Eu convido os amigos, compro a farinha de trigo sarraceno e a branca, compro os recheios (salmão defumado, queijo de cabra cremoso, presunto, queijo emmenthal ralado, salaminho, champignons, creme de leite, ervas perfumadas, barras de chocolate 70% de cacau, amêndoas grelhadas, cascas de laranja caramelizadas, geléia de frutas, nutella, coco ralado), preparo as massas, coloco tudo na mesa da cozinha e a festa começa. Na primeira rodada, cada um faz sua crepe salgada com a farinha sarraceno e seus recheios preferidos.
Na segunda rodada, fazemos crepes doces com a farinha de trigo branca. Minha preferida, a de barras de chocolate derretido diretamente sobre a crepe e acompanhado com amêndoas grelhadas. Os puristas bebem cidre brut, dentro da tradição normanda. Outros bebem vinho branco ou rosé. Regra importante: todos trabalham, cada um faz sua crepe.
Nós usamos uma frigideira plana e anti-aderente.
Mas um dia destes vou comprar esta maravilha que acabei de descobrir. O que mais me agrada é o sistema para espalhar a massa da crepe, bem fininha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
97 Comentários
conexaoparis
TODOS URGENTE
ME ESQUECI DOS OVOS NA RECEITA DA CREPE: DOIS OVOS.
Maria das Graças
Lina, a sua receita fica boa mesmo sem os ovos? Ou voce esqueceu de incluí-los. Vou fazer algumas crepes para o almoço incluindo a cachaça só que não é mineira, não. Vou ver o efeito que faz uma cachacinha de alambique do interior do Rio. Depois eu conto como ficaram. Merci.
Renato
Olá, vi seus comentários sobre crepe e gsotei muito, eu tenho uma pequena creperia em João Pessoa, estou indo em Abril para Paris, por acaso vc tem algum contato ou mesmo escola lá onde eu possa fazer um pequeno curso, enfim ter uma vivencia com o crepe em sua origem, já revirei a internet q infelizmente não consegui nada, caso possa m dar alguma dica seria grato.
Abraço
Renato
suely
Lina
Tem certeza que a receita é do seu marido,rs…Essa colher de aguardente é coisa de mineira ,como a minha mãe que colocava pinga na massa do pastel para dar crocancia,e na feijoada para tirar a “gordura”.
Vou fazer amanhã mesmo…bjs
Eduarda Mendes
Jogar o crepe para o alto e virar faz parte da receita e da gostosura ! rsrs
Lina: seu blog é dez, muito interativo.Já está no meu http://www.valemapena.wordpress.com há um tempão. Aluguei um studio com ajuda do seu conexãoparis. Parabéns!
Ana Carolina
Lina,
Conheci o blog a pouco tempo e estou adorandp fazer as pesquisas da minha viagem aui.
Adoro crepe, e ultimamente tenho feito crepe suzette de sobremesa, dá trabalho, mas vale a pena. Tenho feito a receita de crepes do site do Olivier Anquier, com cerveja, que fica bem gostoso e fácil de fazer.
Agora, fiquei morrendo de vontade de ter essa máquina.
Bjs
Parabéns pelo blog
Carol Barros
Graça
Obrigada, Lina, não deu pra fazer ontem, mas vou fazer em breve. A sua receita realmente é diferente de todas que eu já vi. A colher de sopa de eau de vie deve fazer toda a diferença. Merci e um abraço
Aurea Costa
Lina,
Grata pela receita. Vou arquivar como “crepe da Lina”
Bjs
conexaoparis
Ane
O link foi a Claudia que colocou, no comentário acima.
conexaoparis
RECEITA DO CREPE
250 gr. de farinha
1/4 litro de leite
1/4 litro de água
1 pitada de sal
1 colher sopa de óleo
1 colher sopa de aguardente (eau de vie)
Misture bem. Pronto.