Por Carlos Junqueira
Tudo aconteceu, é claro, porque não olhamos com atenção as instruções na parte de fora do banheiro público, se não me engano apenas em francês.
Mas depois reparamos que muitos turistas se confundem, por isso acho útil contar nossa experiência.
Estávamos caminhando na região do Trocadéro, quando minha esposa precisou ir ao banheiro. Quando isto ocorria parávamos em um café, tomávamos uma taça de vinho e utilizávamos o banheiro do estabelecimento. Mas nos deparamos com um banheiro público, que são muitos em Paris.
Para quem não sabe, são banheiros individuais grandes e totalmente automáticos.
Quando chegamos o banheiro estava ocupado. A única coisa que reparamos era que o mesmo era unissex. Minha esposa entrou imediatamente após a saída de um senhor.
A porta se fechou e foi aí que resolvi prestar atenção nas instruções no lado de fora. Afinal eu seria o próximo e algo me dizia que alguma mancada iria ocorrer, afinal era muita sofisticação. Vi o passo a passo escrito e desenhado na parte de fora dos banheiros e percebi que ela tinha entrado na hora errada.
Neste instante ouvi uns gritos, a porta do banheiro se abriu e vi minha esposa, com os cabelos molhados, desesperada levantando suas calças!
Rimos muito da situação.
Foi então que ela me contou o que ocorreu no banheiro. Ela se preparou para utilizar o vaso sanitário quando ouviu uma gravação, em francês. Obviamente ela não entendeu nada. Em seguida, ela ouviu um barulho no vaso sanitário e pensou “que chique, vão trocar a tampa, primeiro mundo é outra coisa”. Só que de repente o vaso sanitário foi recolhido na parede e lavado. Ao mesmo tempo, saiu do teto um vapor de água para higienizar todo o ambiente e consequentemente a molhou também.
Sem entender muita coisa, ela só teve tempo de reparar que não estava totalmente composta quando a porta se abriu.
Por sorte não tinha ninguém na fila, mas tive a nítida impressão que alguns franceses, sentados em uma brasserie perto, se divertiram muito com a situação.
Moral da história, os banheiros públicos em Paris são excelentes, extremamente limpos, porém tome cuidado para não entrar na hora errada!
Complemento do Conexão Paris: como usar os toilettes públicos:
. as instruções de uso são em várias línguas, em braille e sonoras. A porta desliza para abrir. Não tenha medo de ficar bloqueado. No interior, existe uma saída alternativa manual.
. se o banheiro estiver ocupado, após a saída do usuário espere que a limpeza seja feita. Tudo será lavado e desinfetado após cada utilização.
. dentro do toilette existe um porta casaco, espelho, lixo, lavabo, wc, distribuidor de sabonete, seca-mãos, distribuidor de papel higiênico.
Clique aqui para ver o mapa dos toilettes de Paris.
Fotos: Mairie de Paris.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
57 Comentários
Má
Nossa que situação passou a esposa do Carlos…
A primeira vez que utilizei um banheiro público em Paris foi na Avenida de Sufrem, próximo a Torre Eiffel. Confesso que também fiquei com dúvidas. A minha sorte que antes de eu entrar (porque estava ocupado), saiu uma Senhora francesa que me avisou para esperar… Depois eu entendi que o banheiro fazia uma limpeza automática a cada vez que era utilizado. Já lá dentro também tive medo que a porta de abrisse, mas graças a Deus, nada aconteceu. Deu tudo certo. :))
Ester Gomes
Utilizei esse banheiro também e a gafe foi foi quando entrei no banheiro com minha filha e a porta não fechou e ouvimos uma gravação em francês é claro, avisando que deve entrar uma pessoa por vez, mas tive medo de utiliza-lo pq não confiei no travamento da porta, kkkkk, não queria ser pega arriando as calças. Mas o banheiro é ótimo e muito limpo.
Regina cheia pontoglio
Ainda não tive a oportunidade de conhecer Paris, mas está nos meus planos. Adorei a dica . Abraços
Lúcia Souza
Bom saber para uma próxima visita.
Eu utilizava o banheiro dos museus e restaurantes.
Agua na rua mesmo, amava quando encontrava uma fonte na calçada
Rita
Usei um destes perto da Sorbonne e adoreiiiiii! Muito bom. Tinha que ser em Paris mesmo!
Monika
Alguém sabe dizer os banheiros tem trocador de fraldas? Vou à Paris em julho com meu filho de 02 anos seria definitivamente útil!
Rodrigo Lavalle
Monika, não têm.
Abraços.
Tania Meingast
Morri de rir!!! Esses banheiros são ótimos, usei várias vezes qdo estive em Paris no início do ano. O único senão é que pode demorar um pouquinho, já que ele é higienizado cada vez que sai uma pessoa; mas é um defeito que se transforma em qualidade.
Eme Oliver
Não sabia desses banheiros. Minha filha conheceu Paris em março último e uma das coisas ruins que contou ao chegar foi o cheiro de urina nas ruas e estranhou um “primeiro mundo” com essa característica. Mesmo com esses banheiros o povo continua a “bem” odorizar as ruas.
Descobrimos na Champs Elisée,, 26, o chique banheiro público, pago, dentro da galeria, que vale a pena ser usado. É extremamente limpo e bonito, bem decorado, com atendimento vip. Vi que já escreveram sobre ele.
wilma
Kkkkkk! Amei! Nunca usei
, sempre usamos os de restaurante ou bistrô, mas foi de uma utilidade!!! Da próxima vez já vou saber utilizar! RI muito!
Juliana Mesquita
Amei esse post!!! Em julho vamos com crianças e saber que temos a disposição banheiros tão limpos, me deixou um pouco mais aliviada!