Bela Adormecida do American Ballet Theatre
Está na hora de reservar o balé A Bela Adormecida que será apresentado em Paris, na Opera Bastille, de 2 até 10 de setembro de 2016.
A Opera de Paris propõe descobrir ou redescobrir La Belle au Bois Dormant interpretado pelos dançarinos do American Ballet Theatre.
Para nos apresentar este balé mítico do repertório clássico, o coreógrafo Ratmansky reabilitou, de maneira idêntica, o balé apresentado em São Petesburgo em 1890.
La Belle au Bois Dormant do American Ballet Theatre
Para comprar as entradas deste balé clique aqui.
A Bela Adormecida – em francês La Belle au Bois Dormant – é um conto popular que possui várias versões e entre as mais conhecidas a do francês Charles Perrault, publicada em 1697 e a dos irmãos Grimm, publicada em 1812.
“No dia do batizado da princesa, o rei e a rainha organizaram uma festa maravilhosa e convidaram a família, amigos e sete fadas madrinhas. Cada uma delas ofereceu um dom à princesa: beleza, inteligência… De repente uma velha fada, que não tinha sido convidada, se apresenta e lança o voto mortal: a princesa picará seu dedo com um fuso e morrerá aos 15 anos. Felizmente uma das jovens fadas, que não tinha se apresentado ainda, atenua a maledição: em vez de morrer, ela dormirá profundamente e será acordada pelo filho do rei 100 anos mais tarde.”
Em 1890, este conto inspirou à Piotr Ilitch Tchaïkoviski o balé La Belle au Bois Dormant, cuja coreografia foi de Marius Petipa. Esta é a obra será reabilitada pelo American Ballet Theatre e apresentada na Opera Bastille.
A música que Tchaïkoviski criou para a Bela Adormecida foi fonte de inspiração para a música do filme da Walt Disney Pictures, criado 70 anos mais tarde.
Para completar o assunto, não sei se você sabe que o castelo da Bela Adormecida se encontra no Vale do Loire. Charles Perrault, quando escreveu seu conto infantil, se inspirou no Château d’Ussé.
Château d’Ussé. Mária Nemes no Flickr
A construção do Château de Ussé data do ano 1000, quando ele era um simples forte. Ao longo dos séculos ele se transformou em um belo castelo renascentista.
Ussé é um castelo privado, propriedade do duque de Blacas. Mas ele esta aberto ao público à partir de meados de fevereiro até meados de novembro, o dia todo, todos os dias da semana.
O proprietário criou um cenário com bonecos de cera contando a história da Bela Adormecida. As crianças adoram!
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
3 Comentários
elizabeth
Vou a Paris em Maio e gostaria de levar minha filha ao ballet. Alguma chance de ter algum espetaculo interessante? Ela tem 10 anos e é bailarina. Vi que tera um espetaculo de Merce cunningham / william forsythe. É uma produção interessante? Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Elizabeth, só o fato de assistir a um balé na Opéra Garnier já é interessante. Além da produção que você citou, há também a produção “robbins / balanchine / cherkaoui, jalet”. Nenhuma das duas são clássicas – no sentido a que estamos acostumados – com relação a cenários e figurinos mas ambas valem a pena.
Patrícia
Olá!
Eu compreis ingressos para assistir esta apresentação mas precisei mudar a data da minha viagem.
Se alguém tiver interesse por esses ingressos me avise.
Um abraço!