Minha amiga Luiza Vol, do blog Favoritos, me enviou um link dando acesso a fotos de Paris durante a ocupação alemã. Vou contar para vocês a história de uma exposição.
Trata-se de uma exposição de fotos organizada pela Biblioteca Histórica da Cidade de Paris entre março e julho 2008. Esta exposição mostrava fotos coloridas de Paris durante a ocupação alemã e se chamava Os parisienses durante a ocupação. O sucesso foi imediato pois fotos coloridas de Paris nesta época é fato raríssimo.
Quem era este fotógrafo que conseguiu obter filmes para fotos coloridas durante a guerra? Trata-se de André Zucca, um francês que trabalhava para a revista Signal um jornal de propaganda nazista.
Imediatamente uma polêmica se cria em torno da exposição e do conteúdo das fotos.
Várias personalidades criticavam o fato da Biblioteca expor fotos de uma cidade ensolarada, com parisienses bem vestidos, alegres, sem problemas, aproveitando as margens do Sena e o sol do verão.
Criticavam o fato desta exposição não assinalar a ausência de fotos mostrado o sofrimento da guerra, dos controles de identidade, das grandes filas para compras de alimentos, das perseguições, dos assassinatos.
Imediatamente a direção da Biblioteca mudou o nome da exposição para Alguns parisienses durante a ocupação.
Nas fotos acima, a primeira mostra o poster da exposição com o título que foi modificado e as seguintes são fotos expostas na Biblioteca. Nunca tinha visto fotos do Sena antes da era da poluição generalizada e a foto com as célebres bandeiras vermelhas mostra a sede do Estado Major alemão que ocupava o Hotel Meurice, o belo hotel quatro estrelas situado na rue de Rivoli, na frente do Tuileries.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
6 Comentários
Marcos Regis
Estou lendo o livro de àgnes Humbert, Resistêcia, e estas fotos deram um colorido todo especial a este livro que relata de maneira impressionante o momento histórico vivido na Europa. Tomara que esta exposição venha para o Brasil, imperdível.
Patrícia
Sensacionais fotos, sensacional post. Parabéns!
Ronaldo Mascarenhas
Fotos impressionantes. Mostra que a vida continua, apesar de tudo, mas que é impressionante ver fotos dos nazistas marchando em Paris, é. E, principalmente, da senhora tendo que carregar uma estrela amarela no peito… imaginar o ultraje por que passaram essas pessoas…
É importante registrar todos esses momentos históricos e relembrá-los até para que não ocorram de novo.
Gostaria de ter tido a oportunidade de ver essas fotos na exposição.
Dani
Acho que não se trata exatamente da exposição de um fotógrafo, mas sim de trabalhos que refletem um (triste) momento histórico… As imagens são impressionantes! A exposição deve ser interessantíssima!
Claudia Pimenta
oi lina! é impressionante ver estas imagens… certa vez, vi uma expo ótima no arco do triunfo, sobre a retomada de paris – sensacional! a história é tão recente, mas ainda asssta… bjs!!!
Ana
Imagino a polémica, ainda que as fotos sejam interessantes mostram uma visão da história muito distorcida. Igualmente estranho é o facto de permitirem que um fotógrafo com ligações ao nazismo as possa expôr numa biblioteca que penso que é pública. Este ainda é um assunto muito sensível para a maioria dos europeus (que não deve ser esquecido nem distorcido).