A pirâmide do Louvre é um projeto do arquiteto sino-americano I. M. Pei. Inaugurada em 1988, está situada na praça central do museu, a Cour Napoléon, e funciona como entrada principal.
A Pirâmide do Louvre, entrada principal do museu. Foto de Armando Reques no Flickr
A construção deste edifício provocou um grande debate. O argumento da turma do contra era que esta forma futurista, com um estilo internacional, estava fora do contexto clássico do museu. A turma a favor considerava que o choque entre o contemporâneo e o clássico era interessante.
A contraste entre o velho e o novo. Foto de Gabriel Villena no Flickr
Nós dizemos sim a pirâmide, na realidade são cinco pirâmides. A grande central, três menores nas laterais e nas costas da central e a quinta, a chamada pirâmide invertida, que se encontra no interior do Carrousel du Louvre.
Duas das cinco pirâmides de vidro do Louvre.
Foto de Julio Fraire no Flickr
A grande pirâmide é uma estrutura de vidro e metal, medindo 20,6 m de altura sobre uma base quadrada de 35 metros de lado. Ela possui 603 losangos e 70 triângulos de vidro. Um mito diz que o número de placas de vidro da pirâmide é exatamente 666, número associado a satã. Este mito reapareceu quando Dan Brown confirmou esta informação no Da Vinci Code. Na realidade a pirâmide possui 673 placas, de acordo com informações oficiais do museu.
Eu fui durante oito anos aluna da escola de história da arte do museu. Durante todos estes anos eu a admirei como se estivesse vendo-a pela primeira vez. Uma construção perfeita. Maravilhosa do exterior ou do interior.
Um detalhe divertido, limpar os paineis de vidro é uma história complicada. São alpinistas que se encarregam desta tarefa altamente escorregadia.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Leia também:
- Seis obras que você não pode deixar de ver em sua primeira visita ao Louvre
- Como entrar no Louvre sem filas
- Visita guiada ao Museu do Louvre
- O Museu do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial
- O restauro da Vitória de Samotrácia
- O departamento das artes do Islã no Louvre
- Paris Musem Pass, que dá acesso a mais de 60 monumentos e museus em Paris
Conheça também nosso guia O Essencial do Museu do Louvre. Escrito pela arte-educadora Patricia Camargo e ideal para quem pretende visitar o Louvre pela primeira vez, este pequeno guia apresenta as principais obras do Louvre e explica a importância de cada uma delas. À venda no site hotMart.
Conheça os apartamentos para alugar perto do Louvre da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
57 Comentários
Patricia Cavalcanti
Ola Lina
Que maravilha para mim descobrir seu BLOG! Estou adorando e visito todos os dias…ainda mais que planejo minha viagem para Paris em 2011…nos meus 50 aninhos. Mas enquanto sonho, tento aprender um pouco dessa cidade linda e rica…Sucesso para vc sempre! Obrigada .
Bises
Patty
angela gurgel valente
desculpe entrar em outro assunto , mas também é arte, eu fiquei maravilhada com o Centro Georges Pompidou…
que estava na minha lista de visitas e na hora eu estava procurando a igreja de sto. eustache para ver a cabeça esculpida ,quando de repente ,me vejo nos fundos do Centro.. É demais, eu invejo os franceses que dão tanto valor a cultura e sabem fazê-lae aproveitá-la. Por isso cada vez mais tenho prazer de entrar todo em seu blog e viajar com sua histórias e dicas.. muito obrigado . beijos anginha
TALITA
Olá Lina,
Que maravilha morar em Paris deve ser. Não é pra mim, porém. Apesar disso, eu e meu marido ainda iremos conhecer e, conhecendo seu site, seguirei suas dicas pra planejar nosso primeiro roteiro. Ainda é cedo pra pensar na viagem. Temos uma filha de 1 ano e 2 meses e queremos levá-la. Quando seus horários se equalizarem com os nossos, vai ficar mais fácil. Meu comentário veio neste post porque essas fotos estão sensacionais, desde a leitura de “O CÓDIGO DA VINCI” sempre procuro fotos das pirâmides do Louvre, pois achei-as instigantes, misteriosos. Me impressionam muito.
Um abraço e uma boa Paris pra você.
Adriana Pessoa
Lina, você é o sucesso!
Fez doutorado e mora em Paris, estudou no Louvre…tem um blog maravilhoso!
Parabéns pelas suas conquistas!
conexaoparis
Vivian
Fiz doutorado em sociologia do trabalho.
conexaoparis
Karla
A fila da pirâmide é para controle anti terrorista. Não é para comprar ingresso. A do ingresso está dentro da pirâmide.
As vezes entrar pela rue de Rivoli, no Carrousel du Louvre, é mais rápido. A fila anti terrorismo é menor.
conexaoparis
Juliana
Não saberia te informar sobre trabalho no museu do Louvre. Mas entre no site do museu, ele é bem feito, talvez você encontre as informações que busca.
Vívian Campanelli
Lina…. sugiro um post contando a sua experiência… todos ficarão maravilhados!!!!!!!!!!!!!! Eu não paro de imaginar o que deve ser essa vida de entrar e sair do Louvre à vontade, ter aulas diante das obras…
Claudinese
Amei a pirâmide assim que a vi. Cheguei ao Louvre pela estação de metrô e de repente estava de frente para a pirâmide invertida, dentro do Carroussel. Era um dia de sol, quando saí havia muitas pessoas na praça, algumas na fila, outras sentadas, admirando, conversando. O Louvre foi uma experiência surpreendente. Fiquei emocionadíssima, apesar de meu contato com História da Arte ter sido apneas nas aulas de história do colégio. Se visitar o Louvre é uma experiência única, imagine viver 8 anos por lá estudando História da Arte. Parabéns, Lina! Deve ter feito muito bem à alma! Bjs!!
KARLA
NOssa, fiquei extasiada aqui olhando a pirãmide e lendo sobre ser aluna no Louvre….meu sonho! Estudar arte no Louvre deve ser algo indescritível!!! Como é o processo de seleção para esses cursos? O que é preciso fazer? Há algum site com essas informações? Eu faço graduação de História aqui no RJ e sou louca por arte! Seria um sonho estudar no Louvre!
beijo gde
p.s. Vc saberia me dizer por qual entrada do Louvre entram os portadores do Paris Museum Pass para não ter q enfrentar aquela fila da pirâmide?