POST ATUALIZADO EM ABRIL DE 2015
O problema apontado no artigo abaixo não existe mais. Atualmente, ao se comprar uma passagem tipo e-ticket (a ser impressa em casa pelo próprio comprador) no site voyages-sncf da SNCF, é preciso preencher o sobrenome (NOM em francês), o nome (PRÉNOM em francês) e a data de nascimento de cada passageiro. Dessa forma cada passagem será nominal. Lembrando que o e-ticket não precisa ser validado/compostado nas maquininhas amarelas mostradas abaixo. Um documento pode ser exigido pelo controlador a fim de verificar a identidade do passageiro.
A mídia francesa tem assinalado os problemas ocasionados pelas passagens de trem eletrônicas.
Quando alguém compra uma passagem no site da estatal francesa (voyages-sncf) às vezes ela se encontra diante de duas opções: comprar uma passagem tradicional e retirá-la na estação ou comprar um e-ticket que será impresso em casa.
A passagem tradicional é retirada nos distribuidores ou nos guichês. Para isso é preciso ter o cartão de crédito com o qual a pessoa efetuou a compra e o email de comprovação da operação impresso. Antes de embarcar, o passageiro deve validá-la nas maquininhas amarelas instaladas na entrada das plataformas de embarque. Até aí, tudo bem.
Mas o e-ticket pode criar problemas sobretudo quando a pessoa compra mais de uma passagem. Às vezes, e isto já aconteceu com vários leitores do Conexão Paris e com inúmeros franceses, ao efetuar a compra de duas ou mais passagens todos os e-tickets saem com o mesmo nome.
Durante a viagem, o fiscal verifica se a passagem tradicional foi validada. No caso do e-ticket, que não pode ser validado nas máquinas, o passageiro deve apresentar também um documento de identidade. Se o fiscal for do tipo “implicante” e o passageiro apresentar duas ou mais passagens todas com o mesmo nome, a situação fica complicada. Normalmente ela se termina com passageiro se transformando em vítima de disfuncionamentos do site da SNCF e obrigado a comprar, na hora, novas passagens.
Os jornais relatam casos de pessoas que, antes do embarque, tentaram mudar os nomes do e-ticket nos guichês. Estes passageiros se encontraram diante de uma recusa categórica tipo “o sistema não pode trocar os nomes” e um “conselho” para serem mais atentos no ato da compra via internet.
Acho mais prudente você escolher a opção passagem tradicional, menos confortável porque obriga chegar mais cedo e fazer filas nos guichês, mas mais segura.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
591 Comentários
Maria das Graças
Liliana B. Stoll, em 2011 comprei tikets de TGV Paris/Avignon/Paris, imprimi em casa e fui e voltei sem nenhum problema.
O importante é que os dados do tiket impresso estejam corretos. Confira, corrija se precisar, imprima novamente e Boa Viagem.
Liliana B. Stoll
Olá Lina! Compramos a ida para Londres pelo Eurostar e estou com o e-ticket. Será que pode dar algum problema? Temo que por ser impresso, o código não fique claro. Será que a máquina lê assim mesmo? Aguardo. Obrigada.
Lina
Liliana
Fique tranquila. Não terá problemas.
Maria das Graças
Rafael, o mesmo aconteceu comigo em 2011 mas eu insisti, enviando e-mails para a sncf, que eram prontamente respondidos, até que o cartão foi liberado.
Rafael Souza
Também estou tento o mesmo problema com a recusa de cartões de crédito no site da SNCF. O pior é que sempre comprei nesse site e nunca tinha tido problemas. O pior é que parece que debitaram R$ 1,00 por cada tentativa sem sucesso.
alexander
comprei esta noite uma passgem de trem atraves do site tgv-europe, com retirada dos bilhetes na frança, fui para este site depois de nao ter conseguido comprar no site da sncf. Bom como o primeiro bilhete deu certo, decidi fazer as demais compras totalizando o valor de 600 reais, fiz tudo igual na primeira vez, ao final da transação deu a mensagem de erro recusa do cartao. ate ai tudo bem fui de novo e tentei mais uma vez… A SURPRESA COMO TENHO MENSAGEM NO CELULAR, VI QUE TINHAM SIDO DEBITADAS NA FATURA O VALOR DA OPERAÇÃO. POREM NAO RECEBI NENHUM EMAIL DE CONFIRMAÇÃO COMO RECEBI DO PRIMEIRO. AGORA ESTOU FERRADO… MANDEI UM E-MAIL PRA ELES NA ESPERANÇA DE SER RESOLVIDO.. POIS NO MES QUE VEM O VALOR TERA QUE SER PAGO NA FATURA DO CARTAO… PIOR QUE NAO TEM NEM COMO CANCELAR ESTA COMPRA POIS NAO TEM E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO, NEM APARECE QUANDO EU FAÇO AS BUSCAS COM OS DADOS DO MEU E-MAIL. BOM UMA DOR DE CABEÇA… quando tiver a resposta volto aqui para dizer pra vcs o fim da historia… ah ia me esquecendo… liguei no banco do brasil( cartao Visa) e me confirmaram que foi mesmo autorizado a compra e me deram ate o codigo das autorizações… agora é so rezar!!!
Lina
Martha
Minha assistente vai entrar em contato com você sobre os guias.
Acho a idéia do encontro ótima.
Vamos conversando sobre o assunto.
Fernanda
Lina,
realmente está impossível comprar pelo site da SNCF.
