Duas esculturas de Michelangelo denominadas Les Esclaves (os Escravos) fazem parte da lista das principais obras do museu do Louvre.
Um dos escravos se chama Le Captif – o Cativo – uma obra inacabada, simbolizando um homem que se debate em uma contorção brutal.
O outro foi denominado Esclave Mourant – Escravo Morrendo – e simboliza um homem jovem e belo, entregue a um sono talvez eterno.
Estas duas esculturas chamam atenção pela contradição dos sentimentos que elas exprimem: de um lado a rebelião, e de outro, a aceitação, a entrega.
O escravo Mourant foi objeto de vários debates. Estaria ele morrendo lentamente, se abandonando ao sono eterno ou, ao contrário, este jovem imberbe estaria em um êxtase sensual profundo? O braço esquerdo serve de apoio para a cabeça ligeiramente inclinada, a mão direita acaricia o corpo desnudado e o rosto exprime um prazer intenso?
Diante desta obra de um dos maiores artistas de todos os tempos, ficamos indagativos e mergulhados em um prazer estético intenso.
Leiam o primeiro artigo que escrevi sobre as principais obras do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
34 Comentários
Letinha
Lina. Minha dúvida postada anteriormente já foi respondida na leitura que fiz do seu primeiro artigo sobre o Louvre. Parabéns pelo site.
Letinha
Por gentileza, para quem deseja passar um dia inteiro visitanto o Louvre, há restaurantes dentro do museu ou terei que sair para o almoço e retornar? Neste caso terei que pagar novamente para entrar no museu? Aproveito a oportunidade para parabenizá-la pelo excelente site. As informações aqui postadas são super úteis. Muito obrigada pela dedicação.
Bruno Araujo
Oi,
Gostaria de saber se consigo um guia que fale portugues no museo de louvre?
A idéia é passar uma manhã inteira no dia 11/11.
Quanto custa?
Obrigado !
conexaoparis
Bruno
Entre em contato com o guia que indico no blog. Ele se chama Tom.
[email protected]
Emiliana
Lina,
encontrei o site, obrigada !
só esclarecendo, pois estou confusa com tantas opções de passes de transporte. como vou ficar 10 dias e prefiro andar bastante, vc tinha sugerido o pacote de 10 tickets de metro. este pacote só serve para o metro ou atende trens,ônibus e o funicular de Montmartre também ? acho melhor um passe que sirva para todos os meios de transporte.
abraços
conexaoparis
Emiliana
Estes tickets do carnê servem para onibus e metrô. O Funicular estou em dúvida.
alessandra
ola!!!! me ajuda mais uma vez? minha sogra esta aqui e gostariamos de ir a uma papelaria onde pudessemos encontrar lindos cadernos, canetas, postais…etc…daqui de Paris.Vc poderia me ajudar ? um bjo grande e parabens pelo lindo CONEXAO PARIS :
conexaoparis
Alessadra
Gosto da papelaria que fica na rue Lafitte esquina com La Fayette. Perto das galerias.
Emiliana
Muito obrigada pelas informações Lina,
só não entendi o endereço do site para achar a estação do RER.
conexaoparis
Emiliana
coloque no google ratp. Entre neste site e lá clique em plan interactifs. Depois escolha RER.
Emiliana
Oi Lina e blogueiros de plantão,
Domingo que vem já devo estar em Paris, estou morrendo de ansiedade !
Já fiz meu roteiro com a ajuda do seu guia. mas queria saber se há um dia melhor (ou pior) para se visitar os principais museus – Louvre, D’Orsay e Pompidou, uma vez que imagino que nesta época devam ficar lotados.
A princípio estou programando ir ao Pompidou na segunda,Louvre na quarta e no D’Orsay na quinta.
Como eu e meu marido somos arquitetos pensamos em visitar obras do Le Corbusier e Niemeyer em Paris. Você tem dicas para nos dar destes passeios ? Queria ir até a Villa Savoye, como faço para ir de Paris ? Encontrei um site, mas não consegui entender o caminho.
Vamos ficar 10 dias na cidade.
bjs !
conexaoparis
Emiliana
Os dias estão bem escolhidos.
Para visitar a villa Savoye pegue o RER A em Paris e desça na estação de Poissy. Lá pegue ônibus 50 em direção a La Coudraie e desça na parada Villa Savoye.
Olhe o mapa dos RER para ver qual estação é a mais próxima do seu hotel no site
RATP em plan interactifs.
Dalva Sousa
Obrigada Lina.
Dalva Sousa
Lina,
Estou indo para Paris em julho pela primeira vez, conheci seu blog tem alguns dias gostaria da informação sobre o guia do louvre que fala portugues. Estou indo com meu marido e filho.
Já recebi meu guia e estou lendo.
Bjs e parabéns
conexaoparis
Dalva
Um dos melhores guias culturais de Paris é o TOM.
Muito culto, muitos diplomas e muito simpático.
email:[email protected]
BRUNO FONTANELLA
Lina, conheci seu blog há alguns dias, via google. Estou explorando as alternativas de estadia por 2 ou 3 meses em Paris, no ano que vem (durante um estágio de pós-doutorado que provavelmente farei). Na categoria “alugar apartamentos” de seu blog encontrei algumas possibilidades. Como sou aficcionado por artes plásticas, vim conhecer também a esta seção do blog e resolvi opinar 🙂 Um abraço!