Desde 1800 Debauve & Gallais possui uma especialidade: chocolate preto de luxo. Entre seus clientes, os reis da França, Balzac, Proust…
Hoje eles estão em Dubai, na Russia, em Beijing, em New York e possuem duas lojas em Paris.
A da rue des Saint Pères, tombada pelo patrimônio histórico, possui projeto de Percier et de Fontaine, arquitetos escolhidos por Napoleão para Malmaison, a residência de Joséphine.
Imaginem que passo diante deste endereço e o do 2ème arrondissement desde 1983 sem dar a atenção que eles merecem. Um pequeno comentário de leitora do blog me deixou curiosa. Indaguei, li vários artigos e na mesma ocasião uma amiga brasileira, confirmando o resultado da minha pesquisa, me contou que, quando passa por Paris, ela concretiza o pedido do filho: ganhar chocolates Debauve & Gallais de cada uma das suas estadias por aqui.
Cheguei à conclusão que me deixei ofuscar pelo eficaz marketing dos jovens chocolateiros parisienses, pelas suas lojas design e sites atraentes e nunca prestei atenção nesta marca discreta.
Fui conferir a elegância histórica da loja da rue Saints Pères.
E comprei um carré, nada de exageros por causa da balança, e pronto! Agora faço parte dos clientes deste tradicional nome do savoir faire francês.
Debauve & Gallais, 30 Rue des Saints-Pères 75007 e 33 Rue Vivienne 75002 – Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
15 Comentários
jorge fortunato
Lina, hoje estou vendo todas as fotos, por sinal ótimas!
Nilza Freire
Lina, muito bom saber que, além de terem história, esses chocolates são saborosos… Nunca tive a curiosidade de provar tendo em vista a enorme variedade de chocolatiers à disposição em Paris… Estarei próximo à loja da Rue Vivienne e certamente vou conferir!
Letícia (blog All We Need is Food)
Também não conheço essa chocolateria, mas vou ser “obrigada” a ir qualquer dia desses. Obrigada pela dica!
Livia
Pensar que estive ali pertinho ano passado no Relais… ai que saudade que não acaba desse lugar
Marcia Lube
Realmente.
Em alguns posts as fotos não estão aparecendo : como neste e também no post do Hotel Émile.
Reparei também que o site não abria durante um período nesta madrugada.
Lina
Marcia Lube
Agora todas as fotos estão aparecendo. Mas se você topar com posts sem fotos, me avise por favor.
Valéria
Lina, descobri seu site fuçando na net e vou à Paris em setembro por 15 dias, li inteirinho desde o começo. Estou com um probleminha para visualizar as fotos, tanto pelo meu note qto de outros notes, do meu marido e de amigos. O que será que pode estar acontecendo?
Muito obrigada e um gde abraço
Lina
Valéria
Os programadores fizeram ajustes nestas últimas horas. Mas acho que agora está tudo ok.
Suely
Eu também não consegui ver as fotos, que pena…
jorge fortunato
Ótimo post, sobretudo para os amantes do chocolate. Pena que não consegui – não sei o porquê – abrir as fotos.
Lina
Jorge
Gente, para mim, hoje tudo bem. Vejo as fotos. E vocês?
Cristiane Pereira
Amei o post, Lina! E eu a-m-o Debauve & Gallais, que conheci totalmente por acaso, quando fui a Paris pela primeira vez, em 2001. No último dos meus quatro dias na cidade, enquanto meus amigos foram visitar Versalhes, eu escolhi ficar em Paris e flanar pelas ruas… e fui pra Saint Germain, para onde fui andando e subindo a rue des Saint-Péres. Chocólatra que sou, quando me deparei com aquela vitrine linda, tive que entrar! Me encantei pela aparência dos chocolates (e depois o sabor, claro), pela loja linda, chique e de ares clássico e tradicional e pelo jeito sóbrio e educado das vendedoras. É minha visita obrigatória em todas as temporadas.
Nick
Oi Lina, interessante essa sua reflexão sobre como somos fisgados, pelas estratégias de marketing inteligentes, e portanto eficazes…rsrs…Eu também sou fã de um desses, leia-se Pierre Hermé. Mas nada como uma discreta e sólida tradição, já anotei a dica.
Lina
Nick
Pois é! Anos para descobrir este endereço charmoso.