Depois de diversas tentativas e com vários cartões de crédito, a compra continuou sendo recusada.
Tentei também pelo site da Rail Europe, mas a cidade que procurava não aparecia. Além disso, optando por uma outra cidade próxima da que queria, só apresentava como opção a 2ª classe e com um valor muito acima da 1ª classe pelo site da SNCF.
A única solução foi procurar uma agência de viagem e pagar uma taxa de emissão de 30 euros por pessoa. E até a agência não conseguiu emitir com a tarifa mais baixa que foi apresentada num primeiro momento.
Resumindo, tive que pagar a tarifa mais cara e ainda as taxas de emissão (30 euros) e de reserva de assento(15 euros)!
Denise
Oi Lina!
Realmente o site da SNCF está com problemas. Antes de chegar a página de colocar o número do cartão está aparecendo este aviso em vermelho: “Une erreur technique est survenue lors du renommage d’un ou plusieurs passagers. Nous vous invitons à choisir un autre mode de retrait”.
O método do retirada que eu escolhi foi retirar na boutique da SNCF, já que eu não quero receber pelo correio e nem tenho um endereço na França para receber. A outra opção era retirar fora da França. E não tinha opção de imprimir e-ticket, que era o que eu queria. Outro dado: todos os nomes dos passageiros estão corretos. Uma pena que não consigo comprar por este site…
Denise
Oi Lina,
Há dois dias praticamente inteiros estou tentando comprar passagens Paris-Amsterdam-Brugres-Paris pelo site da SNCF para cinco pessoas e simplesmente não consigo. O site diz que o pagamento foi recusando, mesmo tentando com dois cartões diferentes, internacionais e desbloqueados. E, muitas vezes, antes de chegar até a página do pagamento, aparece uma mensagem de falha técnica. Na verdade, gostaria de imprimir um e-ticket mas esta opção nem aparece, então eu selecionei para retirar na boutique da SNCF. Só que a compra não conclui…Também já fiz um cadastro em meu nome no site e nem assim eu consigo. Vi que você deu uma resposta sobre escolher um outro endereço na França, como o hotel. Só que não há nenhum lugar para preencher o endereço. O único campo que aparece é em qual país pretende retirar a passagem e eu coloquei França. Também não tenho endereço na França para colocar endereço, já que ficarei em apartamento alugado. O que você aconselha? Melhor comprar pela Thalys? E pela Rail Europe?
Nossa, este site da SNCF é muuuito ruim…
Obrigada!!
Lina
Denise
Muitos leitores estão com o mesmo problema. O site da SNCF realmente está com falhas.
Não entendo porque os leitores compravam sem grandes dificuldades.
Acho que a solução é escolher os outros sites que citou.
Antonio
Olá Lina!
Confirmamos que a mensagem “sans réservation” se referia de
fato aos trechos regionais e portanto é normal os assentos
não possuírem reservas. Acontece que o problema agora é que
não conseguimos comprar as passagens no site da SNCF! Segue
o relato:
O site da http://www.voyages-sncf.com/
é extremamente instável. Tentamos finalizar diversas vezes
a comprar cinco passagens nos seguintes trechos:
Trecho 01: Paris -> Amsterdã
Trecho 02: Amsterdã -> Bruges
Trecho 03: Bruges -> Paris
Não obtivemos sucesso em nenhuma das vezes
que tentamos entre a tarde de 05/01 e a manhã
de 06/01. Entre as instabilidades que encontramos foi
a simples alteração de preços de um minuto para outro!
E pasmem, após deletar os cookies e os históricos
do navegador e tentar novamente os mesmos trechos,
os preços voltavam ao que estavam antes!
Veja as imagens a seguir. A primeira mostra um erro ao
final da compra, mesmo tentando dois cartões de
créditos diferentes, internacionais e
desbloqueados (confirmado com a operadora).
Este erro apareceu durante a noite de 05/01;
esperamos o dia seguinte, 06/01 e o mesmo erro se
repetiu. Já o segundo erro, do tipo “Incidente
técnico” apareceu algumas vezes durante os ensaios das
compras, e é frustrante pois obriga a pessoa a
recomeçar novamente (talvez, recomendável
excluir o cache e os cookies do navegador),
recadastrar todos os dados e reconferir todos os nomes
e datas novamente.
Mas o pior mesmo é a impossibilidade de comprar, pois os
cartões estão sendo rejeitados por algum motivo!
Alguém mais está tendo problemas ao comprar passagens
de trem pelo site da http://www.voyages-sncf.com/ ?
Imagem 01: “Erro de pagamento”
link: http://i50.tinypic.com/34gnbdt.png
Mensagem:
“Votre paiement a été refusé et la
commande n’est pas réservés. Conseil:
renouvelez votre commande en utilisant
une autre carte bancaire ou effectuez
une nouvelle réservation avec la carte
actuelle dans 24h.”
Imagem 02: “Incidente técnico”
link: http://i49.tinypic.com/kckls7.png
Mensagem:
“Un incident technique empêche la
validation de votre réservation.
Supprimez la commande en cours de votre
panier et renouvelez votre réservation”
Lina
Antonio
Muitos leitores compram passagens sem problemas e instabilidades. Outros descrevem exatamente o que você viveu. Tentanto encontrar soluções, sugiro mudar o endereço. Colocar um endereço na França, o do hotel por exemplo.
Mas não sei explicar a razão dos acidentes técnicos. Nem mesmo amigos que são engenheiros da SNCF conseguiram entender o que ocorre.