Foto: (detalhes da fachada) Sérgio T. Gonçalves
O Instituto do Mundo Árabe acabou de ser renovado e seu conteúdo completamente revisto. Até então o IMA estava encarregado de apresentar a Arte Islâmica. Daqui para a frente ele abrange a arte dos vinte e dois países árabes. O museu mostra a diversidade das culturas, das línguas, das religiões e dos estilos de vida que coabitaram na península Arabica durante milênios. Uma ponte entre a arte islâmica a as outras culturas da região, como a arte da Mesopotâmia, do Egito, da Pérsia, da Grécia, de Roma e do Mundo Bizantino. A Arábia Saudita, o Kowëit e a Fondation Jean Luc Lagardère são os três mecenas que financiaram a renovação.
E não se esqueçam do excelente restaurante que se encontra no último andar do Instituto.
Bonita construção com paredes de vidro e uma bela vista de Paris: o Sena, suas pontes e a Catedral Notre Dame.
Ele é considerado pela crítica como um bom restaurante de comida árabe.
Fotos da Ismêmia.
________________________________________
Institut du Monde Arabe, 1, rue des Fossés-Saint-Bernard, Paris 5e. Tél. : 01-40-51-38-38. De terça a domingo de 10 h às 18 h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
43 Comentários
Maria das Graças
Laura, eu não sabia desse detalhe no CEP mas foi bom saber. Obrigada.
Soraya Chiah
Upps..esqueci de colocar o link para o meu blog/site ( é a mesma coisa…)
Agradeço a oportunidade de estar aqui e ter este espaço maravilhoso para falar de algo que todo mundo ama: VIAGENS.
Vai o link aqui: http://www.guiaemdubai.com/.
Shukran..( obrigada)!!!
Soraya Chiah
Oi Lina
Como vai !!
Parabens pelo seu trabalho no blog https://www.conexaoparis.com.br .
Cheguei nele através de “altas” recomendações no VnV.
Adorei esse post sobre o Instituto Árabe…valeu por recomendar algo que divulga a nossa cultura milenar
Gostaria de aproveitar e deixar uma mensagem para os apreciadores de roteiros ricos culturalmente : venham conhecer Dubai e coloquem os Emirados Árabes na suas rotas de viagens intercanionais.
O Turismo em Dubai não é apenas sassaricar em shoppings e hotéis de luxo e ver projeto arquitetônicos exóticos..mas também é uma exploração da história do Oriente Médio & a região do Golfo. Envolve conhecimento da vida das tribos beduinos que habitam o Deserto da Peninsula Árabe antes da era do petróleo . Lembrando que os antigos moradores dessa região eram grandes navegadores. Diz a lenda que eles ajudaram o caraveleiro português Vasco da Gama a sair da Africa e chegar na India .
Tenho um blog em português recheadinho de notícias sobre este destino especial.
Acredito como até para achar iformações úteis sobre uma cidade tão famosa Paris ( destino turistico super famoso e tradicional), as pesssoas se batem tanto , imagine então quando buscar algo sobre este destino novo que é Dubai..E ai que um blog como o seu e um blog como o meu podem vir a serem tão úteis.
Desejo-lhe muuuito sucesso…
Laura Martins
A boa notícia é que o Instituto do Mundo Árabe é totalmente acessível para cadeirantes!
Estive lá em 2008, de cadeira de rodas e sozinha. Fui atendida com total gentileza por um segurança, que me deu todas as informações sobre o local e me conduziu até o elevador, pois fiquei totalmente perdida no meio de tanta beleza e das paredes de vidro…
Comi um docinho na cafeteria do térreo e também fui atendida com muita simpatia, como a Maria das Graças.
A lojinha é um charme; dá pra trazer lembrancinhas bacanas para os amigos.
Fiquei encantada com o acervo e recomendo fortemente a visita. Ah! E a fachada é lindíssima, com seus diafragmas de aço, que abrem e fecham de acordo com a luminosidade.
Abraços!
laura
Maria das Graças, o 16eme tem dois CEP (75016 e 75116), norte e sul do bairro
Beth
Maria das Graças
O Noura Marceau fic no limite do 16ème com o 8ème..
Mais perto do Crazy Horse, que fica no 8ème….
Risos e abs.
Maria das Graças
Juliana, outra obra do arquiteto Jean Nouvel que gostaríamos de ter visitado é a Fundação Cartier. Mas infelizmente na 1ª quinzena de outubro estava em reformas e só reabriria no dia 21/10. Uma pena!
Maria das Graças
Tatyana Mabel, o prédio é uma beleza e, além do restaurante e do café, tem o self-service “Le moucharabieh” que me chamou bastante a atenção.
Infelizmente não era hora de almoçar só dando mesmo para um café com doces árabes.
Maria das Graças
Jane Mara, o Noura Marceau fica na Place de Beyrouth, 27 avenue Marceau, 75116 Paris. Esse endereço vi agora no site e não entendi porque é 75116 se lá 16 arrond. Mas não importa. Foi lá que almoçamos em um dia em que vínhamos caminhando depois de uma tentativa de visita frustrada ao Museu de Arquitetura, no Palais de Chaillot. Decidimos seguir em direção ao Champs Elysées e a fome bateu e o Noura apareceu na nossa frente. Como já o conhecíamos de nome, depois da visita ao Inst. du Monde Arab, entramos.
Juliana
Graças a Deus Jean Nouvel existe!!!!