Diante dos últimos eventos, Dodô – marido da Beth – (tenta) explicar o comportamento dos franceses. Em recente debate na TV, inúmeras personalidades parisienses tentavam o mesmo exercício. As contradições levantadas por Dodô foram as mesmas deste debate. Bravo Dodô.
Texto de Dodô.
. De Asterix a Sarkozy, os franceses passaram por tantas coisas que parecem estar para sempre vacinados contra o sentimento da estranheza. Um soberano que atendia pelo codinome de Rei Sol decidiu que o Estado era ele? C’est normal.
. Poucos anos depois de terem decapitado um casal real e quase toda a nobreza, em nome da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os cidadãos, enfim livres, coroam imperador um general autoritário, que cria uma nova corte a partir da própria família e de companheiros de caserna? C’est normal.
. O filósofo Descartes, esquarteja a realidade para tentar entendê-la e remonta-la como um quebra-cabeças de cimento-armado (embora eu nunca tenha conseguido entender o porco a partir da feijoada) ? C’est normal.
. Pelo direito de transar nos dormitórios da universidade, os estudantes dão início a um movimento contra os valores de Papai De Gaulle, e que veio a se transformar na primeira rebelião edipiana da história? C’est normal.
. Lançar a candidatura à Presidência da República de uma senhora xenófoba (apesar do tórrido romance em Búzios com um afro-descendente, que jogava basquete pelo flamengo, no tempo em que ela ainda fazia o papel de Brigitte Bardot)?. C’est normal.
. Manisfestar-se ruidosamene nas largas avenidas que Haussmann projetou com o propósito de facilitar o controle de manifestações ruidosas? C’est normal.
.Viver em estado de permanente impaciência numa cidade que convida ao ócio descontraído? C’est normal.
. Tentar compreender os franceses? C’est bizarre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
67 Comentários
Beth
Mirella
Obrigada!
Dodô é muito bom de conversa, eu que me cuide!
Risos e bjs.
Beth
Helena
Bom encontrar vc por aqui!
Dodô, quando garoto jogava futebol de praia no Leblon. Ele atuava como “meia-falador”, risos. Hoje, ele fala e escreve sobre tudo, até futebol…
Bjs.
Helena Bauerlein
Cristiane,
Olá !
Vc quer endereços em Paris ?
pelo que entendi vc acabou de volta de lá. [E isso mesmo ?
Sendo assim , acho que vc quer endereços no Brasil ?
Aqui em São Paulo vc encontra quase todos produtos franceses na Puratos, que tem vários pontos de revenda. Eu costumo comprar na Central do sabor. As essêcias da Pastis France são excelentes, assim como o Marzipã. frutas secas, além de todas as barracas do Mercadão ( Casa Flora, Irmãos borges, etc), eu me abasteço no Comercial Louro.
Chcolates, gosto e uso o Barry Cllebaut e o Valrhona.
Em Paris, um ótimo endereço é o G. Detou,
Epero ter lhe ajudado.
Um abarço.
Mirella Cozzi
Beth e Dodô: feitos um para o outro. Casal fantástico ! Parabéns pelo excelente texto.
Cristiane
Helena Bauerlein
Olá, tudo bom? Você podia me dar alguma dica de lojas q vendam boas essências, chocolates, frutas secas ,… enfim artigos p/ docinhos?
Estive em Paris agora e cheguei dia 12/10, mas só consegui achar uma loja q, inclusive, foi dica da Lina. Obrigada, Lina!
E a propósito como se chama esse tipo de loja, q vende esses artigos p/ doces e chocolates?
Obrigada, Cristiane.
Adorei o texto do Dodô, ele revelou a alma francesa. Parabéns!
Helena Bauerlein
O texto do Dodô ser sempre uma delícia de leitura ? C’est normal … !
Muito bom ter tempo, de novo, de ler meu CP e dar de cara com essa gostosura de crônica.
Eu não vi o debate na TV francesa, mas acho que Dodô fez melhor.
Meus amigos, viajo na 4a , dia 27 para o Salon du Chocolat.
Se mais alguém for, bato ponto no Stand do Brasil, onde o bom baiano Diego Badaró expõe seus maravilhosos chocolates orgânicos.
Montenegro e Eymard,
A música que Bethania tão bem canta, é de Caetano. Dodô foi um jogador do Bahia, elegante e fina estampa, com um par de pernas … .
Gostei da comparação ( das pernas do escritor eu não sei, falo da elegância de escrita).
Bjks.
Celinha Miranda Mattos
Dodo!!!
Bravo mesmo!!!
Daniela
AMei esse site, tô em Paris em abril se Deus quiser!
Paris Je taime…
ivane
Q noticia boa!!!!!!!! ficamos aguardando.
Fabiola
Td bem?Chego em paris dia 2 de novembro e meu marido gostaria muito de conhecer a zona rural da frança.Qual região próxima a Paris vc indicaria .Existe algum roteiro ou seria mais fácil alugar um carro.Obrigado.
conexaoparis
Fabiola
Se você for a Versailles já estará na campo. Leia a categoria relacionada com o castelo. Explico como ir.
Pode também alugar um carro e visitar a catedral de Chartres.
Leia a categoria passeios em torno de Paris.