Guerra e Paz, o chef d’œuvre de Portinari, presente do governo brasileiro às Nações Unidas, foi instalado no hall de entrada da Assembléia Geral, na sede da ONU, em New York. Após percorrer algumas cidades do Brasil e antes de voltar definitivamente para a ONU, a obra será apresentada pela primeira vez em Paris no Grand Palais.
A exposição é organizada pelo Projeto Portinari com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e do Ministério da Cultura e da Comunicação da França.
O aplicativo gratuito para Ipad do Grand Palais possui excelentes textos apresentando Portinari e bonitas fotos da obra. Em um dos textos Portinari é apresentado como pintor do Novo Mundo e intérprete de uma sociedade que começava a surgir, resultado das lutas de visionários nascidos nos países ditos emergentes.
Até dia 9 de junho Grand Palais. Fechado nas terças feiras.
3, avenue du Général Eisenhower 75008 Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
Léa Costa
Estarei em Paris por 10 dias e, como não pude ver aqui no Brasil, gostaria de aproveitar a oportunidade.
Pelo que entendi, o ticket que se compra pelo link sugerido só da direito à obra Guerra e Paz, não compreendendo todo o Grand Palais, certo?
Rodrigo Lavalle
Léa, acabei de voltar da exposição da Guerra e Paz e a entrada é gratuita. A visita guiada às 15:15 e que dura 1 hora custa 7€.
Abraços.
Mauricio Christovao
O interessante é que Portinari nunca viu sua obra instalada na ONU, pois os americanos negaram-lhe o visto. Deviam pensar que ele era perigoso. E era mesmo. A grande obra de arte é sempre perigosa, pois nos faz pensar…
Eymard
Também vi em São Paulo e é imperdível. No Grand Palais certamente a montagem está no maior capricho. Está obra é espetacular e emocionante.
heloisa helena
aiiiiiiiiii que vontade de irr !!!!
Sandra
Não deixem de ir! Pude ver em S. Paulo e fiquei tão maravilhada que uma vez foi pouco: fui três vezes para apreciar essa obra grandiosa. Abraços
Sandra
Maíra
Tive a felicidade de ver a obra no Rio! Linda e imponente 🙂