Por Evandro Barreto, autor do livro Na Mesa Cabe o Mundo, lançado pela Editora Conexão Paris.
Metade de Paris – a margem esquerda do rio – eu já conhecia por conta própria, cada vez melhor, com mais sabedoria e prazer a cada retorno. Na margem direita eu surfava um pouco, pelos locais relevantes, mas sem grande intimidade com transversais, galerias, lojas de griffe e restaurantes de charme comportado. Essa era o domínio incontestável de La Blonde, que só vim a encontrar quando a vida nos fez prontos, numa esquina mágica, não do sexto ou do oitavo arrondissement, mas sob o sol do Leblon.
Ela, Wagner, eu, Vivaldi; ela, Van Eyck, eu, Hyeronimus Bosch; ela, “O grande Gatsby”, eu, “O velho e o mar”; ela escargots, eu, moules à provençal; ela, champagne, eu, calvados; ela, Descartes, eu, Pascal; ela, leão, eu, caranguejo. No primeiro momento, conectados por amigos em comum, não nos sabíamos ainda senhores dos recortes de um quebra-cabeça com apenas duas peças, que o tempo nos levaria a encaixar, ao longo de um percurso sinuoso pelos botecos cariocas e as areias cearenses, as neves escandinavas e as araucárias de um Brasil com sotaque europeu. Cada um sentindo, com excitação e irritação, os cotovelos do outro-outra abrindo espaço na sua vida. Abrindo a vida.
Como manter inquebrantável a cumplicidade estabelecida em torno de bar, Bach e Barthes? Como não temer quem nos traz rosas brancas, que protegem os cancerianos, e aponta em nosso mapa astral horizontes e abismos, o necessário desconforto das mudanças para o merecimento do novo? Como conciliar Pascal e Descartes?
Paris tem muitas pontes. Foi tudo o que precisávamos para unir as duas metades, fazendo, enfim, de histórias paralelas um território partilhado.
La Blonde é pitaqueira do Conexão Paris e personagem do livro Na Mesa Cabe o Mundo, de Evandro Barreto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
19 Comentários
Mary Silva
Linda declaração de amor !!! De vida!!!
Parabéns a La Blonde e ao Dodo!!!
Tambem Por terem se encontrado e se reconhecido!!!
Regina Vasconcelos
Encantada com essa declaração de amor, essa história compartilhada de vidas, da vida. Bravo Dodô e Beth!
Cristiane Pereira
La Blonde e Dodô, encontro de almas que nos encanta e inspira. (Pode chorar?)
Lenna Ranghetti
Dodô e Beth, Wagner ou Vivaldi, Sol ou Lua, tanto faz!!! O importante é que temos o privilégio de conviver com vocês! Um abração aos dois.
Tania Baiao
Pergunta que não quer calar:
A vida não vale a pena exatamente por estes encontros? Parabéns Evandro e Beth.
evandro barreto (dodô)
Madá,
Nossa mesa é sua mesa. Beijo.
evandro barreto (dodô)
Vitor Hugo Rinter,
Sejamos felizes, todos, construindo pontes que a felicidade possa atravessar. Ou que tenhamos nós a coragem desarmada de atravessá-las. Abraços.
Ana
Hoje domingo e feriado a Lafaiete da haussman abre?
Lina
Ana,
não abre aos domingos.
Abraços.