O discreto Museu Marmottan é um haut lieu do impressionismo na Europa. Inaugurado em 1934, ele se beneficiou de doações da família de Monet e de outros colecionadores.
La Terrasse de Méric1867 – Huile sur toile – 97x128cm – Signé et daté en bas à droite: Bazille 1867-Association des Amis du Petit Palais, Genève © Studio Monique Bernaz, Genève
O museu apresenta até o dia 6 de julho 2014 uma exposição chamada : Les Impressionnistes en Privé (Os Impressionistas em Privado), reunindo obras de coleções privadas. Uma ocasião única de ver estes quadros e esculturas.
Gustave Caillebotte- Intérieur, femme à la fenêtre.Vers 1880 – Huile sur toile 116x89cm – Signé et daté en bas à droite :G. Caillebotte 1880 – Collection particulière © Comité Caillebotte, Paris
Cinquenta colecionadores se associaram a este projeto e as obras são originárias da França, USA, México, Suíça, Inglaterra e Itália. Veremos obras de Corot, Boudin, Manet, Bazille, Monet, Renoir, Degas, Pissarro, Rodin…
Claude Monet Les Peupliers, automne 1891 – Huile sur toile – 80 x 92 cm – Signé en bas à gauche:Claude Monet – Collection particulière, prêté par l’intermédiaire de la Galerie
Bernheim-Jeune, Paris – © Christian Baraja
O percurso da exposição apresenta o ínicio do impressionismo. Continua com o momento forte em torno de 1874, em seguida os anos 1880/1890 quando o grupo dos impressionista se dissolve e cada um deles traça seu próprio caminho. Para terminar, os últimos anos de Monet, Renoir, Pissarro e Sisley, que foram além do impressionismo.
O Museu Marmottan fica aberto de terça a domingo das 10h às 18h. Visita noturna às quintas até 20h. Fechado nas segundas, 1 de maio, 25 de dezembro e 1 de janeiro.
Museu Marmottan: 2 Rue Louis Boilly, 75016 Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
24 Comentários
Alessandra Olivastro
Ola , Parabéns pelo blog é fantastico!!! Iremos para Paris em maio, comemorar 10 anos de casamento, e foram muito uteis as informações encontradas aqui. Gostaria da opinião de vocês sobre onde me hospedar. Na primeira etapa da viagem ja escolhemos o Hotel Shangri-lá, depois iremos para Reims e para Champagne onde tb ja definimos onde ficar, mas no retorno a Paris ficaremos mais 5 dias, e estamos em duvida se trocamos o pre escolhido Hyatt Du Louvre pelo Brighton, ou Raphael ou Crillon, ou algum similar….o que vocês acham? Me ajudem, estamos muito em duvida.
Rodrigo Lavalle
Alessandra, o Crillon está fechado para reformas até 2015, menos uma dúvida. Pela localização, eu ficaria no Hôtel du Louvre ou no Brighton.
Abraços.
Marilda Costa
Excelente dica!! Tb não conheço o Marmottan e será uma ótima “desculpa” para ir até lá.
Aline
Ótimo comentário, Marcos!
Em 2012 o museu apresentou uma belíssima exposição com obras de Berthe Morisot.
Myriam Scotti
Não conheço o Marmottan, mas, vou sanar iso já já! rsrsrsrsrsrs…que bom que vou conseguir ver essa exposição!!
Marcos
Exposição imperdível! Seja para o iniciado, seja para o jejuno em história da arte: o impressionismo é sempre uma boa porta de entrada para quem quiser se aventurar pelo universo da arte.
Vale lembrar que “Impression, Soleil Levant”, de Monet, epônimo do movimento, faz parte do acervo permanente do museu, assim como a maior coleção de obras de Berthe Morisot, a pintora que era “um dos caras”.
Tânia Ziert Baião
Eu adoro e sempre indico o Marmotan. Foi o primeiro museu de Paris que eu conheci, morava há duas quadras. A localização, a pracinha du Ranelagh, tudo ali é encantador.
Rosália Velloso
Pena, vou perder. Dos museus pequenos que conheço, até agora o Marmottan é o meu predileto, seguido do Jacquemart André e do Nissin Camondo.
Marcia Lube
Também não conheço ainda .
Já estive na porta há muito tempo atrás e estava fechado : tempos antes da internet e das informações precisas do CP.
Exposição imperdível, gostaria muito de poder estar em Paris nesse período.
Paulo R. Filomeno
Nunca tinha ouvido falar desse museu. Porém, pela qualidade da exposição que o post se refere, certamente é uma das atrações parisienses que merecem ser visitadas (é que tem tantos…). Existe uma estatística / levantamento de quantos museus existem em Paris e quantas categorias. Já vi um levantamento desses aqui para SP e fiquei impressionado com a quantidade de museus e a diversidade de temas que eles abordam.
Adriana Pessoa
Não conheço o Marmotan. Uma bela oportunidade para ir. Dica anotada.