Uma nova greve no transporte ferroviário foi convocada para amanhã e depois, quarta e quinta, dias 18 e 19 de maio. É o 4° “movimento social” desde o dia 9 de março. O motivo é a nova lei do trabalho que propõe várias mudanças, entre elas, na quantidade de horas semanais trabalhadas.
Plataforma RER em dia de greve (foto: Jean-Pierre Dalbéra no Flickr)
Não atingidos pela greve
Para o turista que está em Paris é importante salientar que o metrô não sofrerá nenhuma perturbação. As 14 linhas continuarão funcionando normalmente.
Foi divulgado que o tráfego também será normal nos TGVs Eurostar (Paris-Londres), Thalys (Paris-Bruxelas/Amsterdã/Colônia) e Alleo (Paris-Stuttgart/Munique/Frankfurt)
Atingidos pela greve
TGVs para outros países: redução de 40% (3 trens em 5 circularão) nos TGVs Elipsos (Paris-Espanha) em circulação e redução de 10% (9 trens em 10 circularão) nos TGVs Lyria (Paris-Suíça).
TGVs com destino às cidades dentro da França: no geral a redução será de 33% (2 trens em 3 circularão).
Trens Intercités (trens comuns) com destino às cidades dentro da França: no geral a redução será de 60% (2 trens em 5 circularão).
Trens RER:
- RER A (Disney e outlet La Vallée Village): redução será de 33% (2 trens em 3 circularão);
- RER B (aeroportos Charles de Gaulle e Orly): redução será de 20% (4 trens em 5 circularão);
- RER C (Versailles): redução será de 33% (2 trens em 3 circularão);
- RER D (Chantilly): redução será de 33% (2 trens em 3 circularão);
- RER E: redução será de 66% (1 trem em 3 circulará).
Para quem irá aos aeroportos nesses dias o conselho é sair do hotel com bastante antecedência. Existem outros meios de transportes ligando Paris aos aeroportos: os ônibus Roissybus (para o Charles de Gaulle) e Orlybus (para Orly), os ônibus da Air France, táxis e os transfers particulares. Leia sobre todas essas opções aqui.
Acompanhe aqui boletins frequentes sobre a situação dos RERs A e B.
Se você já tem passagem comprada para os TGVs ou Intercités que serão afetados pela greve, poderá verificar a situação no site da SNCF, clique aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
12 Comentários
Juan Thomé
Oi, boa tarde! Eu tenho uma viagem marcada do dia 04 ao dia 12 em Paris e estou com medo da grave complicar os nossos planos. Como está ai em relação a isso?
Rodrigo Lavalle
Juan, as perturbações mudam a cada dia. Hoje o metrô está funcionando normalmente mas o trem que liga os aeroportos a Paris está com perturbações. É preciso consultar o site da empresa todos os dias: http://www.ratp.fr/informer/trafic.
Perla
Olá. Tenho uma viagem programada para Paris, no período de 7 a 15 de junho. Tenho acompanhado os noticiários que a mobilização deve seguir até 14 de junho e que há convocação para uma greve do metrô no dia 10. Sei que nada pode ser previsto com exatidão, mas como moradores de Paris, vocês me aconselham a alterar os planos em alguma medida, ou tem alguma orientação específica para esse período, alguma noção de como a vida do turista pode ser afetada, com o fechamento de monumentos e museus, por exemplo? Desde já agradeço.
Rodrigo Lavalle
Perla, na verdade uma greve dos transportes está convocada para o dia 02/06. Como você disse nada pode ser previsto.
antonio carlos martins macieira
Caros
Estamos visitando o Vale do Loire, a Bretanha e Paris de 24 de maio a 8 de junho. Pernoitaremos em Rennes, Perros Guirec, Percy en Auge, Nantes, tours e Paris. Para a primeira fase alugamos carro e para visitar os castelos e durante nossa estada em Paris pretendemos utilizar o transporte publico. Vocês acham viável esse nosso planejamento face às greves que tem havido aí na França? Aceitamos comentários embora tenhamos comprado passagem aérea do Rio de Janeiro e reservado hotéis e B’airB’s.
Grato
Antonio Macieira e família
Rodrigo Lavalle
Antônio, dependendo do dia que vocês pretendem visitar os castelos pode ser que a greve interfira. Planeje a viagem fora dos dias de greve que, em princípio, serão às quartas e quintas. Na verdade, o ideal é também alugar um carro para a visita aos castelos. É mais prático, confortável e dinâmico.
Os metrôs parisienes não estão sendo afetados pela greve.
Luiz
Rodrigo, agradeço o retorno, esqueci de comentar que vamos de trem TGV de Munique para Paris, no caso de uma greve na França acredito que o trem parte normalmente da Alemanha né?
Estarei acompanhando as notícias, obrigado.
Rodrigo Lavalle
Luiz, sim, o trem parte normalmente da Alemanha.
Luiz
Olá, eu e minha esposa estaremos indo para Paris dia 14 de junho partindo de Munique na Alemanha, ficaremos em Paris até dia 16, li alguma coisa que terá novas paralisações dia 14/06, será que nossa ida para Paris pode ser afetada? Agradeço as informações. Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Luiz, o voo não deve ser afetado. O transporte público do aeroporto até Paris pode sofrer alterações (menos trens disponíveis). Ainda é cedo para saber, as informações só são divulgadas dias antes. De qualquer forma, como dissemos no artigo acima, há várias outras opções para fazer o traslado aeroporto-Paris: os ônibus Roissybus (aeroporto Charles de Gaulle) e Orlybus (aeroporto de Orly), os ônibus da Air France, táxis e os transfers particulares. Leia sobre todas essas opções aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/28/traslado-e-transporte-entre-os-aeroportos-charlles-de-gaulleorly-e-paris.
Sandro Schuster
Sabe se o Castelo de Versailles estará aberto para visitação dia 19/05 pois tenho ingresso comprado e recebi um email confuso se eu gostaria de mudar a data.Obrigado a quem puder informar.
Rodrigo Lavalle
Sandro, o site oficial de Versailles diz que a abertura do castelo na quinta-feira será atrasada e que mais informações serão divulgadas no site na quinta-feira a partir das 10:30: http://en.chateauversailles.fr/homepage.