Na fachada oeste da catedral de Notre Dame de Paris, a vinte metros do solo, se encontra uma série de vinte e oito personagens representando os reis da Judéia antes de Cristo. Cada estátua mede 3.50 de altura.
Em 1793 , durante a Revolução Francesa, todas estas estátuas foram decapitadas . Os revolucionários confundiram os reis da Judéia com os reis da França. Mais tarde as cabeças foram redesenhadas e reconstruidas.
Em 1977, durante reformas e construção de um banco na rue Chausée d’Antin – perto da Galeria Lafayette – os operários descobriram 21 cabeças, as originais.
Hoje, estas cabeças podem ser vistas no Musée National du Moyen Âge de Cluny.
Fotos: Augusto Takaschima e família.
Você pode comprar ingressos para visitar as torres da Notre Dame aqui no conexão Paris, em nossa lojinha. Evite filas no local.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
67 Comentários
Maria Lina Carvalho
E (ainda quanto à missa gregoriana aos domingos, na Notre-Dame) é só chegar na igreja e entrar, ou teria uma “lista de espera” algo assim? Sei que é meio absurdo perguntar isso, mas é que não queria perder por nada. rs
Lina
Maria Lina
Chegue um pouco mais cedo, para conseguir lugar. Basta entrar. Tem missa gregoriana quase todos os domingos. Mas seria mais seguro se consultasse o site da Notre Dame. Você pode visitar Versailles em meio dia. Fica um pouco corrido, mas dá para fazer.
Maria Lina Carvalho
Oi Lina, desculpe tantas perguntas. Todos os domingos tem missa gregoriana em Notre-Dame? Após a missa daria tempo de esticar até Versailles? Ou seria necessário um dia inteiro para aproveitar bem o castelo etc? Grata mais uma vez! E parabéns pela nova edição do Guia, o meu já chegou e adorei! Dia 9 de set, Paris! Lua de mel.
João Gabriel Pessoa
Lina,
estou iniciando meus estudos sobre a Revolução Francesa no Colégio Loyola, minha escola em BH, e vou utilizar este post.
Obrigado
conexaoparis
João Gabriel.
Ótimo. Minha filha também estudou no Loyola.
Tatyana Mabel
Amigos do Conexão Paris,
Quantos relatos maravilhosos! Terei o prazer de voltar à Paris em jan/2011 pela 2a vez. Levarei minha irmã que fará sua 1a viagem à Europa. Quando fui a 1a vez, passei quase 20 dias. Dessa vez, ficaremos apenas 5 dias e teremos a missão de “apresentar” Paris à minha irmã. Tá difícil fazer uma seleção e cortar coisas da lista. Mas, em se tratando de igrejas: quero conhecer a da St Germain (qndo fui tava em reforma); voltar à Notre Dame; e à Saint Chapelle (de tirar o fôlego!). Mais alguma dica?????
KATYA,
Tive uma sensação parecida com a sua na Basília de São Pedro-Vaticano. Ao entrar, fui direto p/ La Pietá e não conseguia mais sair de frente.
Abraços
SILVIA
Olá a todos!
Acabei de chegar de Paris e adorei a catedral Notre Dame, é linda e impressiona quando o nosso olhar cai sobre ela pela primeira vez.
Já agora gostaria de falar sobre uma igreja lindíssima em Saint Germain ,que se chama SANTA CLOTILDE, adorei os seus vitrais,para quem puder, não deixem de visitar porque vale muito a pena.
Abraços
Cristiane AM
Beth,
nossa, deve ter sido fantástico! Não é a toa q Paul Claudel se converteu alí, na Notre Dame, ao entrar e ouvir as músicas… quem olhar para o chão verá a placa que assinala esse fato, gravado com letras de bronze…
Beth
Cristane
Obrigada!
Eu já assisti uma Missa do Galo na Notre Dame realmente inesquecível.
Cristiane AM
Elizabeth e Helena,
Se quiserem ver a programação musical na Notre Dame: http://www.notredamedeparis.fr
Dica: fui a um concerto em maio e achei que valeu à pena reservar ingressos via internet, a ClassicTic deixa uma área reservada bem lá na frente do altar, e como não tem cadeira numerada isso acaba sendo um conforto a mais e um stress a menos…