Diante dos últimos eventos, Dodô – marido da Beth – (tenta) explicar o comportamento dos franceses. Em recente debate na TV, inúmeras personalidades parisienses tentavam o mesmo exercício. As contradições levantadas por Dodô foram as mesmas deste debate. Bravo Dodô.
Texto de Dodô.
. De Asterix a Sarkozy, os franceses passaram por tantas coisas que parecem estar para sempre vacinados contra o sentimento da estranheza. Um soberano que atendia pelo codinome de Rei Sol decidiu que o Estado era ele? C’est normal.
. Poucos anos depois de terem decapitado um casal real e quase toda a nobreza, em nome da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os cidadãos, enfim livres, coroam imperador um general autoritário, que cria uma nova corte a partir da própria família e de companheiros de caserna? C’est normal.
. O filósofo Descartes, esquarteja a realidade para tentar entendê-la e remonta-la como um quebra-cabeças de cimento-armado (embora eu nunca tenha conseguido entender o porco a partir da feijoada) ? C’est normal.
. Pelo direito de transar nos dormitórios da universidade, os estudantes dão início a um movimento contra os valores de Papai De Gaulle, e que veio a se transformar na primeira rebelião edipiana da história? C’est normal.
. Lançar a candidatura à Presidência da República de uma senhora xenófoba (apesar do tórrido romance em Búzios com um afro-descendente, que jogava basquete pelo flamengo, no tempo em que ela ainda fazia o papel de Brigitte Bardot)?. C’est normal.
. Manisfestar-se ruidosamene nas largas avenidas que Haussmann projetou com o propósito de facilitar o controle de manifestações ruidosas? C’est normal.
.Viver em estado de permanente impaciência numa cidade que convida ao ócio descontraído? C’est normal.
. Tentar compreender os franceses? C’est bizarre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
67 Comentários
ivane fretta moreira
Oi…..estive em Paris por uma semana e levei teu guia 1 tds acharam o máximo e eu tbem….qdo chegará o 2? Sucesso…
conexaoparis
Ivane
O guia Conexão Paris 2 já está pronto. Estou esperando Alexandre (programador) adequar a ferramenta de venda.
Madá
Dodô,
Supér! Genial!
Muito bom esse passeio histórico.
Quero o ócio descontraído !!!
Quero mais textos Dodô/Lina !
Bravô !!!
Tatyana Mabel
Adorei! Bem humorada visão dos franceses!
Abraços.
Carol
Ótimo texto!
Para Lina e os demais que estão em Paris: chego aí no dia 08/11 com parte da minha família e gostaria de saber qual a expectativa de normalização com a aprovação da reforma ontem? Estamos todos aqui preocupados, mais ainda aqueles que ainda não conhecem a cidade, pois fica aquela sensação de frustração com as notícias que a TV tem mostrado aqui, como mencionou a Luiza.
Podemos viajar tranquilos?
Obrigada a todos!
Abs
luiza
Nossa televião brasileira mostra uma situação temerosa e fora de controle,acho que estão aumentando as coisas por aqui! Aquele tal sensasionalismo da rede global em ação.
eymard
Montenegro: sensacional!!!! Q bela lembrança. Voltou inspirado.
LuciaC
Adorei, Dodô!
Por sintomas apresentados atrávés dos tempos você fundamenta a “normose” francesa.
Delícia de texto, prá variar…
Montenegro
Amigos, que saudade!
Estou em imperdoável débito, mas hei de quitá-lo em breve!
Quanto a este brilhante post, parafraseio Maria Bethania…
“Quem não amou a elegância sutil de Dodô?”
Kika Mello
Sueli OVB
bizarre… extrèmement bizarre…pas normal: eu escrevendo, falando do bom que foi o reaparecimento de Sonia S, e nem te disse que senti muito sua falta também. Desculpe-me, acabei sendo maleducada. Espero que sua viagem tenha sido fantástica , e que vc ainda esteja envolta na leveza e na alegria dos viajantes, mesmo que tenha chegado há vários dias!
Um beijo
Marcello Brito
Dodo,
Parabens pelo texto! como sempre no tempo preciso e cortante e em poucos paragrafos toda a frança!