A

Artista copiando quadro no Louvre. Foto Maria Laura Fernandes

Quando percorrer as salas do Louvre ou do Orsay você verá artistas instalados com suas telas e pincéis copiando quadros dos grandes mestres.

Saiba que esta prática é antiga e que grandes pintores passaram por esta fase como um aprendizado. Delacroix, Degal e Matisse copiaram, durantes horas, quadros famosos dos museus franceses.

Hoje, para poder se instalar assim, diante dos grandes pintores, a pessoa deve ter um certificado de Mestre Copista do Museu Orsay ou do Museu do Louvre e se submeter à uma legislação severa. A dimensão da cópia não pode ser a mesma do original, ela deve ser menor ou maior. O copista, no final, assina a cópia e coloca a mensão: d’après l’oeuvre de… (à partir da obra de…)

Além disto, a tela deve ter o carimbo do museu com a assinatura de um responsável. Os copistas respeitam um horário específico e devem comprar telas, pincéis e tintas. O museu fornece os cavaletes e os banquinhos.

Se um dia você quiser comprar uma cópia, melhor escolher a rede dos copistas oficiais. Senão você corre o risco de pendurar na sua parede uma cópia de baixa qualidade.

Obra

Obra de Étienne Azambre

O quadro acima de Étienne Azambre, pintor francês do final do século XIX, ilustra esta prática antiga com seu quadro Au Louvre.

Ingressos e visita guiada

Para evitar filas compre com antecedência seu ingresso para o Museu do Louvre (clique aqui) ou para o Orsay (clique aqui).

Se você quiser fazer uma visita guiada ao Louvre ou ao Orsay com a guia-conferencista brasileira Zilda Figueiredo clique aquiaqui para mais informações.

Leia também:


orsayNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris