverei momentos desatrelados do antes e do depois, mesmo sabendo que eles já surgem inevitavelmente destinados a fazer parte de um fluxo que ignoro quando, como ou onde desaguará.
Na próxima vez, serei a mesma outra pessoa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
64 Comentários
Ana Guimarães
Belíssimo texto, Evandro Barreto!
Na minha próxima vez (chego dia 10!) farei o mesmo, só que de maneira diferente do que relato aqui: http://ogozodaletra.blogspot.com.br/2011/03/voce-ja-foi-paris-nega-nao-entao-va.html
Lina e demais colaboradores: não vivo mais sem o Conexão Paris, parabéns!
Liliane Lima da Silva
Olá Lina, Faltam exatamente 45 dias para minha viagem a Paris, quais são os últimos detalhes, reserva de hotel ok, livro de bolso da Lina ok, ingresso para torre eiffel too, paris museum pass too, me ajude…..
Lina
Liliane
Compre tickets para a exposição do Hoper. O Museum não dá acesso e você não pode perder.
http://www.grandpalais.fr/grandformat/exposition/edward-hopper/
Silvia
Que texto lindo! Parabéns pelo site!!!
ana atala
Olá !!
Já perguntei aqui tempos atrás e nao tive resposta. Alguém conhece um poema ou música que no final diz…. “conhecer Paris e depois morrer.”
Este texto me fez pensar…. o autor fala em uma provável última vez….
Penso nisso a cada viagem.
E cada viagem fico mais feliz…..
Gratíssima por uma resposta.
Ana
Lina
Ana Atala
Não conheço, sinto muito.
Marcia Lube
Madá
Moi aussi !
Madá
Paris após Dodô é a mesma outra Paris! Obrigada por essa emoção. À bientôt, j’espère
Grace Haber
Sem palavras. Lindo!!!
mirts
Estarei indo em outubro,ou seja,ainda nem fui,mas diante desse texto já estou com vontade de voltar várias vezes.
Parabéns Dodo.
Sandra Abrahim
Palmas,palmas Dodo…da próxima vez eu tambem serei a mesma outra pessoa… vc falou com o coração! Bravo!
Beth Lima
Beth
Ao ler as crônicas do Dodô, sempre imagino vocês dois juntinhos pois parecem ser um casal inseparável e muito feliz.
Boa viagem! Agora falta pouco para o inverno!
Um grande abraço!