Para uma sobremesa deliciosa e chic: compre na loja Petrossian, perlas de chocolate recheadas com vodka. De volta ao Brasil, sirva um sorvete de creme, acompanhado com calda de chocolate quente e as perlas Petrossian.
Petrossian – 18 boulebard de la Tour Maubuourg 75007 Paris. Perles de chocolat – 9 euros 45gr.
Limpe os rabanetes e mergulhe-os no gêlo. Quando eles abrirem, coloque na fenda uma folha de basílico e sirva com o sal fleur de sel de Guérande. Os franceses servem como entrada ou aperitivo.
Para saberem o que é o sel de Guérrande, cliquem aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
142 Comentários
Maria das Graças
Madá, adoro sufflês, mas ainda não os preparo muito bem. Assim como a omelete, não é um prato fácil de fazer. Mas eu não desisto e espero um dia chegar lá. Anotei a receita. Merci.
Maria das Graças
Madá, lemos na mesma cartilha. Cozinha para mim sempre foi uma atividade prazeirosa, relaxante. Mesmo quando eu trabalhava duro. Acordava cedo e deixava a comida do meu filho prontinha, arrumadinha. Ia a feira, ao supermercado com o maior prazer. Durante a minha vida de trabalhadora fui assimilando conceitos e técnicas culinárias para pô-las em prática no dia-a-dia e, principalmente, para entender um cardápio francês e italiano nas minhas viagens, onde a culinária local é um dos pontos altos.
Maria das Graças
Kika, precisamos mesmo rever nossos conceitos e rejeitar as misturebas que nos são oferecidas. Voce já reparou que em todas sobremesas o chocolate impera? E tem sempre sorvete de creme? Outro dia, em um restaurante italiano, sugeri à minha neta de 18 anos, uma panna cota. Ela relutou, experimentou e adorou. Uma sobremesa simples, como é a cozinha italiana, deliciosa, mas que também surpreende. Panna cota é simplesmente um bom creme de leite (coisa rara de encontrar aqui no Rio) fervido com um pouco (pouco mesmo) de açúcar e misturado com gelatina branca para dar consistência. Depois de gelado, serve-se com uma calda (coulis, como dizem os franceses) de frutas. E no Brasil as opções de frutas são tantas….
Kika Mello
Lucia C
Ops! Que confusão que eu fiz! Obrigado pela correção.
Há tempo que não como a sobremesa e as lembranças me traíram.
Maria das Graças
Fica anotada a sua ressalva quanto ao suco de laranja maculando a goiabada.
Vou rever meus conceitos culinários (rs).
Merci.
Eymard
Sim, Lucia C tinha razão!
Adoro o suflê de goiabada mas não o de doce de leite.
Madá
muito obrigado pela receita!
Agora posso fazer em casa e não mais me confundir…
Em tempo: Carla Pernambuco estará lançando dia 22 um novo livro: ‘Dez por 10: 100 Receitas para Comer de Joelhos’ e vai dar aula- show com degustação no espaço ‘Cozinhando com Palavras’ da 21a. Bienal do Livro.
Além disso, por conta do homenageado Gilberto Freyre na Flip, ela fez menu baseado no livro ‘ À Mesa com G. Freyre’ que fecha com um pudim de tapioca com doce cremoso de côco verde.
Madá
Adoro uma cozinha… Por isso mesmo eu gosto de alugar ap em Paris. Porém, estou muito longe de um Edu Luz, mas me esforço muito.
Eymard
Gostei Madá. Você também é das caçarolas? Pensei que fosse apenas da boa mesa. (rs).
Madá
Já fiz essa receita do Carlota e achei que ficou bem gostoso.
Aqui vai:
SUFLÊ DE GOIABADA COM CALDA DE QUEIJO (para 6 pessoas)
SUFLÊ
500g de goiabada cascao
1 xíc. de água
5 claras
CALDA
1 xíc. de catupiry
½ xíc. de requeijão
½ xíc. de creme de leite fresco
Derreta a goiabada com a água e deixe esfriar um pouco.
Bata as claras em neve bem firme.
Misture delicadamente com a goiabada.
Unte forminhas refratárias com manteiga e distribua a mistura.
Leve ao forno médio por 20 minutos ou até que cresçam e fiquem douradas.
Dissolva o catupiry e o requeijão no creme de leite, numa panelinha.
Deixe gelar.
Assim que tirar os suflês do forno, faça um buraquinho no centro e derrame a calda.
Sirva imediatamente!
sandra abrahim
obrigada Luciac ,
vou verificar, estarei em Paris em novembro e vou procurar . soube que uma casa de cha bem pequena com umas 4 ou 5 mesas só , com bulinhos individuais super fofos por isto queira tomar um chazinho diferente !! Minha amiga foi lá com uma amiga parisina e adorou , disse que inclusive estava bem cheia …
Lina obrigada mesmo assim .
Jose Mauricio
Definitivamente o Conexão Paris não é um site para quem está de dieta…
Mas com certeza estão todos de bem com a vida!!! Parabéns às doceiras!!!
eymard
Kika, acho que a LuciaC tem razao. O maravilhoso souffle da Carlota é de goiabada (tem tambem de doce de leite) com catupiry. O Edu até ja retratou, mas se voce fizer uma pesquisa no blog dele (DCPV) vai encontrar essa outra maravilha: “Sonho de aipim recheado de goiabada e catupiry e sorvete de goiaba.”
Entao, se todos gostamos tanto de goiabada, um novo desafio: um jantar inteiro sob as ordens da “goiaba”.
E, Maria das Graças, concordo com voce: cheiro de goiaba remete a infancia. Goiaba verdinha no pé; goiaba madura; goiaba passada; goiaba amassada; tacho fazendo goiabada; geleia de goiaba….