No centro de Paris se encontra o Forum des Images que tem como missão principal a construção da memória audio-visual da cidade. Atualmente o Forum possui 6.500 filmes, de estilos e formatos diversos, com imagens de Paris filmadas de 1895 até hoje. Estes filmes são acessíveis a todos na Salle des Collections. Após a consulta do catálogo, você escolhe um filme e pode vê-lo sozinho, ou acompanhado, em pequenas alcovas individuais, em pequenas salas para sete espectadores ou em situações mais compenetradas e estudiosas.
O Fórum organiza também eventos e festivais em torno de um cineasta ou outros temas. Para isto o espaço possui uma grande sala de projeção.
O Forum des Images está situado no Les Halles, ao lado da Biblioteca de Cinema François Truffaut e do conjunto de salas de cinema que se chama UGC Ciné Cité Les Halles. Aberto das 12.30h às 23.30h de terça a sexta e de 14.00h às 23.30h nos fins de semana.
Para ver os filmes da Salle des Collections a tarifa é €5. A partir das 19.30 a entrada é gratuita na medida dos lugares disponíveis. Um passe de €9 da direito a ver todos os filmes da grande sala de projeções, 2 horas na Salle des Collections e um café no Bar do Forum.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
44 Comentários
Marcello Brito
Eymard,
Estive sim. Que lugar maravilhoso. Não sei se foi wagner ou gore vidal que disse que de la, da villa cimbrone, se tem a vista mais bonita do planeta. Espero poder voltar em breve. Mas nao sabia nada sobre essa obra do O.N. lá. Quando estive a uns 2 anos atras evidentemente ja devia estar em construção, mas nao vi nada.
Eymard
Marcello: voce lembrou bem. Essa polemica da inauguracao da obra de Oscar N. em Ravello tem 10 anos. Com a inauguracao promete nova rodada. Equivale, ate certo ponto, a novissima piramide no meio do Louvre. Vc ja esteve em Ravello? E um lugar maravilhoso e estou muito curioso para ver a obra (vi as fotos pela internet).
Marcello Brito
Oi Claudia,
Bonita a escultura. leve.
Separei mas desse vez nao deu para ir a bercy conhecer o village e a area. É muita coisa! Do outro lado do sena tb tem uma area nova que queria ver mas tb nao deu e a ponte Simone De Beauvoir que liga bercy à biblioteca tb fica pra proxima.
Falando em oscar n. inaugurou esse mes o teatro que ele fez pendurado numa encosta em Ravello na costa amalfitana e que passa a ser palco do festival de musica classica da cidade.
A polemica tá grande! Olhei as fotos e nao tenho opinião ainda.
Cláudia Oiticica
Marcello,
já fui na cinemateca em Bercy e em frente dela, no parque, tem uma escultura que Oscar Niemeyer doou que simboliza uma mão aberta oferecendo uma flor.
http://www.groupe-bovis.com/article.php3?id_article=202
Depois da cinemateca, aproveitei para conhecer Bercy Village.
Quanto a Frank Gehry, sou fã do seu trabalho. O Museu Guggenheim de Bilbao é algo estarrecedor, uma das obras mais impressionantes que já vi.
Algun tempo atrás li sobre o seu projeto da Fondation Louis Vuitton, no Bois de Boulogne que se não me engano, era para ficar pronto esse ano.
Já assisti um documentário sobre ele ” Sketches of Frank Gehry” , dirigido pelo Sydney Pollack. Adorei.
Terezina
Eymard:
Obrigada pela ajuda.
Juliana Pamplona:
sorry pelo engano. Entrei no seu blog e gostei muito.
Eymard
Voltei (hoje estou chato). Mas localizei o site.
De uma olhada e veja se nao vale a pena dar uma “paradinha” estrategica ali:
http://www.bigot-amboise.com/
Eymard
Juliana,
patisserie bigot. Lembrei! Chequei no google maps e ‘e ela mesmo. Na rue Vitor Hugo, nao tem como errar. Se for, nao deixe de comentar! Comer, ao menos um pedacinho da torta de nozes, e tirar fotos….
Eymard
Juliana, por falar no Vale do Loire, alem dos castelos, etc…se forem a AMBOISE nao deixe de passar na casa do LEONARDO DA VINCI e de comer maravilhas em uma doceria antiga que tem na rua principal da cidade. Bem conhecida. Me esqueci o nome. Mas ‘e bem na rua do castelo de Amboise, em uma esquina. Nao perca!!! Caramelos, tortas e chocolates de babar!!
Eymard
Terezina,
clique no nome da JULIANA (e nao Luciana, hein), em vermelho, que vai direto para o blog.
Terezina
Luciana Pamplona
por favor, gostaria de visitar seu blog mas não sei o endereço.
Obrigada