O sucesso do Vélib – programa da prefeitura de Paris para locação de bicicletas – teve por consequência o Autolib.
Dentro em breve, parisienses e turistas terão carros em libre service dia e noite.
No início, o programa contará com 3.000 carros e 1.000 pontos de locação. O cliente terá a possibilidade de pegar o carro em um ponto e devolver em outro.
Autolib será disponível a partir de abril 2011. O sistema será simples e funcionará com inscrições anuais, semanais ou diárias. O valor da inscrição diária será de 10 euros e a primeira meia hora custará 7 euros, a segunda 6 euros e as seguintes 8 euros.
Os carros serão elétricos, equipados com computador de bordo, rádio e GPS.
Eles são fabricados em Turin pelo grupo Bolloré.
As estações para a locação serão simples e espalhadas por Paris.
Para o parisiense este programa é excelente. Como circulamos de ônibus ou metro, utilizamos carro de maneira pontual, à noite, nos fins de semana, uma compra.
Imagino que o sucesso será o mesmo para os turistas. A facilidade de pegar um carro em uma estação perto do hotel para um passeio de algumas horas, ou para compras em outlets fora de Paris ou mesmo para traslados, poderá ser a variável que explicará o êxito do programa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
33 Comentários
eduardo
beth..durante o dia prefiro ainda minhas caminhadas…amo caminhar por paris..estou tentando localizar nome e endereço de um rapaz que estava sempre anunciando apartamentos para alugar por aqui…alguem pode me ajudar??
Denise
Oi Lina,
Vou a Paris no início de janeiro, desde que comprei a passagem e encontrei esse site, estou viajando todos os dias em suas dicas, parece que a conheço a anos!!
Pois bem, é minha primeira viagem internacional sozinha e gostaria de saber se é fácil usar o metrô, se é seguro, ficarei na 12.
Ah! comprei um guia seu via Sedex, quanto tempo leva para chegar aqui no Brasil
Bjs
conexaoparis
Denise
Os guias estão no Brasil e chegam com sedex em 48 horas.
O metro é muito fácil. Entre no site ratp e comece a estudar o mapa.
Você pode imprimí-lo. Estude também o dos ônibus. Melhor pegar ônibus, vai vendo a cidade.
Marcela
Em San Francisco na Califórnia e na Suécia essa forma de aluguel de carros já é uma realidade há alguns anos e o sucesso é total !!!
Beth
Eduardo
Dirigir em Paris durante a noite é uma delícia!
Em compensação, durante o dia é um problemão…
eduardo
..que otimo..imagina dirigir por paris a noite..
Chris
Daniel,
Eu ja aluguei um carro em Aix-en-Provance pra ir até Cassis e devolver em Marselia, com minha carteira de motorista brasileira.. Então acredito que não seja problema.
Beth
Beleza de solução.
E ainda resolve o problema do estacionamento. Não tem onde parar, entrega o carro!
eidia
Sucesso absoluto isso…os franceses, como sempre, sempre a frente em muita coisa. Muita mesmo. Me lembro do velho Minitel, precursor da internet.Vai ser tao legal quanto as bikes.
Daniel Monteiro
Aproveitando a dica, estou indo para Paris em janeiro, e estou querendo alugar um carro na avis, e liguei para eles aqui no Brasil para realizar a locação. A atendente me informou que é obrigatório ter a carteira internacional de habilitação … eu já ouvi que precisa, outros dizem que não … Lina saberias me responder ? obrigado e o seu blog é viciante …
Bjs
conexaoparis
Daniel
Esta é uma velha discussão. Certas locadoras aconselham a carteira internacional. Outras não.
Mas não é obrigatório.
Maria das Graças
Lina, embora nunca tenha usado o Velib admiro muito o programa. Não tenho prática e andar no meio dos carros me apavora. Mas parava para ver os parisienses andando sem o menor temor pelas ruas. Com o Autolib será ótimo e vou experimentar na próxima viagem para fazer esses percursos que voce citou. Maravilha!