Foto: Sérgio T. Gonçalves
Padroeira da França, a virgem Jeanne d’Arc faz parte dos mitos nacionais por ter dirigido, no início do século XV, o exército francês em uma batalha contra as tropas inglesas. Sua imagem foi e é continuamente utilizada como veículo para mensagens religiosas, filosóficas e políticas. Desde os meados do século XX, Jeanne d’Arc foi recuperada pelo partido de extrema direita francês dirigido por Le Pen.
Todas manifestações deste partido começam ou acabam em torno desta estátua de Jeanne d’Arc situada na rue de Rivoli, entre o Museu do Louvre e o Jardim Tuileries.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
22 Comentários
vera menna barreto
Faz parte do meu roteiro obrigatório.
Linda, imponente, e cercada de belos locais, com toda Paris o é.
Hoje foi que tomei conhecimento do seu blog. Pena não ter sabido dele antes.
Um
abraço, parabéns pelo seu trabalho!
Vera!
Jorge Fortunato
Jeanne D’Arc não merecia esse castigo. é como ser queimada duas vezes, logo M. Le Pen….
conexaoparis
Nadia B
O Remato te respondeu muito bem.
Beth
Gisele
Rouen é uma cidade que vale a pena ser visitada. O único problema lá, é a chuva! A bacia do Sena é muito chuvosa.
Gosto muito da figura de Jeanne D’Arc, tão amada pelos franceses e odiada pelos ingleses…
Gisele Prazeres
Para quem admira a história de Joana D’ Arc, vale uma visita a cidade de Roen (Normandia) aonde encontra-se um museu destinado a sua história e também um monumento (Marché) que foi erguido em sua homenagem na praça central, no local aonde a então Donzela de Orléans foi morta na fogueira.
Além disso a cidade tem uma belíssima catedral retratada em uma série de pinturas por Monet (que alugou um apartamento na lateral da Catedral com o intuito de admirá-la e pintá-la)…
Por fim, a cidade é caminho para o Mont St. Michel, um lugar mágico e imperdível para quem adora a França!
Abs
Nadia B
Prezado Renato
foi mal, troquei as bolas… isso que dá comentar na pressa!
a memória falhou e não deu tempo de confirmar a informação
desculpaê!!!
Cláudia Oiticica
Na cidade de Orléans acontece todo mês de maio uma grande festa em homenagem a Joana d’Arc. Alguns anos atrás cheguei lá exatamente no dia 8 de maio pensando que as manifestações eram por conta da vitória dos aliados na Segunda Guerra, como acontece no resto da França. Mas lá, também é comemorada a libertação da cidade pela “Pucelle d’Orléans” , daí a grandiosidade da festa que dura vários dias.
Sueli OVB
NADIA B
Tenho acompanhado o blog.
Obrigada pelo carinho.
Beijos
Sueli OVB
Mark Twain, escritor americano, faz uma citação que pode parecer inicialmente exagerada, mas que se mostra verdadeira se estudamos a fundo a vida dessa santa heroína: “En tenant compte des circonstances de ses origines, de sa jeunesse, de son sexe, de l’analphabétisme et de la pauvreté de son environnement, des conditions hostiles dans lesquelles elle dut exercer ses fabuleux talents et remporter ses victoires, tant sur le champ de bataille que dans le prétoire face à ces juges iniques qui l’ont condamnée à mort, Jeanne d’Arc demeure, aisément, de très loin, LA PERSONALITÉ LA PLUS EXTRAORDINAIRE JAMAIS PRODUITE PAR LA RACE HUMAINE”…
RENATO SAU RIOS
Prezada Nadia
As personalidades modernas emprestam seu rosto , uma a cada ano , para MARIANNE , que é uma alegoria feminina que simboliza a República Francesa .
Jeanne d’Arc passa bem longe disso , até porque foi através de seus feitos que Carlos VII foi coroado rei da França .
Aliás , existe uma “maquete” desta estátua , no Musée d’Orsay . Seu escultor é Fremiet .
Saudações cordiais !