À Triple Tour é o nome da atual exposição na Conciergerie em Paris. Ela mostra um conjunto de obras da coleção Pinault, nome de famoso industrial francês.
A adequação entre obras expostas e monumento é perfeita. A história da Conciergerie é também a história de um lugar de detenção.
Foi nesta célula miserável que Maria Antonieta viveu seus últimos dias.
As obras possuem formatos diversos (instalações, pinturas, vídeos, esculturas, fotografias) e nos remetem às várias formas de encarceramento, encarceramento penal, encarceramento político, encarceramento psicológico e mental, encarceramento afetivo.
Old Persons Home são 13 esculturas colocadas em cadeiras de roda dynamo-elétricas. Elas possuem movimento próprio e circulam, de maneira obsessiva, entre os visitantes. A obra mais forte da exposição, o encarceramento da idade.
O vídeo mostra, no início, o rosto sorridente de uma criança. Aos poucos percebemos que ela está com camisa de força, dentro de uma peça sem janelas e com paredes acolchoadas.
Confesso que quando saí da Conciergerie foi com prazer que reencontrei as margens do Sena e o belo sol do outono.
Até o dia 6 de janeiro 2014. Aberto todos os dias menos 25 dezembro e 1 janeiro.
Clique aqui para comprar seu ingresso corta-filas para a Conciergerie.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
LILIANE TEIXEIRA
Eu amei fazer esta visita e a coleção Pinalut estava muito interessante. Eu fiquei impactada com a instalação “Old Person Home “, é de arrepiar!
Amei esta visita, programa imperdível!
Tânia Ziert Baiao
Na agenda!!!
Suely
Apesar do lugar ter sido palco de tantas tragédias acho o prédio lindo, muito imponente!
Essa exposição é tensa mas interessante. Gostaria de poder ir.
Adriana Pessoa
Uau! Programão. Oportunidade de entrar nessa, que é a minha construção preferida em Paris.
jorge fortunato
Há alguns anos participei de uma visita guiada na Conciergerie. Foi muito bom do ponto de vista histórico – aprendi muito -, mas o clima é tenso. Com essa exposição agora, fica mais estranho ainda. De fato, um programa para fortes.